Tabuada: Veja dicas e regras que podem auxiliar na multiplicação

tabuada-dicas-regras-auxiliar-multiplicacao

No começo do aprendizado da matemática, muitos alunos consideram decorar a tabuada um verdadeiro bicho de 7 cabeças.

Afinal, temos a tabuada de multiplicação do 1, tabuada do 5, tabuada do 6, até o 10. São muitos números para saber de cor e pode gerar bastante confusão, principalmente na infância.

O ensino da tabuada é um dos conceitos mais úteis na Matemática e que serão utilizados ao longo de toda vida do aluno.

Saber identificar os padrões e as bases da multiplicação irão ajudar bastante na tarefa de aprender a tabuada.

Confira neste artigo algumas dicas importantes que irão facilitar bastante essa etapa!

Como tornar o aprendizado da tabuada mais fácil

Antes de tudo, é importante que você tenha um tempo específico no dia para o aprendizado da tabuada, no qual você se desconecte e foque apenas nisso.

Pode ser meia horinha ou 40 minutos no dia. Se alimente e descanse bem e dedique este tempo, sem interrupções para o aprendizado.

Em seguida, verifique qual seu nível de conhecimento prévio em multiplicação, se está claro que a multiplicação é uma forma mais prática de fazer adições em maior escala.

Por fim, faça ou imprima uma tabela para ter acesso rápido aos resultados das multiplicações, principalmente na tabuada do 6 até o 10 que apresenta um nível maior de dificuldade.

Lembrando que esse recurso deve ser utilizado temporariamente, já que o objetivo é que, ao final das aulas, você saiba os resultados sozinho.

Em seguida, confira 4 dicas para potencializar o aprendizado da tabuada de multiplicação:

  1. Inicie com números menores: comece pela tabuada do 1 até o 5, estudando em paralelo algumas regrinhas básicas da multiplicação, como o fato de todo o número multiplicado por 1 ser ele mesmo e todo número multiplicado por 0 é 0.
  2. Identifique padrões: primeiramente ponha em mente que decorar não é a única forma de saber a tabuada, você pode realmente aprender. Alguns padrões podem tornar isso mais fácil, como o fato da tabuada de dois sempre ter números pares como resultado e na tabuada do 5 apenas números que finalizem com 5 ou 0.
  3. Diminua o decoreba: outro fator sobre a tabuada que você precisa saber e que irá diminuir a necessidade de decorar todos os resultados, é saber que a ordem dos fatores de um cálculo de multiplicação sempre vai dar o mesmo resultado. Por exemplo, tanto 7×3 como 3×7 (exceto 0) darão o mesmo resultado = 21, assim como todos de 1 a 5 e 5 a 10.
  4. Utilize jogos:utilize jogos e adaptações que podem facilitar o aprendizado, como jogo da memória com combinações da tabuada.

Regras básicas da multiplicação

Para aprender tabuada da multiplicação mais rápido, veja algumas regras básicas:

A multiplicação equivale a soma do mesmo número várias vezes.

Exemplo: 4 x 5 = 20 / 5 + 5 + 5 + 5 = 20

Dica extra: você também pode utilizar a soma e subtração para chegar a resultados mais rápidos. Por exemplo, se você sabe que 4 x 5 é igual a 20, para ter o resultado de 5 x 5 basta acrescentar 5 unidades. 

Todo número multiplicado por 0 é 0.

Exemplo: 8 x 0 = 0

Todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo.

Exemplo: 7 x 1 = 7

A ordem dos fatores não altera o resultado.

Exemplo: 6 x 3 = 18 e 3 x 8 = 18

Na tabuada do 5, todos os resultados terminarão em 5 ou 0.

Exemplo: 5 x 5 = 25 / 5 x 10 = 50

Viu? Ficou muito mais fácil aprender a tabuada. Não esqueça de estudar diariamente e treinar bastante!

Leia também: Fundamento do Direito

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning