O desafio de muitos estudantes universitários é desenvolver um trabalho acadêmico de qualidade. Afinal, o principal objetivo se torna mostrar aos professores que o tema escolhido tem embasamento e faz sentido através de comprovações científicas recentes.

    No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre como manter a qualidade de um trabalho acadêmico e essa logo se torna uma tarefa difícil.

    Por isso, elaboramos um guia completo para você arrasar no seu artigo e garantir uma nota excelente, seja na faculdade ou na escola — saiba mais com nossas dicas valiosas!

    Entenda o que é trabalho acadêmico e quais são os seus principais tipos

    O trabalho acadêmico é o desenvolvimento de um artigo que segue obrigatoriamente as normas da ABNT. Todo o procedimento de escrita se baseia em livros e diferentes materiais publicados para evitar que os conceitos sejam explicados sem base.

    As referências são fundamentais para garantir que as suas ideias tenham força, ao mesmo tempo que a escrita apresenta linguagem objetiva, formal e seguindo as normas cultas do português. No entanto, para fazer um trabalho eficiente, é fundamental conhecer os seguintes tipos:

    • Resumo;
    • Resenha;
    • Resenha crítica;
    • Pôster científico;
    • Relatório;
    • Memorial;
    • Dissertação de mestrado;
    • Artigo acadêmico;
    • Artigo científico;
    • Monografia;
    • Trabalho de conclusão de curso;
    • Tese de doutorado;
    • Projeto de pesquisa;
    • Fichamento;
    • Projeto integrado multidisciplinar;
    • Paper.

    Mesmo que a escolha seja de um relatório ou monografia, é fundamental conter elementos que evidenciem as informações aplicadas no conteúdo.

    É obrigatório que, em trabalhos universitários, dados científicos sejam mencionados adequadamente para proporcionar certeza e veracidade no que você explica.

    O que um trabalho acadêmico deve conter?

    O trabalho acadêmico deve conter uma estrutura bem definida e que siga exatamente os critérios da modalidade selecionada, pois esta é uma forma eficiente de prevenir erros e garantir que os dados tenham coesão.

    Desenvolver um texto acadêmico requer o uso dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais para mantê-lo bem estruturado, prevenir falhas e falta de enriquecimento. Entenda como essas características devem ser integradas no seu trabalho:

    Elementos pré-textuais

    Na parte de elementos pré-textuais, inclua informações que antecedem o seu texto. Fazem parte desta apresentação, a capa, folha de rosto, resumo e abstract, assim como o sumário que precisa estar organizado e em ordem.

    O abstract precisa ser feito em inglês instrumental e não pode ser desenvolvido com mecanismos de tradução, como o Google Tradutor.

    Todas as informações devem seguir as normas ABNT e não podem ter qualquer abreviação, portanto, faça um planejamento dos pontos fundamentais antes de redigir o conteúdo.

    Elementos textuais

    Quanto aos elementos textuais, é obrigatório conter introdução sobre o tema abordado, o desenvolvimento com informações e argumentos, além de dados científicos.

    A conclusão precisa ser encerrada com o que foi explicado acompanhado de uma visão geral de resultados da pesquisa.

    Elementos pós-textuais

    Os elementos finais são seguidos de referências para o desenvolvimento da pesquisa, esta que é fundamental e precisa fazer parte do conteúdo. É nesta parte que você menciona onde fez as pesquisas para evitar o crime de plágio.

    Dicas valiosas para fazer um trabalho acadêmico

    O trabalho acadêmico não deve conter erros ou desenvolvimento raso porque não são aceitos quaisquer materiais.

    Mesmo que seja uma pesquisa “simples”, é essencial atuar em conjunto das dicas para criar um texto completo e rico em informações relevantes.

    A melhor forma de fazer um trabalho completo é avaliar as sete dicas preparadas especialmente para auxiliar você neste processo e facilitar a sua escrita e linha de raciocínio.

    Com as orientações abaixo, você produz um material relevante e que mostre todo o seu conhecimento acerca do tema escolhido:

    1. Faça um planejamento para se organizar

    Antes de começar a escrever o seu artigo, faça um planejamento por meio de um mapa mental ou cronograma que detalhe as principais informações que você deve abordar ao longo de todo o tema.

    2. Estude muito sobre o tema

    Escolha livros da universidade, reúna pesquisas científicas para ter um embasamento maior e melhor sobre o conteúdo escolhido e, enquanto você redige o texto, faça citações ou referências para fortalecer a sua fala.

    3. Defina a estrutura do seu texto

    No momento de fazer a escrita, não trabalhe com termos gerais e nem use falas indiretas, prefira a direta. Inclua também na sua estrutura frases mais curtas e estas seguintes atribuições:

    • Problema de pesquisa;
    • Objetivo;
    • Forma de abordagem;
    • Obtenção de dados.

    Além disso, enquanto você elabora o conteúdo, lembre de acrescentar exemplos e remover qualquer parte que não demonstre relevância, o que apenas atrapalha a sua linha de raciocínio e impede que o artigo fique adequado.

    4. Siga as regras da ABNT

    O uso da ABNT é essencial para o seu texto se manter organizado e seguir o padrão universitário. Para o trabalho dar certo, é necessário empregar as seguintes regras em seu material conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

    • NBR 14724: trabalhos acadêmicos;
    • NBR 10520: citação;
    • NBR 6023: referências;
    • NBR 6024: numeração progressiva;
    • NBR 6027: sumário;
    • NBR 6028: resumos, resenhas e as recensões.

    Ao seguir estas características requeridas, você cria a estrutura correta para escrever o texto, citar os devidos escritores pesquisados e conclui com falas sucintas que realmente façam sentido.

    5. Atenção com a diagramação

    Obrigatoriamente, a diagramação também deve seguir as regras da ABNT. Portanto, use fontes Arial ou Times New Roman em tamanho 12 para escrita normal e 10 para referências ou legendas.

    Além disso, é fundamental ter organização de tópicos ou subtítulos chamativos para apresentar pontos importantes do seu tema.

    Não é necessário trabalhar com fontes coloridas ou de modelos que fujam à proposta das normas, pois é prejudicial à avaliação do seu artigo.

    6. Utilize elementos visuais

    Se você tem uma linha de raciocínio mais complexa e quer facilitar a compreensão dos leitores, inclua tabelas ou gráficos, faça listas e trabalhe também com diagramas. Use também dados atuais, confirmados por órgãos governamentais e pesquisas acadêmicas válidas.

    7. Faça uma boa revisão do trabalho

    Ao longo da escrita, acontece de você não pegar erros ortográficos, frases incompletas ou que não façam sentido.

    Por estes motivos, faça uma revisão atenta de todos os pontos do texto para encontrar possíveis problemas ou divergências em informações para melhorá-los.

    O ideal é você encerrar o seu trabalho e descansar por duas ou três horas antes de pegá-lo para revisar, pois ao fazer isso, é garantido que problemas sejam encontrados rapidamente e você os resolva.

    Qual a importância da revisão em trabalhos acadêmicos?

    Revisar o trabalho permite que você conserte qualquer erro que passe despercebido durante a escrita.

    Caso você não consiga fazer este processo, seja por falta de conhecimento das normas cultas da língua portuguesa ou dificuldade de revisar textos, há a possibilidade de contratar um serviço de revisão profissional.

    Essa é uma maneira mais eficiente de garantir maior qualidade textual. Com um excelente serviço de revisão de textos de alto padrão, é possível que um profissional em gramática, ortografia e em tradução, revise todo seu trabalho e entregue um conteúdo aprimorado e totalmente impecável!

    O ato de verificar cada parte do artigo garante que o conteúdo esteja legível e dentro dos padrões criteriosos de professores e profissionais acadêmicos.

    Qualquer falha mostra que você não corrigiu e não se importou em realizar a devida análise de informações para confirmá-las, prejudicando sua credibilidade.

    Como apresentar um trabalho acadêmico?

    Para apresentar o seu trabalho, faça a leitura das informações, entenda sobre o tema escolhido, treine com frequência dias antes da apresentação, seja direto ao explicar as informações e tenha atenção quanto à dicção.

    É fundamental você ter controle quanto ao tempo para não exceder o período proposto pelo professor da universidade.

    Explique a respeito de dados e mostre tabelas e gráficos para melhorar o seu embasamento na hora de falar sobre o assunto.

    Ao incluir as dicas no seu conteúdo, você realiza uma escrita completa, informativa, que apresenta dados relevantes e mostra aos demais que a sua pesquisa segue todas as normas acadêmicas.

    Com elas, é possível se destacar e mostrar a relevância das suas informações, baseadas em pura ciência. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira