Como ter o hábito da leitura? Aprenda truques para te ajudar!

como-ter-o-habito-da-leitura

A leitura é um hábito que nos traz experiências e uma bagagem cultural muito grande, sendo assim, saber como ter o hábito da leitura todos os dias irá te tornar uma pessoa melhor informada e com um repertório de mundo incrível.

Desse modo, nesse artigo, iremos te explicar como ter o hábito da leitura para que você consiga ler todos os dias, toda e qualquer literatura, inclusive versos da bíblia.

Ler um livro que você se identifica e que não consegue dar pausas, é maravilho e incrível, justamente por se imaginar naquela situação, ou naquele lugar específico, é possível viajar sem sair do lugar, apenas com a imaginação.

Mas com o dia-a-dia corrido, trabalho, estudo e distrações, sabemos que nem sempre é fácil cultivar o hábito desta santa leitura, não é mesmo?

Então, para que você não perca mais tempo, preparamos 7 dicas de como ter o hábito da leitura.

Como ter o hábito da leitura

como-ter-o-habito-da-leitura

Ver detalhes

Para construir esse hábito são necessárias algumas atitudes suas que iremos te explicar uma a uma para que você possa realizar periodicamente sua leitura.

  1. Escolha um lugar tranquilo

Procure um ambiente calmo onde você possa ficar sozinho e se concentrar, sem interferências externas. Caso você não encontre esse lugar, não há problema, apenas de concentre um pouco mais, coloque um fone ou algo do tipo para que consiga entender o que está lendo sem sofrer tanta interferência externa.

  1. Defina um horário que você julgue melhor para você

Escolha o mesmo horário todos os dias. Um horário que, de preferência, você sabe que vai estar despreocupado, como no almoço, antes de dormir, depois de acordar ou quando chegar mais cedo na faculdade.

O horário fixo facilita a lembrança do compromisso e com o tempo, isso será automático.

  1. Procure encontrar prazer na leitura

como-ter-o-habito-da-leitura (1)

Ver detalhes

Você pode associar a leitura com alguma atividade que goste de fazer, como ler enquanto ouve uma música relaxante, enquanto toma um chá quentinho ou enquanto faz seu filho dormir, não há regras para isso, apenas escolha o melhor momento para você.

  1. Use a imaginação

A imaginação nos leva a lugares e épocas que nunca fomos antes, quando você lê e imagina o que está lendo, você acaba entendendo mais e isso faz com que você queira continuar lendo. Desse modo, quanto mais você for lendo, mais você vai querer ler, pois você estará vivenciando aquilo.  

  1. Escolha a sua forma de ler

Não existe uma forma correta para ler, você deve encontrar a sua forma preferida de leitura, sem pressão! O ideal também, é que escolha um gênero que mais te agrada.

Para com aquela história de ler tudo que te indicam, você precisa ler o que você gosta de ler, ou ficará difícil manter a constância.

Cada gênero possui suas particularidades e seu estilo, e cada de pessoa de igual forma irá preferir um gênero em relação a outro.

Por isso, se você ainda não descobriu, tente encontrar o gênero literário que mais te agrada, pois, dessa forma certamente você irá parar de começar a ler algo e parar no meio do caminho por não ter se identificado com aquele livro.

Às vezes, não é o livro e sim o gênero!

  1. Experimente ler em grupo

Se for difícil para você ler sozinho ou conseguir ter privacidade, você pode tentar realizar a leitura em grupo.

Você pode buscar por clubes de leituras, que são grupos onde as pessoas compartilham da mesma vontade, ler!

Nesses grupos, além de expandir sua visão sobre os diversos gêneros literários, você poderá fazer leituras em grupo e compartilhar trechos do seu livro.

Funciona como uma imersão sabe?!

  1. Faça uma analise da leitura

No final da sua leitura, pense sobre a mensagem que ela lhe passou. O que você sentiu? O que ela diz para você? Bateu com o que você está vivendo? Perceba, com cada leitura, transforma a sua forma de pensar e de ver o mundo, além de suas crenças, sua vida.

O amparo que sentimos ler uma história que conseguimos nos identificar é, muitas vezes, a maior força que precisamos para cultivar este santo hábito.

Desse modo, ao seguir todas essas dicas, certamente você irá ter o hábito da leitura e edificar sua alma, seu espirito e até as pessoas ao seu redor.

 

Veja mais: O que é bom para matar barata? Saiba mais!

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning