Se você tem uma marca ou vende produtos na internet, saiba que é de grande necessidade aprender como alavancar Instagram comercial. Fazer uma divulgação correta do seu produto ou serviço. Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas para realizar essa divulgação são as redes sociais, principalmente o Instagram. Isso porque essa rede social permite o alcance de milhares de pessoas instantaneamente. Logo, é uma excelente opção para que você faça uma divulgação do seu negócio. Mas para isso, você precisa aprender como alavancar Instagram comercial.

    Isso porque o seu perfil no Instagram é a vitrine da sua loja. Sendo assim, você deve fazer com que mais pessoas possam ver aquilo que está anunciando, de modo a divulgar corretamente os seus produtos e serviços. Isso fará com que milhões de pessoas tenham acesso a eles e consequentemente aumente as chances de fechar uma venda. Portanto, as estratégias para alavancar Instagram comercial farão com que o seu negócio decole e você tenha sucesso nas vendas. E foi por isso que criamos o texto abaixo. Nele, trouxemos algumas dicas úteis para você pôr em prática e melhorar o engajamento do seu perfil. Sendo assim, continue lendo para saber mais.

    Invista em imagens profissionais 

    Tanto um vídeo quanto uma imagem a ser publicada no Instagram deve ter uma excelente qualidade, de preferência profissional. Isso porque o principal objetivo da rede social é a publicação dessas imagens. Muitas pessoas não sabem, mas um produto ou serviço bem apresentado com imagens de qualidade pode fazer com que mais pessoas se interessem por ele. Aqui, podemos fazer um paralelo entre o famoso ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Sendo assim, se você quer que as pessoas se interessem pelo seu produto, cause uma boa impressão. Você pode fazer isso tirando fotos profissionais e de qualidade.

    Crie um Instagram comercial

    Outra dica valiosa é criar um Instagram comercial. Isso porque não adianta nada ter excelentes imagens e ainda utilizar um perfil pessoal. Além de ser mais prático de usar, o Instagram comercial oferece algumas ferramentas excelentes para quem tem um negócio, como é o caso da visualização de métricas da sua página, segmentação de anúncios, exposição da página de contato, entre várias outras opções. Logo, não perca tempo e crie uma página comercial.

    Faça um apelo a curiosidade dos usuários

    Uma das melhores formas de usar o Instagram e alavancar a sua página é apelar para a curiosidade dos usuários. Para isso, você pode criar alguns posts relacionados a produtos que estão prestes a serem lançados, de modo a mostrar pequenas partes do produtos, pedaços recortados e muito mais. Tudo isso terá um grande apelo para a curiosidade dos usuários e fará com que eles interajam mais com a sua página comercial. Outra boa ferramenta para despertar a curiosidade é a utilização dos chamados “teasers”, que são prévias dos produtos a serem comercializados.

    Use e abuse dos recursos do Instagram

    O Instagram é cheio de recursos que facilitam o alcance dos usuários. Alguns dos principais recursos que são fornecidos pela rede social são os Stories, Reels e IGTV. Cada uma dessas ferramentas possui características úteis para atingir uma determinada finalidade. No Storie, você consegue publicar um vídeo ou foto com duração de 24 horas. Esse será o período que a publicação é exibida no perfil. É uma excelente opção para que você mostre o dia a dia da sua empresa ao público, postar promoções ou mesmo os bastidores dos negócios. É a melhor ferramenta para se aproximar do público e aumentar o engajamento.

    Já o IGTV é uma ferramenta dedicada a postagens de vídeos longos, que possuem uma categoria própria no perfil do usuário. Essa opção pode ser utilizada para fazer posts relacionados a uma grande divulgação de um produto que demande mais tempo para ser apresentado ao público. 

    Por fim, a mais nova opção que o Instagram trouxe foi o Reels. Trata-se de uma ferramenta para postar vídeos com duração de até 1 minuto. Uma das melhores vantagens que o Reels apresenta é o alcance. Essa ferramenta exibe o seu conteúdo para milhares de pessoas instantaneamente, que estejam pesquisando por um conteúdo semelhante ao seu. Portanto, não há limite para o alcance do Reels, podendo trazer inúmeros clientes para o seu negócio rapidamente.

    Faça publicações com hashtags

    Muitos usuários desconhecem a utilidade que uma hashtag oferece. De forma simples, podemos dizer que são criadas etiquetas para o conteúdo publicado. Essas etiquetas separam o seu vídeo e fazem com que ele apareça em um local determinado, geralmente nos resultados de alguém que pesquisou por esta hashtag. Portanto, é interessante que você crie várias hashtags para serem adicionadas a sua publicação.

    Isso porque, além de aumentar o alcance das suas postagens, fará uma segmentação do público que tem interesse neste tipo de conteúdo. Se você não souber como criar esses recursos, saiba que existem opções de gerador de hashtag que podem ser usados para criar automaticamente uma hashtag para o seu conteúdo. Você pode criar hashtags para a sua marca e para os conteúdos postados.

    Utilize mecanismos de facilitação da conversão

    Isso significa dizer que você pode utilizar alguns mecanismos disponíveis na internet, que são capazes de facilitar a conversão de leads em clientes. Esses mecanismos são capazes de ligar todas as fotos que forem publicadas na sua página com os produtos que você vende no seu site, ou seja, você pode postar os seus produtos no Instagram, e quando os interessados clicarem neles, já serão redirecionados para a página de compra no seu site, facilitando a vida dos clientes e aumentando a quantidade de conversões em vendas que você terá.

    Anuncie

    Para finalizar, a última das nossas dicas é utilizar os anúncios pagos que o Instagram oferece. Esse recurso é uma ótima opção para fazer com que a sua marca seja visualizada por mais pessoas. Nesse caso, o Instagram irá exibir o seu perfil ou o produto selecionado a milhares de pessoas que estejam navegando nas publicações da rede. Você pode segmentar esse anúncio para o público-alvo, definindo a idade, localização, entre outros. 

    Assim, graças a todas as nossas dicas, você pode alavancar o seu Instagram profissional e fazer com que mais pessoas tenham acesso a sua conta, melhorando as métricas e consequentemente aumentando as vendas.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira