O funil de marketing é uma estratégia essencial para atrair as pessoas certas para o seu negócio, assim como usar um painel smm

    Através das etapas do funil é possível atrair desconhecidos e convertê-los em clientes, tarefa que exige trabalho constante com efeitos de longo prazo

    O funil possibilita a segmentação do público oferecendo exatamente o que ele precisa conforme a fase em que ele se encontra.

    Sendo assim, veja como aplicar marketing de funil no seu negócio digital em 2022.

    Como funciona o funil de marketing

    O funil de marketing é uma das estratégias de inbound marketing para atrair e fidelizar clientes através da produção de conteúdo, criando um relacionamento.

    Dessa forma, o funil é uma estratégia importante, para conquistar a confiança das pessoas, já que elas compram de quem elas confiam.

    Assim, através do funil de marketing é possível transformar leads em clientes, através de um fluxo de nutrição, usando automação de marketing.

    Por que utilizar o funil de marketing

    Se você quer economizar recursos e atrair as pessoas certas, então você deve começar a implementar a estratégia de funil de marketing.

    Assim, você atrai usuários realmente interessados em conhecer seu produto e com mais chances de se tornarem clientes.

    Então, veja como aplicar o funil de marketing no seu negócio.

    Etapas do funil de marketing

    Nem todo usuário que chega até você está pronto para comprar seu produto. Por isso, é preciso prepará-lo até que ele esteja pronto para comprar.

    Por isso, ele precisa ser educado e nutrido, através das etapas do funil até que esteja pronto para tomar uma ação, ou seja, comprar seu produto ou serviço.

    No entanto, a estratégia de funil de marketing possui três estágios:

    • Topo de funil de marketing
    • Meio de funil de marketing
    • Fundo de funil de marketing

    Veja abaixo como trabalhar em cada etapa do funil.

    Topo de funil de marketing

    No topo do funil, as pessoas não estão interessadas em comprar. Elas estão cheias de  dúvidas e procuram respostas através de mecanismos de buscas, como o Google.

    Por isso, você precisa identificar as dúvidas de seus clientes e produzir conteúdo usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para atrair essas pessoas.

    Por exemplo. Um empreendedor pode estar com dúvida sobre como conquistar mais seguidores para o Instagram.

    Porém existem formas de otimizar etapas fundamentais. Podemos citar como exemplo a Leadlovers, com essa plataforma você consegue automatizar processos e simplificar a geração de leads e vendas online.

    Logo, ele procura por respostas google e chega ao seu blog que possui o artigo ensinando como o painel smm pode ajudá-lo a conseguir mais seguidores no Instagram.

    Essas pessoas também podem chegar até você através das redes sociais e links patrocinados.

    Meio de funil de marketing

    O usuário que está no meio de funil tem um de conhecimento e também dúvidas mais específicas. Agora ele pesquisa por empresas que vendem painel smm.

    Inclusive, esse usuário pode ter chegado através do topo do funil e aprendido através dos seus conteúdos, como a newsletter. Ou seja, ele já é um lead e confia no seu trabalho.

    No entanto, também é possível que pessoas entrem no seu funil direto na etapa de meio do funil.

    Ou seja, ele sabe que tem um problema. Logo, você precisa mostrar que tem uma solução para ele, através de e-mails, por exemplo.

    Fundo de funil de marketing

    No fundo do funil, o usuário sabe que tem um problema e neste ponto, ele conhece sua marca e consome seu conteúdo quando necessita de ajuda.

    Essa pessoa interage e abre seus e-mails. Isso significa que ele  é um lead qualificado. Sendo assim, seu time de vendas pode entrar em contato sem receio de ser invasivo e converter esse lead em cliente.

    Como construir o funil de marketing

    Não há uma fórmula única para construir um funil de marketing, pois isso depende dos seus clientes. Logo, o processo é diferente para cada empresa, embora haja elementos em comuns, como:

    • Criação do produto.
    • Definição da persona.
    • Produção de conteúdo.
    • Automatização de fluxos de e-mail eou mensagens.
    • Construção de landing page.
    • Testes e otimização do funil.

    Essas etapas estão conectadas conforme a jornada de compra do cliente. Por isso não há fórmulas e é importante avaliar os dados, realizar testes e fazer ajustes para ter o melhor retorno.

    Conclusão

    Os clientes estão em fases diferentes da jornada de compra, por isso, conhecer o funil de vendas e utilizá-lo é importante para atrair as pessoas certas, oferecer a solução adequada e economizar recursos.

    No entanto, não há um padrão para construir o funil de marketing do seu negócio, mas utilizar a produção de conteúdo e automação de marketing é essencial.

    E para atrair mais pessoas para suas redes sociais, conheça as nossas soluções em painel smm. Entre em contato com nosso suporte e descubra mais detalhes.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira