Para os desinformados, marketing digital e social media parecem a mesma coisa. Muitos acreditam que porque estão fazendo marketing em canais de mídia social, estão engajados no marketing digital, mas isso não é absolutamente verdade.

    O marketing digital refere-se a um termo abrangente usado para descrever todos os tipos de atividades de marketing que uma empresa realiza digitalmente no mundo online e offline. E o marketing de mídia social é simplesmente um dos canais usados ​​para o marketing digital.

    Qualquer empresa de sucesso sabe que precisa atender seu público-alvo onde quer que esteja. Com mais de 50% da população mundial ativa nas redes sociais e com 56% das pequenas empresas estão priorizando as mídias sociais, que foi mostrado por uma pesquisa de 2022 da Upcity, é seguro dizer que a maioria das empresas faz uso de canais de mídia social selecionados para encontrar clientes, aumentar as vendas e anunciar produtos e serviços. Embora o marketing de mídia social faça parte do marketing digital, um não é obrigado a fazer o outro.

    “Isso não nos surpreende, e aqui está o porquê: embora o mundo da mídia social esteja mudando rapidamente, o Facebook ainda é a primeira plataforma para pequenas empresas devido à sua extensa lista de recursos amigáveis ​​aos negócios (CTAs, painel de negócios, estatísticas , etc). A plataforma também fornece às empresas uma plataforma simples para interagir com clientes potenciais e existentes, juntamente com conteúdo útil relacionado ao setor. A maioria das outras plataformas de mídia social erra o alvo ao fornecer métodos simples de envolvimento do público e esse sentimento de comunidade que os perfis comerciais do Facebook podem garantir aos seus usuários. ”

    Ivan VislavskiyCEO e Chefe de Produção

    O marketing de internet eficaz é seletivo e direcionado. Nem toda marca precisará usar todas as estratégias de marketing. No entanto, os profissionais de marketing digital sabem que as marcas experimentam uma resposta mais rápida e imediata dos sites de redes sociais em comparação com outras formas de marketing digital. Portanto, a maioria o inclui como parte de uma estratégia de marketing digital maior para maximizar o ROI.

    Uma campanha de marketing digital X uma campanha de marketing de mídia social

    Qualquer tipo de campanha de marketing é uma sequência planejada de atividades e processos destinados a promover um produto, serviço ou empresa individual. Muitos canais de marketing digital e estratégias de marketing são usados ​​e coordenados para alinhar as metas de marketing, independentemente do tipo de campanha. Todas as campanhas de marketing devem ter resultados específicos e mensuráveis.

    É claro que o superobjetivo é sempre aumentar as vendas, mas esse não é o objetivo final do marketing de mídia digital. Algumas campanhas se concentram em aumentar o tráfego da web, enquanto outras buscam melhorar as taxas de conversão. A definição cuidadosa de metas influenciará o conteúdo de suas campanhas de marketing e aumentará o sucesso de seu marketing.

    A diferença entre campanhas de marketing digital e campanhas de mídia social pode ser resumida da seguinte forma:

    Campanhas de marketing digital

    O objetivo do marketing digital é utilizar uma variedade de canais eletrônicos para aumentar as vendas e os lucros, criar reconhecimento da marca, fidelizar o cliente e valor da marca. Isso acontece no marketing médico em Goiânia, os profissionais de marketing normalmente testam uma campanha de marketing digital, avaliam análises e implementam mudanças com base em dados em tempo real. Search Engine Optimization (SEO), aplicativos de criação de conteúdo, Google Ads, análise de sites e calendários de conteúdo são algumas ferramentas utilizadas quando o assunto é marketing digital. Uma estratégia de marketing digital abrange e inclui o seguinte:

    • Criação e desenvolvimento de sites
    • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
    • Publicidade orgânica e paga
    • Múltiplos meios de conteúdo em diferentes plataformas
    • Marketing de conteúdo
    • Marketing afiliado
    • Publicidade nativa
    • Marketing de email
    • Análise analítica
    • Marketing de mídia social

    Dica de marketing digital: independentemente de você estar publicando um anúncio pago ou postando um novo vídeo, é importante entender a jornada do comprador e quais tipos de estratégias de marketing usar em cada etapa do processo. Não importa o quão inteligente seja seu marketing de conteúdo ou anúncios, se eles não estiverem sendo colocados na frente do seu público no momento certo, eles não fornecerão os resultados.

    Campanhas de marketing de mídia social

    O marketing de mídia social se concentra apenas em canais de mídia social online como Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube, TikTok, Snapchat, LinkedIn e muito mais. Os princípios do marketing digital permanecem os mesmos, exceto que são aplicados apenas às redes sociais. Os profissionais de marketing selecionam cuidadosamente os canais que melhor expressam a marca de uma empresa, fornecem visibilidade ideal e são populares entre os usuários de internet ideais da marca. Uma estratégia de marketing de mídia social abrange e inclui, mas não se limita ao seguinte:

    • Engajamento do cliente em vários canais de marketing online
    • Análise de seguidores e conversões
    • marketing de influenciadores
    • Marketing orgânico e pago
    • Planejamento e publicação de conteúdo
    • Engajamento da comunidade por meio de enquetes e mensagens diretas
    • Análise analítica
    • Alto envolvimento da comunidade com os seguidores

    Dica de marketing de mídia social: grupos e comunidades online são ótimos lugares para promover conteúdo, ofertas, produtos e serviços. Grupos de usuários da Internet com ideias semelhantes criarão reconhecimento da marca e fornecerão informações valiosas sobre os clientes para melhorar seu conteúdo e sua estratégia.

    As vantagens do marketing nas redes sociais

    Conhecer as preferências de rede social e o comportamento online de seus clientes-alvo garante que você comercialize seus produtos e serviços da maneira certa nos canais digitais corretos. TikTok, LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter oferecem uma infinidade de benefícios de marketing digital:

    • Reconhecimento da marca: a mídia social permite o marketing direcionado, proporcionando o benefício de colocar sua empresa na frente de seus clientes ideais, mesmo que você tenha um nicho de mercado.
    • Geração de leads e vendas: O marketing de mídia social é uma ferramenta sofisticada para aumentar o escopo do marketing digital e adquirir mais leads por meio de estratégias de publicidade orgânica e paga (67% dos compradores online trouxe um produto depois de vê-lo anunciado nas mídias sociais.)
    • SEO aprimorado: as campanhas de marketing de mídia social não afetam os rankings de pesquisa, mas podem afetar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) direcionando mais tráfego para sites, aumentando a autoridade e o reconhecimento da marca e impulsionando o SEO local.
    • Retargeting: você pode recapturar leads ou clientes em potencial se eles saírem do seu site sem avançar mais no funil dos compradores, aumentando a probabilidade de conversão.
    • Custo-benefício: Comparado ao marketing tradicional, o marketing de mídia social oferece maior controle sobre os gastos orçamentários porque as análises nas plataformas de mídia social são concisas e direcionadas.

    O marketing digital é muito mais abrangente do que o marketing de mídia social. Ela engloba; publicidade pay-per-click, email marketing, campanhas e anúncios digitais, branding, SEO e todo o marketing de mídia. Só porque você está executando uma campanha de marketing de mídia social, isso não significa que você está totalmente engajado com o marketing digital; no entanto, se atingir os resultados que você precisa e cobrir suas necessidades de marketing, tudo bem também.

    Conclusão: sua estratégia de marketing digital

    Você não precisa incluir todos os canais de marketing offline e online em seu plano de marketing, mas entender como as mídias sociais se encaixam no seu marketing digital pode criar uma estratégia que aumente o engajamento do cliente. E, se você estiver muito ocupado, por que não deixar isso para os especialistas?

    Um profissional de marketing digital pode ajudá-lo a criar um plano de marketing digital personalizado usando os canais de marketing digital e plataformas de mídia social mais apropriados para se adequar ao seu negócio, público-alvo e orçamento.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira