Entendendo os Dados de Desempenho em Redes Sociais

    Compartilhar seus dados de desempenho sem comparar com benchmarks de redes sociais específicas de cada setor é como fazer uma peça de teatro sem cenário. As pessoas até entendem o que você diz, mas provavelmente tirarão conclusões próprias sobre a situação geral.

    Os benchmarks de indústria oferecem o contexto necessário para contar uma história mais rica sobre sua estratégia de marketing nas redes sociais.

    Utilize dados do Relatório de Benchmarks de Conteúdo de 2025 para descobrir oportunidades de aprimorar sua estratégia e se conectar melhor com seu público-alvo. Antes de explorar os dados, siga lendo para aprender sobre as métricas, por que elas são importantes e como usá-las para fazer de 2025 o seu melhor ano até aqui.

    O que é um benchmark de redes sociais?

    Um benchmark de redes sociais é um padrão de desempenho que ajuda as equipes de marketing a avaliar e comparar a eficácia de diferentes estratégias e campanhas. Os profissionais de marketing costumam usar esses dados para estabelecer metas realistas nas redes sociais.

    As equipes podem comparar seus resultados com três tipos de benchmarks: benchmarks do setor, benchmarks competitivos e benchmarks pessoais.

    O que medir em 2025: Benchmarks de redes sociais por setor

    O Relatório de Benchmarks de Conteúdo analisou mais de 3 bilhões de mensagens de mais de 1 milhão de perfis públicos nas redes sociais, ativos entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. O objetivo? Descobrir benchmarks de indústria em três áreas específicas: publicações feitas, engajamentos recebidos e engajamentos enviados.

    Aqui está um resumo detalhado de cada métrica, junto com dados de benchmark das três indústrias mais ativas para cada métrica. Para uma análise completa dos dados, consulte o relatório.

    Publicações feitas

    Esse é um indicador simples que mede o número de publicações feitas em contas durante um período específico. Embora pareça fácil, é fundamental para uma estratégia de redes sociais bem-sucedida.

    Analisar o número de postagens ajuda a entender quantas publicações são necessárias para alcançar determinadas impressões e engajamentos. Com dados informando suas metas, atingi-las se torna uma questão de revisar relatórios de desempenho anteriores.

    Em 2024, as marcas publicaram uma média de 9,5 posts por dia em todas as redes, com uma leve queda em relação a 2023. Isso indica que as marcas podem reduzir a quantidade de postagens e focar mais na qualidade do conteúdo.

    Entretanto, algumas indústrias continuam postando em maior volume, como:

    • Mídia: 64 posts por dia, aumento em relação a 43.
    • Lazer, esportes e recreação: 31 posts por dia, subindo de 26.
    • Alimentação e bebidas: 8 posts por dia, subida de 7.

    Essas indústrias têm uma vantagem, pois é mais fácil para marcas voltadas ao consumidor se alinharem a tendências e eventos. Um exemplo é a marca de roupas de desempenho Hoka, que aderiu a uma tendência do TikTok inspirada na série “Severance”.

    Engajamentos recebidos

    No relatório, são apresentados dois benchmarks diferentes de engajamento nas redes sociais: engajamentos médios recebidos por conteúdo por dia e engajamentos diários médios por post.

    Discriminar esses números ajuda a validar o sucesso da sua estratégia geral e de postagens individuais. Essa clareza é importante para medir o resultado de mudanças criativas e de texto nas redes sociais.

    Em 2024, as marcas tiveram um aumento de 20% nos engajamentos recebidos, subindo de 70% em 2023 para 83%. Os engajamentos diários médios por post aumentaram 17%, passando de 12 para 14.

    Claro, quanto mais você posta, mais oportunidades seu público tem para engajar. Por isso, indústrias que superam os benchmarks de publicações também recebem mais engajamentos.

    As indústrias com mais engajamentos recebidos por post em comparação ao volume de postagens incluem:

    • Hardware de Computador: 34
    • Fabricação de Produtos de Consumo: 33
    • Bancos: 27

    Engajamentos enviados

    Em 2025, os engajamentos enviados serão decisivos para sua estratégia nas redes sociais.

    As pessoas estão cada vez mais se reunindo em comunidades fechadas para uma experiência online mais personalizada. Para ficar competitivo nesse novo cenário, as marcas devem investir em marketing mais proativo. Construir relacionamentos diretos nas redes sociais não traz crescimento imediato, mas é um caminho comprovável e sustentável para recompensas a longo prazo.

    Isso marca uma mudança significativa nas estratégias tradicionais das marcas. Em 2024, o número médio de engajamentos enviados em todas as indústrias ficou em apenas 2 por dia. Isso mostra que ainda há muito espaço para crescimento para marcas que buscam construir relações mais fortes com seu público.

    Algumas indústrias já estão se destacando em engajamento proativo:

    • Telecomunicações: 21 engajamentos enviados por dia.
    • Bancos: 21 engajamentos enviados por dia.
    • Lazer, esportes e recreação e Transporte: 14 engajamentos enviados por dia.

    Benchmarks de engajamento nas redes sociais

    Não existe uma estratégia única que sirva para todas as redes sociais. Com a fragmentação constante das plataformas e o surgimento de novos formatos de conteúdo, as equipes precisam criar estratégias personalizadas para cada uma delas.

    Cada rede social tem suas próprias tendências e normas de comunicação, que afetam como os consumidores interagem com as marcas. Segmentar os dados de benchmark pelas redes é uma maneira poderosa de garantir que suas expectativas estejam de acordo com as preferências dos usuários.

    De acordo com o Relatório de Benchmarks de Conteúdo de 2025, as plataformas da Meta continuam liderando em termos de atividade. Os engajamentos no Facebook e Instagram cresceram, enquanto o TikTok se destaca como um jogador em ascensão.

    Benchmarks regionais de redes sociais

    A localização geográfica desempenha um papel importante no desempenho do conteúdo das redes sociais. O que funciona em uma região pode não ter o mesmo impacto em outra. Por isso, este ano os benchmarks foram organizados por região: América do Norte, EMEA e APAC.

    América do Norte

    A América do Norte tem a menor frequência de postagens entre as três regiões, com uma média de 9,5 postagens por dia. O Instagram lidera em engajamento diário, com 27 interações, enquanto o TikTok está em último com apenas 4. Na América do Norte, contas do governo têm o maior engajamento recebido, enquanto o setor automotivo tem o menor.

    EMEA

    As marcas da EMEA postam com mais frequência, atingindo uma média de 12 posts por dia. Instagram e Facebook são responsáveis pela maior parte do engajamento, com marcas de mídia liderando as interações diárias. Já as empresas de hardware de computador apresentam o menor engajamento.

    APAC

    As marcas da APAC fazem o maior número de publicações, com média de 20 por dia, e isso compensa. O Facebook lidera em engajamento, seguido pelo Instagram. Essa região também registra o maior engajamento total. Marcas de lazer, esportes e recreação estão no topo da lista, enquanto as químicas estão na base.

    Benefícios dos dados das redes sociais

    Os benchmarks transformam os dados do ano anterior em vantagens para o atual. Agora que você tem novas percepções, aqui estão três maneiras de aprimorar sua estratégia utilizando benchmarks de engajamento nas redes sociais.

    Benchmarks do setor como inspiração

    Cada setor tem sua forma única de abordar as redes sociais. Se você quer renovar sua estratégia de marketing, olhar além dos concorrentes é o primeiro passo para sua próxima campanha inovadora.

    Use benchmarks do setor para identificar quais marcas se destacam nas métricas analisadas. Ao observar a presença social delas, procure entender o que fazem de diferente e como sua marca pode seguir o exemplo. Isso é uma ótima maneira de gerar ideias novas que atraiam seu público.

    Benchmarks competitivos dão contexto ao seu desempenho

    Entender como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes ajuda a contar uma história mais rica com seus dados de desempenho. O benchmarking competitivo ajuda a traduzir seus esforços para stakeholders que podem não compreender o que é o sucesso nas redes sociais.

    É uma coisa afirmar que um post teve 500 engajamentos. Mas se a média do setor é 50? Isso muda a perspectiva. Os benchmarks dão significado e contexto aos seus números. Ao superar seus pares, você mostra que sua estratégia não apenas está funcionando, mas ganhando.

    Benchmarks pessoais informam seus objetivos imediatos

    Seus benchmarks pessoais devem ser sua referência para criar metas práticas. Enquanto os benchmarks do setor dão cor ao seu desempenho, os benchmarks anuais da sua marca narram sua trajetória de crescimento ao longo do tempo.

    Estabelecer dados de benchmarks pessoais começa com relatórios anuais. Suas informações de desempenho ano a ano são essenciais para identificar forças e fraquezas na estratégia de redes sociais. Esses insights devem guiar seus objetivos para o próximo ano.

    Os benchmarks mensais, por sua vez, vão ajudá-lo a medir o progresso de campanhas específicas e identificar oportunidades de ajuste. Eles também garantem que você esteja seguindo bem os KPIs nas redes sociais.

    Como encontrar benchmarks de redes sociais por setor

    Estabelecer benchmarks de redes sociais sem uma ferramenta analítica é como pedalar em uma bicicleta com pneu murcho morro acima. Você até chega lá, mas vai levar um tempão.

    Ferramentas como o Sprout Social agilizam o processo de coleta de dados com relatórios de desempenho entre redes, permitindo uma segmentação inteligente. Esses recursos suportam a coleta de dados de benchmark em tempo real, garantindo que você tenha uma visão completa, independentemente de quando começou a monitorar seus KPIs.

    As marcas que usam o Premium Analytics do Sprout podem criar relatórios de redes sociais personalizadas que apresentam seus dados no contexto adequado, não importa onde eles terminem. Por exemplo, usando a ferramenta Meus Relatórios, os usuários podem segmentar dados por métricas diferentes e escolher entre várias opções de visualização.

    Deixe os benchmarks serem seu guia

    Agora você está preparado para começar a coletar seus dados de benchmark pessoais e competitivos. Não se preocupe com os dados do setor – nós cuidamos disso.

    Descubra como você se compara a marcas similares em sua indústria com o Relatório de Benchmarks de Conteúdo de 2025. Dentro, você encontrará dados de benchmark atualizados e pesquisas sobre os tipos de conteúdo que seu público está buscando hoje.

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