7 dicas para tornar seu processo de atendimento menos desajeitado

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O envio e o processamento são extremamente importantes para levar os produtos encomendados aos clientes. Mas às vezes, a operação pode parecer confusa e confusa. Isso pode fazer com que os pedidos não sejam atendidos. Você também pode ver pedidos mal gerenciados e muito processamento ineficiente. Tudo isso pode afetar a reputação de sua empresa, juntamente com seus resultados financeiros. Essas sete dicas podem ajudar seu processo de atendimento a ser executado de forma mais eficiente e tranquila do que você jamais imaginou ser possível.

1. Concentre-se na precisão do seu inventário

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Saber o que você tem em estoque é crucial para garantir que os clientes obtenham o que precisam da sua empresa. Seu inventário deve ser o mais preciso possível. Isso significa não apenas quantidades para tipos generalizados de mercadorias, mas também específicos. Em outras palavras, você pode ter 500 widgets. Mas são todos do mesmo tamanho? Que cores são?

Se você não tiver informações detalhadas de estoque, está perdendo algo que pode realmente ajudar seus clientes e sua empresa. O inventário impreciso pode levar você a dizer aos clientes que tem algo e não conseguir enviar a tempo. Também pode significar que um cliente não faz um pedido de você porque um item está esgotado quando na verdade não está. O inventário preciso é um grande benefício para o processo de atendimento.

2. Terceirize suas soluções de comércio eletrônico

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Não tenha medo de terceirizar parte do que você está fazendo. Isso pode facilitar as coisas e fazer com que você se concentre em outras áreas que precisam de sua atenção. Ao usar uma empresa de logística terceirizada como a Tradefull, você pode liberar tempo e espaço de armazenamento, o que torna mais fácil para sua empresa se manter em movimento. Especialmente se sua empresa estiver crescendo rapidamente, você acabará ficando sem espaço no armazém.

Você também pode descobrir que sua equipe interna não consegue acompanhar todos os pedidos. Isso pode levar a clientes frustrados, pedidos não atendidos e envio de produtos incorretos. Naturalmente, você não quer que isso comece. Isso causa problemas para sua reputação e seus resultados. Quando você confia seu atendimento a uma empresa externa, você terá tempo e energia para se concentrar em outras áreas do seu negócio, como marketing.

3. Minimize o nível de embalagem

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Se você deseja um processo de atendimento mais fácil, também pode se concentrar na quantidade de embalagens que está usando. Esteja você mesmo atendendo pedidos ou usando uma empresa 3PL, a embalagem é algo que você pode ajustar. Muitas vezes, há opções para colocar etiquetas de envio na caixa em que um item vem e enviá-lo dessa maneira, em vez de colocar essa caixa em outra caixa.

O tamanho da embalagem também importa, já que não há razão para usar uma caixa enorme e um monte de material de embalagem quando uma caixa menor serve. Isso reduz o uso de papelão, mas também reduz a quantidade de material de embalagem que vai dentro. Ambos são bons para reduzir o uso de embalagens, o que pode economizar tempo e dinheiro.

4. Utilize um sistema RFID de qualidade

Fonte: optidata.pl

O rastreamento de mercadorias do ponto A ao ponto B é uma maneira vital de saber onde estão essas mercadorias e se estão chegando ao cliente. Ao usar RFID (identificação por radiofrequência), você tem uma maneira mais fácil de rastrear suas mercadorias.

Muitas empresas estão optando por usar etiquetas RFID agora. Certifique-se de entender o que RFID pode e não pode fazer, para que você obtenha os maiores benefícios para sua empresa.

5. Reduza o manuseio e os pontos de contato

Quanto mais pessoas tiverem que tocar no produto antes de despachá-lo, maior será a chance de algo dar errado. Há também o risco de danos, perda, itens extraviados e muito mais. Além disso, você terá mais horas de trabalho e o potencial para mais confusão quando várias pessoas estiverem manuseando os produtos durante todo o processo. A automação ou a terceirização podem reduzir os pontos de contato e tornar o processo de atendimento mais eficiente.

6. Busque a previsibilidade no processo de atendimento de pedidos

Fonte: next.gr

Seu processo de atendimento de pedidos pode não ser totalmente previsível, mas é provável que haja alguns padrões nele. Se você tem um produto com tema natalino, por exemplo, sabe que o atendimento de pedidos vai até essa época específica do ano. O mesmo acontece com os produtos sazonais.

Quando você olha para trás por meses ou anos de pedidos, pode ver as tendências às quais precisa prestar atenção. Isso pode ajudá-lo a aumentar a produção, tornar-se mais organizado e se preparar para tempos mais movimentados. Se você não estiver pronto para um aumento, o atendimento de pedidos geralmente é mais difícil.

7. Otimize o layout do seu armazém

Fonte:interlakemecalux.com

Uma das melhores maneiras de encontrar e enviar o que os clientes pedem é otimizar o layout do armazém. Se o seu armazém está lotado e ineficiente, não é fácil encontrar o que você está procurando. Os itens podem ser extraviados e é fácil ficar frustrado. Também pode haver atrasos no envio, o que incomoda os clientes.

Em vez de arriscar tudo isso, certifique-se de que o layout do seu armazém seja o mais eficiente possível. Existem várias maneiras de organizá-lo, dependendo dos tipos de produtos que você oferece e de outros fatores. Pode levar algumas tentativas e erros até encontrar o layout que funciona melhor para a eficiência da sua empresa.

O resultado final para o atendimento de pedidos

O processo de atendimento de pedidos pode parecer assustador, especialmente à medida que sua empresa cresce e mais pedidos são feitos. Quer você opte por usar uma empresa de logística terceirizada ou lidar com tudo internamente, você quer ter certeza de que os clientes estão recebendo o que pediram. A maioria dos clientes também procura atendimento rápido. Eles esperam retornos de dois e três dias e se acostumaram com o transporte rápido.

Se sua empresa puder oferecer isso, você terá uma chance melhor de manter mais clientes existentes e potencialmente conquistar novos. Para empresas que continuam a crescer, um provedor 3PL pode ser a opção certa. Isso não apenas pode ajudar a agilizar o processo, mas também libera você para outras áreas da empresa que precisam de sua atenção.

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