9 dicas para lidar com problemas da cadeia de suprimentos durante uma pandemia

[ad_1]
Fonte: hbr.org

Os problemas da cadeia de suprimentos pioraram muito durante a pandemia. Um estudo descobriu que 38% das pequenas empresas enfrentaram problemas na cadeia de suprimentos como resultado do COVID-19.

As empresas devem tomar medidas significativas para ajudar a minimizar esses problemas. Uma estratégia de cadeia de suprimentos bem documentada pode ajudar a agilizar a entrega de seus próprios produtos, além de garantir que você possa processar pedidos de seus próprios fornecedores com mais facilidade.

Você não pode subestimar a importância de um bom modelo de cadeia de suprimentos. A distribuição é um dos processos logísticos mais complexos e essenciais para a maioria das organizações. Sua lucratividade e satisfação do cliente dependem de um modelo da logística de distribuição sólido. Isso será ainda mais importante à medida que a pandemia continuar, como o presidente Biden mencionou em um recente anúncio da Casa Branca.

Aqui estão algumas etapas cruciais que você precisará executar para resolver problemas da cadeia de suprimentos.

Construir um plano de contingência

Fonte:nmccat.com

Não se pode prever uma pandemia nem podemos supor como ela vai se desenrolar, mas sempre ajuda ter um plano de contingência. Comece com diferentes reuniões de planejamento de cenários, nas quais você anota todos os diferentes ambientes considerados na cadeia de suprimentos. Todas as organizações enfrentam riscos únicos e você deve construir planos para situações conservadoras e otimistas.

Alugar o equipamento certo ao comprá-lo não é possível

Você terá que fazer algumas escolhas difíceis quando precisar de equipamentos durante uma escassez na cadeia de suprimentos. Você pode não conseguir comprar equipamentos de um fabricante, porque pode haver grandes atrasos na entrega.

Uma opção melhor pode ser alugá-lo. Por exemplo, você pode experimentar o Red-D-Arc , um soldador de aluguel. Você terá que revisar suas opções com cuidado e certificar-se de escolher uma com os melhores recursos possíveis.

Ser organizado

Desenvolver um bom processo de distribuição é fundamental, pois as empresas costumam investir nele um alto percentual de seu faturamento. A coisa mais importante que você pode fazer para começar é garantir que você esteja organizado.

Implementar um sistema bem organizado e analisar continuamente seus fluxos de trabalho ajudará você a implementar as melhorias necessárias. Controle o inventário e certifique-se de que todos os seus produtos estão devidamente armazenados no armazém.

Considere a embalagem

Considere diferentes materiais para sua embalagem para facilitar o envio. Você deseja adaptar sua estratégia de embalagem ao canal de distribuição que usará. O material deve ser facilmente armazenado. Você também deseja escolher um material que reduza os custos o máximo possível. Também é preferível usar um material que seja reutilizável, especialmente se você estiver atendendo a consumidores ecologicamente corretos.

Escolha o melhor meio de transporte

Como mencionamos acima, sua embalagem é importante ao enviar o produto. No entanto, o meio de transporte também será muito importante no processo de distribuição. Escolher o meio que melhor se adapta às suas necessidades é necessário para reduzir custos e ajudar a maximizar a produtividade. Você também deve ter um meio de transporte alternativo para que a empresa não sofra perdas caso o meio de transporte principal falhe.

Simplifique a comunicação

Uma das razões pelas quais os processos logísticos falham é devido à má comunicação entre funcionários e fornecedores. Melhorar os canais de comunicação internos e externos aumentará a eficiência e a produtividade dos negócios.

Controlar o tempo

O tempo é um dos fatores mais influentes na logística, pois evitar paralisações e atrasos pode melhorar drasticamente a lucratividade do negócio e o atendimento ao cliente.

Além disso, investir tempo em um bom planejamento ajuda as empresas a escolher o melhor meio de transporte, o melhor canal de distribuição e até mesmo a localização perfeita para o centro logístico. Isso se traduz em custos mais baixos.

Seja flexível

Fonte:flexjobs.com

Pandemia ou não, a flexibilidade em um negócio é muito importante para escalar. Para atender às demandas dos clientes, é preciso ser flexível em todos os processos. Cada cliente possui requisitos específicos, por isso você deve se adequar a eles na hora de escolher processos e oferecer serviços, além de considerar as demais dinâmicas do seu negócio. Tente entender o que seu cliente está procurando e resolva os pontos problemáticos. Suas necessidades vão mudar de tempos em tempos e você terá que se manter atualizado com o mesmo.

Melhorar os procedimentos

Você deve melhorar constantemente todos os procedimentos realizados durante o processo de distribuição. Isso inclui tudo, desde embalagem e rotulagem até o gerenciamento de coleções e pedidos. Se você puder automatizar e sistematizar essas funções o máximo possível, você minimizará os erros e aumentará a eficiência dos negócios. Também ajudará a reduzir custos.

Definir indicadores de gestão

Analisar o processo de distribuição é muito importante para qualquer organização. Você precisará verificar se tudo está funcionando corretamente e se não há erros ou perda de informações. Portanto, definir as métricas mais importantes para focar será essencial. Você precisa se concentrar em obter informações sobre oportunidades, ameaças externas, tendências de demanda e o progresso de seus concorrentes.

Alguns indicadores para a gestão da logística de transporte são:

  • Custo de rastreamento por unidade de transporte, por rota de transporte, ou seja, valorização das condições ótimas.
  • Taxa de serviço.
  • Tempos de entrega.
  • Danos de transporte ou danos de fábrica.
  • Participação por transporte ou via de embarque.
  • Custo total de distribuição e por transporte em relação às vendas mensais ou anuais.
  • Custo operacional por motorista.
  • Implemente um bom sistema de gestão ERP.
Fonte: webopedia.com

A implementação de um sistema de gestão ERP permitirá gerir e otimizar de forma muito mais fácil todos os processos da empresa. Além disso, ajudará a automatizar tarefas e fornecerá melhor controle de tempo.

Devido à centralização das informações, você poderá organizar seus recursos e atividades a qualquer hora e de qualquer lugar, de modo que a melhoria de produtividade é evidente.

Estas são algumas dicas testadas e comprovadas que ajudam a lidar com problemas da cadeia de suprimentos durante uma pandemia. É importante estar preparado para qualquer coisa que surja e os problemas da cadeia de suprimentos são uma pequena parte do setor. Lembre-se de ter um plano de contingência e seja sempre flexível a mudanças que possam ocorrer devido a eventos fora de seu controle.

[ad_2]