NOTíCIAS

França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música

França ativa célula de crise para onda de calor na Festa da Música
afp 20260602 b4qp2ke v1 midres filesfranceclimateweather 1 (1)

O governo francês ativou uma célula de crise para lidar com a onda de calor que atinge o país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu nesta sexta-feira (19). O pico do calor é esperado para o domingo, quando milhões de pessoas devem sair às ruas para a ‘Fête de la Musique’ (Festa da Música).

A célula se reunirá no sábado. Neste dia, mais de 41 milhões de franceses estarão em áreas sob alerta laranja, o segundo nível mais alto do país. Este é o segundo episódio de onda de calor em 2024.

A preocupação das autoridades aumentou porque o pico da temperatura ocorrerá no domingo, durante a festa popular. O evento reúne milhões de pessoas em shows ao ar livre, com consumo de bebidas alcoólicas.

O ministro do Interior, Laurent Nuñez, advertiu que alguns departamentos podem passar para o “alerta vermelho por onda de calor” a partir de domingo. As temperaturas devem ficar em torno de 30°C durante a noite e 40°C durante o dia.

Na quinta-feira, o presidente Emmanuel Macron pediu que a população “cuide das pessoas idosas, das mais vulneráveis”, porque “são dias difíceis”.

As autoridades cancelaram vários eventos esportivos e adiaram em uma semana as provas orais do bacharelado. De forma geral, porém, as festividades da Festa da Música foram mantidas. Algumas cidades optaram por cancelar seus eventos.

A ministra da Saúde, Stéphanie Rist, pediu prudência. Ela afirmou que “o álcool, com o calor, provoca consequências muito importantes” para a saúde. Segundo a ministra, a pessoa “fica desidratada o dobro ou o triplo” e “acaba nas emergências muito mais rápido”.

Em Paris, a Prefeitura espera cerca de dois milhões de pessoas nas ruas, número similar ao do ano passado. Entre elas, milhares de britânicos, motivados por redes sociais, se preparam para viajar à capital e participar da festa.

Serpico Collins, de 33 anos, que vive no bairro londrino de Camden, disse que “em cada esquina havia uma festa” no ano anterior. Ele afirmou que no domingo voltará a percorrer as ruas de Paris em busca de música ao vivo e sets de DJ em varandas.

A França vive a primavera mais quente desde o início dos registros, em 1900. A temperatura média nacional entre março e maio ficou cerca de 1°C acima do normal.

Cientistas alertam que as ondas de calor na Europa estão cada vez mais frequentes como resultado das mudanças climáticas.

Continue lendo