8 motivos para investir em produtos em barra, incluindo shampoo e condicionador. Eles são menores, mas duram mais

    Nos últimos anos, a preocupação com sustentabilidade deixou de ser pauta apenas de ambientalista. Primeiro porque o avanço das mudanças climáticas tornou essa uma necessidade urgente e também porque tem crescido a própria consciência dos consumidores de que é preciso mudar os hábitos e fazer a sua parte.

    Os cosméticos em barra, ou sólidos, são opções interessantes neste sentido. Não por acaso, esse é um mercado em ascensão. Segundo estimativas de uma pesquisa feita pela agência Common Thread, a estimativa é que a venda desses produtos movimente cerca de 784,6 bilhões de dólares até 2027.

    As opções são variadas, inclusive para produtos que, tradicionalmente, são vendidos em versões, como shampoo e condicionador ou creme, como hidratantes para a pele. Se você ainda não está familiarizado com essas alternativas, preste atenção nos motivos pelos quais deveria experimentar.

    Sem plástico

    O plástico é um dos grandes problemas ambientais do século, pois muitas embalagens podem demorar centenas de anos para se decompor. Portanto, o ideal é escolher produtos embalados de outra forma. A maioria dos cosméticos em barra vêm em saquinhos de pano, papelão ou outros materiais biodegradáveis.

    Biodegradáveis

    Além da questão das embalagens, os cosméticos sólidos costumam privilegiar matérias-primas naturais e biodegradáveis, sem conservantes ou compostos químicos tóxicos. 

    Isso quer dizer que esses produtos são menos agressivos para o cabelo e para a pele e também a espuma que escorre pelo ralo não prejudica o ecossistema.

    Cheirosos

    As barras também conservam melhor a fragrância dos ativos utilizados, o que faz com que a maioria desses cosméticos deixe um cheiro agradável por mais tempo.

    Conheça os benefícios de utilizar os cosméticos sólidos em sua rotina
    Conheça os benefícios de utilizar os cosméticos sólidos em sua rotina

    Sem testes em animais

    Justamente por virem de indústrias mais preocupadas com a responsabilidade socioambiental, boa parte dos cosméticos em barra são também veganos, ou seja, não levam ativos de origem animal, nem fazem teste nos bichinhos. Sendo assim, mais alinhados com um mundo livre de exploração animal.

    Espaço

    Você sabia que 80% ou 90% da composição de um shampoo tradicional é água? Isso acontece porque esses produtos são vendidos já diluídos. As barras, como não levam água, são menores, mas rendem tanto ou até mais.

    Isso quer dizer que você vai carregar uma embalagem menor na bolsa ou quando for viajar. Por esse mesmo motivo, os sólidos precisam de menos espaço nos caminhões que fazem a distribuição, resultando uma maior sustentabilidade, pois o processo gasta menos combustível.

    Rendimento

    Por serem concentrados, os cosméticos em barra costumam durar por mais tempo que os líquidos. Isso mesmo, o volume é menor,  mas a duração é maior, o que também significa economia no longo prazo. Dependendo da frequência de uso, uma barra pode durar por meses, muito mais que um pote convencional.

    Variedade

    A evolução dos produtos naturais também aumentou a possibilidade de fazer mais combinações de ativos, com especificidades para cada tipo de cabelo ou pele. Assim, você também pode se beneficiar da opção de escolher um cosmético para cada objetivo específico ou fazer um cronograma perfeito com vários deles.

    Versatilidade

    Por melhor que seja um cosmético, a gente sempre precisa testar antes para saber quais serão os resultados, especialmente porque cada tipo de cabelo se adapta melhor a alguns ativos. No entanto, como os cosméticos em barra são versáteis, dificilmente algo será desperdiçado.

    Se o shampoo não deixou o seu cabelo como você esperava, sempre há a possibilidade de transformá-lo, por exemplo, em sabonete. O fato de a composição privilegiar compostos naturais, que não agridem a pele, torna o uso seguro.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira