Como verificar a contagem de palavras no Google Docs

O Google Docs pode exibir a contagem de palavras e caracteres de um documento inteiro ou de uma seção selecionada. Este guia descreve como obter uma contagem de palavras em um navegador e aplicativos Google Doc para Android e iOS.

A contagem de palavras serve como uma forma de medir o comprimento de um documento. Por exemplo, muitos artigos profissionais de marketing ou produtos têm entre 2.500 e 6.000 palavras. Os comprimentos das postagens do blog variam, mas geralmente terminam em algum lugar entre 400 e 1.700 palavras. As descrições de workshops e biografias de palestrantes para conferências geralmente não devem ter mais de 100 (ou mais) palavras.

Veja como obter a contagem de palavras ao vivo para um documento do Google inteiro ou para uma seção de texto selecionada em seu navegador ou nos aplicativos do Google Doc para Android e iOS usando seu contador de palavras integrado. Você também aprenderá qual conteúdo está incluído na contagem total de palavras.

CONSULTE: G Suite: dicas e truques para profissionais de negócios (PDF gratuito) (TechRepublic)

Como verificar a contagem de palavras no Google Docs

O Google Docs pode exibir a contagem de palavras em um navegador e nos aplicativos do Google Doc para Android e iOS. Para visualizar a contagem de palavras, siga estas etapas (Figura A).

  • Em um laptop ou computador desktop: Abra seu Google Doc no Google Chrome | escolha Ferramentas | selecione Contagem de palavras. Como alternativa, pressione Ctrl+Shift+C ou, em um teclado Apple, Command+Shift+C.
  • Em um dispositivo Android: Abra seu Google Doc no aplicativo | toque no menu vertical de três pontos (no canto superior direito) | toque em Contagem de palavras.
  • Em um dispositivo iOS: Abra seu Google Doc no aplicativo | toque no menu horizontal de três pontos (no canto superior direito) | toque em Contagem de palavras.

Figura A

Você pode obter uma contagem de palavras do Google Docs em seu navegador (esquerda) ou em seu dispositivo Android (meio) ou dispositivo iOS (direita).

O sistema exibirá a contagem de palavras, a contagem geral de caracteres – o número de letras, símbolos, números e espaços e a contagem de caracteres excluindo espaços e, em um navegador de classe de desktop, o número de páginas em seu Google Doc. No Chrome na web, o sistema também oferece a opção de exibir a contagem de palavras durante a digitação (Figura Besquerda), que coloca uma contagem de palavras atual na área inferior esquerda do navegador.

Como obter a contagem de palavras para o texto selecionado em um Google Doc

Você também pode verificar a contagem de palavras para uma parte do seu documento. Selecione algum texto em seu Google Doc e acesse a contagem de palavras seguindo as etapas descritas acima. O sistema mostrará a contagem de palavras para sua seleção, além dos totais de contagem de palavras para o Google Doc (Figura B).

Figura B

Três capturas de tela cortadas para mostrar a contagem de palavras: (esquerda) navegador, mostra Páginas, Palavras, Caracteres, Caracteres excluindo espaços e uma opção de caixa de seleção para Exibir contagem de palavras durante a digitação;  (meio) aplicativo Android, mostra palavras, caracteres e caracteres excluindo espaços;  (direita) aplicativo iOS, mostra palavras, caracteres e caracteres excluindo espaços
A contagem de palavras está disponível no Google Docs na Web (à esquerda) e nos aplicativos Android e iOS (no meio e à direita, respectivamente).

O que está incluído e excluído na contagem de palavras?

A contagem de palavras do Google Docs exclui conteúdo em cabeçalhos, rodapés e notas de rodapé. Também não conta símbolos – como os sinais “<” ou “>” – como palavras; no entanto, ele conta traços.

De acordo com o Google Docs, quando seleciono o parágrafo anterior, o sistema conta 27 palavras no total, 180 caracteres e 152 caracteres, excluindo espaços. Uma verificação manual mostra 29 palavras, mais os 2 travessões, para produzir o resultado de 31 palavras.

A contagem de palavras do Google Docs inclui algumas palavras encontradas em links longos (ou seja, URLs). Por exemplo, se eu selecionar este link longo para outro artigo do TechRepublic, https://www.techrepublic.com/article/how-to-create-a-long-dash-in-google-docs/, o sistema conta o link como 6 palavras. Se você tiver um documento com vários links longos exibidos na íntegra, saiba que a contagem de palavras atual do sistema pode ser maior do que uma contagem manual de palavras pode indicar.

Lendo estimativas com base na contagem de palavras

Se você verificar a contagem de palavras, também poderá estimar o tempo de leitura. Uma regra geral de estimativa é assumir que um adulto médio lerá aproximadamente 250 palavras por minuto, portanto, um documento padrão de 1.000 palavras, por exemplo, pode levar cerca de quatro minutos para ser lido.

A velocidade de leitura pode variar de acordo com o conteúdo. Pode levar mais tempo para ler um texto técnico complexo cheio de termos desconhecidos do que ler uma carta simples e padrão. Pessoas diferentes lêem em velocidades diferentes; você pode ajustar sua estimativa para 200 palavras por minuto para conteúdo difícil (ou leitores menos experientes) para 300 palavras por minuto para conteúdo fácil (e leitores proficientes).

Seus pensamentos?

Como você conta palavras no Google Docs? Isso é algo que você usa principalmente em um navegador ou em um aplicativo móvel do Google Doc? A contagem de palavras exibida reflete com precisão como você contaria manualmente as palavras? Deixe-me saber nos comentários, ou no Twitter (@awolber). Se você twittar para mim, lembre-se de que você pode selecionar algum texto em um Google Doc e usar a ferramenta de contagem de palavras para garantir que a contagem de caracteres do seu texto seja menor que o limite de 280 caracteres do Twitter.



Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning