Sabe-se que cabelos suaves e cheios de movimento prevalecem na moda atual e a maioria das mulheres está procurando um alisamento perfeito. No entanto, muitas vezes elas têm como remédio constantemente sujeitar o cabelo ao calor ou tratamentos capilares prejudiciais. Por isso, conhecer os tipos de alisamento que não danificam o cabelo é essencial.

    Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os tipos de alisamento que não danificam o cabelo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

    Qual é a estrutura do cabelo?

    O cabelo é dividido em duas partes: o fio e a raiz; que são então divididos em outras áreas:

    Tipos de alisamento que não danificam o cabelo – Fio

    • Cutícula: é a camada mais externa e transparente, já que carece de pigmentação, cujo objetivo é regular a hidratação (absorção e secreção) e proteger de agressões externas.
    • Córtex: é a camada que ocupa o maior espaço na estrutura do cabelo e é responsável pela força e elasticidade do cabelo. Nele, há melanina que dá cor ao cabelo.
    • Medula: é a área mais interna do cabelo e é composta de células da córnea.

    Tipos de alisamento que não danificam o cabelo – Raiz

    • Bainha externa: é o prolongamento da epiderme para baixo que envolve o folículo piloso.
    • Bainha interna: é o envelope que separa a raiz da bainha externa.
    • Lâmpada capilar: é a parte mais volumosa da raiz do folículo. Consiste em várias camadas de células germinativas em forma de anel localizadas ao redor da papila. É responsável pelo crescimento do cabelo.
    • Papila dérmica: estrutura conjuntiva com nervos e vasos sanguíneos abundantes que alimentam o cabelo. É responsável por controlar o ciclo capilar.
    • Músculo eretor capilar: formado por fibras musculares lisas. Ao se contrair, o cabelo sobe.
    • Glândula sebácea: é responsável por produzir a gordura natural do couro cabeludo, cuja função é a hidratação e proteção do couro cabeludo.
    • Matriz: é uma área com células-tronco.

    Tipos de cabelo

    A forma e a orientação da papila dérmica determinam como será o nosso cabelo:

    • Se a papila dérmica tiver forma redonda e colocada perpendicularmente à superfície da pele, o cabelo ficará liso.
    • Se a papila dérmica for oval e/ou ligeiramente inclinada, o cabelo ficará ondulado.
    • Se a papila dérmica for plana, o cabelo ficará encaracolado.

    O cabelo também pode ser classificado de acordo com o grau de emulsão das glândulas sebáceas:

    • Seco: a emulsão epicutânea contém pouca gordura e pouca água. O cabelo é áspero e quebradiço.
    • Normal: a emulsão epicutânea está equilibrada. O cabelo é brilhante, macio e aveludado.
    • Oleoso: a emulsão epicutânea contém muita gordura. O cabelo é brilhante e pegajoso.

    Composição do cabelo

    O cabelo é composto por vários tipos de proteínas, entre as quais se destaca a queratina, que representa entre 85 e 90% do peso total.

    A queratina no cabelo está fortemente ligada por três ligações químicas entre moléculas chamadas:

    • Pontes de dissulfeto (átomos de enxofre)
    • Pontes de hidrogênio
    • Pontes de sal entre um ácido e uma base

    As ligações entre moléculas de queratina determinam as propriedades do cabelo

    Pontes de hidrogênio e pontes salinas quebram, temporariamente, quando em contato com a água. É por isso que usamos água para pentear o cabelo mais confortavelmente.

    Pontes de dissulfeto quebram com o calor. Aplicando calor, podemos deformar ou quebrar as ligações dissulfeto do nosso cabelo. É por isso que secadores e chapinhas podem mudar a forma do nosso cabelo aplicando calor.

    Mas quais os tipos de alisamento que não danificam o cabelo?

    Agora que você entendeu um pouco sobre a estrutura do cabelo, vamos ver em mais detalhes quais são os melhores alisamentos para você fazer:

    Químico

    É o mais antigo de todos e consiste em aplicar no cabelo algum produto químico – geralmente um creme alcalino ou à base de parceiro ou hidróxido de cálcio – que quebra as cutículas, as ligações proteicas que mantêm a forma do cabelo e o cabelo ‘relaxa’. 

    Para manter o cabelo liso, depois de aplicar o produto, o cabelo é alisado várias vezes. Este tratamento é muito agressivo e só é recomendado fazê-lo em profissionais qualificados, embora também seja o mais permanente de todos, e só será necessário retocar o cabelo à medida que cresce. 

    Além disso, após o tratamento, será necessário cuidar especialmente do cabelo, não o lavar por vários dias e não realizar outros tratamentos agressivos, como colorações, já que o cabelo pode ficar muito enfraquecido. É indicado para cabelos crespos.

    Japonês

    É muito semelhante ao anterior, porque a base é a mesma: aplique produtos químicos – geralmente com tioglicolato de amônio e queratina – nos cabelos para que ‘quebrem’ e modificam a estrutura do cabelo alisando-o. 

    Além da aplicação deste coquetel de produtos químicos, ele deve ser combinado com um tratamento térmico para que o cabelo fixe sua nova estrutura com um neutralizador com peróxido de hidrogênio. 

    É menos agressivo do que o anterior e, embora também seja permanente, para mantê-lo perfeitamente suave, o tratamento deve ser repetido ou retocado a cada quatro ou seis meses. 

    Nos dias seguintes, o cabelo exigirá algumas precauções para manter o alisamento, como não lavar o cabelo dentro de 48 ou 72 horas, não estar em contato com a umidade, entre outras coisas. 

    Também não é recomendado em com colorações, muito finos ou danificados. 

    Com queratina

    É o alisamento menos permanente dos três, mas também o menos prejudicial ao cabelo e o mais econômico. Além disso, seu acabamento é mais natural e deixa o cabelo mais maleável para realizar outros tipos de penteados. 

    Ao contrário dos dois anteriores, ele não ‘quebra’ a estrutura do cabelo, mas introduz queratina hidrolisada, que suaviza o cabelo enquanto minimiza o frizz e reestrutura o cabelo recuperando-o de qualquer tipo de dano causado por corantes ou pelo secador. 

    Geralmente dura cerca de três meses e é indicado especialmente para cabelos crespos e/ou ondulados, mas é ineficaz para cabelos cacheados e também não é recomendado em cabelos muito finos. 

    Pode ser usado em cabelos com colorações ou danificados – na verdade, até os repara – e é mais barato do que os anteriores. 

    Além de durar menos, uma de suas maiores desvantagens é que ele contém formaldeído, um composto altamente tóxico quando inalado. 

    Quais funções têm um tratamento de alisamento?

    Tratamentos de alisamento servem para combater o frizz, alcançando um cabelo suave, brilhante, forte e hidratado. Eles são compostos por uma fórmula que ativa uma memória térmica quando o calor é aplicado. 

    Portanto, se você realizar este tratamento com frequência, melhora progressivamente o resultado da suavização, alcançando mais flexibilidade e movimento em seu cabelo.

    Além disso, dependendo do seu tipo de cabelo e do tratamento de alisamento que você precisa, você pode obter mais força em seu cabelo graças aos seus ingredientes nutritivos. 

    No entanto, são tratamentos semipermanentes que acabam desaparecendo após alguns meses e não é recomendado fazê-lo mais de uma ou duas vezes por ano.

    Além disso, é preciso deixar claro que existem produtos que podem ser comprados na internet ou na farmácia que podem ser aplicados em casa. O resultado não é o mesmo, mas pode resolver seu problema.

    Gostou de saber mais sobre os tipos de alisamento que não danificam o cabelo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

     

    Veja também -> Qual é o melhor celular da Motorola? Saiba como escolher!

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira