Estamos de volta com mais uma edição do Relatório de Desempenho de Posts (RDP) — uma série onde analisamos publicações e campanhas nas redes sociais que nos inspiram e explicamos o que as torna tão especiais. Aqui, não falamos só sobre como a execução criativa é perfeita, mas também sobre como isso impacta os negócios.

    Neste mês, vamos destacar marcas que usam o marketing de influenciadores para moldar suas estratégias além do conteúdo social, o que resulta em crescimento sustentável. É amplamente sabido que influenciadores ajudam na conscientização, e uma pesquisa de 2025 revelou que as equipes sociais acreditam que o marketing de influenciadores gera receita. Para aproveitar essa oportunidade, mais da metade das equipes de marketing planeja ampliar suas parcerias com influenciadores neste ano.

    Enquanto fazem isso, as equipes devem pensar no papel dos influenciadores na estratégia de marketing como um todo. Segundo um relatório de 2024 sobre marketing de influenciadores, 80% dos consumidores afirmam que estão mais dispostos a comprar de marcas que colaboram com influenciadores em eventos presenciais, viagens de marca ou campanhas publicitárias em várias plataformas.

    Essas marcas mostram o que é preciso para criar estratégias de influenciadores memoráveis e podem servir de inspiração para suas parcerias.

    Dick’s Sporting Goods: O time Varsity se une a promoções nas lojas

    A Dick’s Sporting Goods apoia atletas de todas as modalidades em busca de realizar seus sonhos. Essa loja americana de materiais esportivos oferece de tudo, desde tacos de golfe até tênis de corrida e caiaques, além de um atendimento personalizado diferenciado nas lojas.

    A marca sempre busca novas formas de melhorar a experiência nas lojas, como ao expandir a equipe chamada Dick’s Varsity Team. Essa equipe é formada por jovens influenciadores que criam conteúdo social que a marca compartilha em seus canais. As parcerias vão além do conteúdo padrão, já que a Dick’s também usa membros do Varsity Team em campanhas publicitárias, vídeos e em sinalizações nas lojas.

    Com o Varsity Team, a Dick’s conecta o apelo dos influenciadores à cultura online na experiência real da marca. A continuidade entre o conteúdo digital e as visuais nas lojas fortalece a identidade da marca e atrai clientes para as lojas físicas.

    Essas parcerias fazem parte de uma estratégia maior para inovar nos pontos de venda. Em um momento onde muitas lojas estão fechando, a Dick’s está se expandindo e introduzindo recursos como paredes de escalada e campos de grama sintética. Executivos da Dick’s citaram a experiência de compra omnichannel e os investimentos em recursos nas lojas como fatores que contribuíram para seu desempenho financeiro melhor do que o esperado em 2024.

    A estratégia: Colaborar com influenciadores e criadores em promoções nas lojas é uma forma de transformar suas locações físicas em destinos e fortalecer a identidade da marca em diferentes canais. Inspire-se na Dick’s e expanda suas parcerias com influenciadores além do conteúdo digital.

    Blueland: Black Forager lidera o desenvolvimento de produtos

    A Blueland cria produtos de limpeza ecológicos. Ao invés de plástico descartável e ingredientes desconhecidos, a marca vende garrafas de vidro reutilizáveis, comprimidos e pós, que fazem o trabalho sem prejudicar o planeta ou a saúde.

    Para o lançamento recente de sabonetes líquidos, eles se uniram a Alexis Nikole, conhecida nas redes sociais como Black Forager. Ela compartilha conteúdo sobre colheitas, receitas veganas e ciência ambiental para quase 8 milhões de seguidores.

    Para essa nova linha de sabonetes, a marca trabalhou de perto com Alexis para desenvolver fragrâncias inspiradas na natureza, como ela explicou em seu vídeo sobre a colaboração. Os comentários foram muito positivos, e o post recebeu quase 30 mil curtidas. A primeira parceria entre Alexis e Blueland em 2024 esgotou rapidamente, tornando essa nova linha muito aguardada.

    A estratégia: Essa colaboração faz parte da estratégia de longo prazo da Blueland de trabalhar com influenciadores e criadores para amplificar sua missão. O segredo das parcerias de sucesso tem sido encontrar influenciadores que compartilhem os mesmos valores, resultando em colaborações genuínas. Na hora de escolher influenciadores para co-criar produtos, siga o exemplo da Blueland.

    Deliveroo: Tom Gilbey oferece serviço de sommelier no Dia dos Namorados

    A Deliveroo é uma empresa de entrega de comida online no Reino Unido com um modelo que já se provou eficaz. Os clientes fazem pedidos pelo site ou app, e um entregador leva a comida. Mas eles também gostam de surpreender os clientes com concursos divertidos, como a mais recente parceria com um influenciador.

    Neste Dia dos Namorados, a Deliveroo juntou-se ao famoso sommelier da internet, Tom Gilbey. Com mais de 32 anos de experiência, Gilbey traz seu conhecimento para centenas de milhares de seguidores nas redes sociais de forma descontraída. A Deliveroo desafiou Gilbey a oferecer um serviço de sommelier privado para três sortudos, algo que ele estava mais do que preparado para fazer.

    Os clientes se inscreveram para o concurso online, e a Deliveroo pagou as refeições das três pessoas escolhidas. Quando ele (e a comida) chegaram, Tom ofereceu três diferentes opções de vinhos para harmonização, e os premiados puderam ficar com a garrafa que mais gostaram.

    Essa promoção foi muito bem recebida, especialmente considerando a recente reinvestimento estratégico da Deliveroo no mercado britânico, ajudando a fidelizar clientes e alcançar novos públicos.

    A estratégia: O marketing de influenciadores e as ações de engajamento com clientes costumam ser vistos como opostos (por exemplo, se você fizer uma viagem com influenciadores, pode alienar seus clientes normais). Mas a Deliveroo encontrou uma maneira inteligente de unir as duas ideias. Ao planejar sua próxima campanha com influenciadores, pense fora da caixa típica e busque formas de envolver tanto influenciadores quanto clientes.

    PGA Tour: O Creator Classic retorna

    A PGA é a organizadora dos torneios profissionais de golfe na América do Norte. Às vésperas do famoso torneio, The Players Championship, a PGA trouxe de volta um evento muito querido — o Creator Classic.

    Um dia antes de lendas do golfe como Rory McIlroy pisarem no campo, criadores de conteúdo como Nick “Fat Perez” Stubbe, Gabby “Golf Girl” DeGasperis e Tisha Alyn tiveram a chance de experimentar o campo. O evento de oito buracos foi transmitido pelo YouTube, ESPN+ e os canais FAST da PGA Tour. Os criadores também produziram conteúdo de suas perspectivas antes, durante e depois do evento.

    Quando a PGA apresentou o primeiro Creator Classic em agosto passado, fãs tanto dos criadores quanto do golfe ficaram empolgados. O torneio representa uma nova era do golfe — uma onde influenciadores são essenciais para atrair novos espectadores, e seu endosse pode transformar seguidores em fãs de longa data.

    O sucesso do primeiro Creator Classic levou a PGA a introduzir uma série completa de eventos durante a temporada com criadores. Como disse Chris Wendell, vice-presidente sênior de mídia da PGA Tour, “A PGA Tour está focada em proporcionar conteúdo e experiências únicas para nosso público diverso e em crescimento, amplificando as vozes de nossos criadores participantes”.

    A estratégia: As marcas conhecem bem a ideia de transformar eventos da vida real em engajamento online. Mas que tal tentar o contrário também? Siga o exemplo da PGA e organize eventos liderados por criadores online, transmitindo-os em plataformas tradicionais e sociais. Essa abordagem promove a sinergia entre os espaços digital e real.

    Estée Lauder: Apresentando o Global Sleep Advisor

    A Estée Lauder é uma marca de cosméticos de luxo com produtos que têm fãs por todo lugar. Suas ofertas clássicas são itens básicas nas rotinas de cuidados de muitas pessoas e influenciadores. Recentemente, a empresa tem se esforçado para alcançar públicos mais jovens e diversos, como as mulheres fãs da NFL.

    Para apoiar essa expansão, a Estée Lauder apostou em parcerias com influenciadores e criadores. Em uma movimentação recente, nomearam o Dr. Matthew Walker como “Global Sleep Advisor”. Walker é um autor renomado, professor e criador que tem uma grande quantidade de seguidores e muitos conhecimentos sobre pesquisa do sono, sendo ideal para a campanha de Advanced Night Repair.

    A campanha traz conteúdo de “medutainment”, que combina educação médica com entretenimento. Nos posts da campanha, Walker foca em dicas que os seguidores podem aplicar em casa para melhorar a qualidade do seu sono e saúde geral.

    A estratégia: A campanha da Estée Lauder ilustra como pensar fora da caixa pode ajudar suas campanhas com influenciadores a receberem a atenção certa. Uma marca de beleza normalmente colaboraria com criadores de beleza, moda ou estilo de vida. Mas ao se unir a um parceiro inesperado, a Estée Lauder conseguiu se destacar. Essa abordagem pode ser explorada por muitas marcas, principalmente aquelas em indústrias reguladas.

    Destaque de premiação: Amelia Dimoldenburg foi correspondente oficial do Oscar

    Amelia Dimoldenburg, criadora e apresentadora da série no YouTube chamada Chicken Shop Date, foi escolhida como correspondente oficial do tapete vermelho da 97ª cerimônia do Oscar. O Oscar é o evento que celebra as melhores realizações do cinema todos os anos e é considerado a grande noite da temporada.

    Esta não foi a primeira vez de Dimoldenburg como apresentadora em tapetes vermelhos, ela já ocupou o cargo na 96ª edição. Também não foi a primeira vez que um criador da internet assumiu a função — Emma Chamberlain fez uma aparição famosa como correspondente especial no Met Gala em 2021.

    O que diferencia este ano é que as relações de Dimoldenburg com os astros de Hollywood estão bem estabelecidas. O jeito espirituoso da apresentadora destaca como a mídia evoluiu. Várias das celebridades presentes já participaram do seu programa e, sem dúvida, muitas outras participarão no futuro.

    Há poucos anos, influenciadores nem eram convidados para grandes eventos. Hoje, eles estão frequentemente em tapetes vermelhos, eventos de gala e têm acesso em coletivas de imprensa na Casa Branca.

    A estratégia: Influenciadores são figuras de mídia legítimas. Não há dúvida. Eles desempenham um papel crucial em nosso ecossistema de mídia atual e ajudam a democratizar o acesso a eventos importantes. Utilize isso a seu favor enviando um correspondente social da sua marca para cobrir um evento cultural próximo, inserindo seu nome na conversa.

    O potencial do marketing de influenciadores vai além do mundo online

    Esse é o encerramento da edição deste mês do RDP. Fique ligado para o próximo mês, quando vamos focar em marcas de saúde liderando o caminho em indústrias altamente reguladas nas redes sociais. Enquanto isso, lembre-se dos principais aprendizados:

    Principais lições do Relatório de Desempenho de Posts

    • Influenciadores ajudam a criar uma integração fluida entre o online e o físico. Marcas que aproveitam essa sinergia fortalecem o engajamento e a identidade da marca.

    • Marcas e influenciadores precisam compartilhar valores para que suas parcerias pareçam autênticas. É fundamental que os consumidores acreditem que os influenciadores realmente usam seu produto e apoiam sua missão.

    • Influenciadores desempenham um papel crucial nas ações de RP e na mídia tradicional — não apenas no mundo social. Personalidades que nasceram nas redes agora são essenciais para eventos de destaque.

    E se você ver um post ou campanha social que merece destaque, marque a gente e use #RelatorioPerformancePost para que sua ideia seja incluída em um futuro artigo.

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