Se você está pensando em morar em Portugal com filhos, é importante considerar uma série de fatores, principalmente no caso de filhos pequenos.
Qualquer mudança, especialmente para um país estrangeiro, requer muito planejamento e buscar o máximo de informações sobre o país.
Como são as escolas? Quais locais mais seguros para morar? Como funciona o sistema de saúde?
Essas e outras perguntas você deve se fazer, de forma a garantir a melhor qualidade de vida e conforto para seus filhos.
Mas não se preocupe! Continue a leitura que vamos tirar suas principais dúvidas, e assim, você pode avaliar a viabilidade ou não da mudança!
Morar em Portugal com filhos
Uma coisa é se mudar para outro país sozinho, outra coisa é se mudar com os filhos.
O primeiro passo para morar em Portugal com filhos é tirar o visto d6 Portugal, também chamado de reagrupamento familiar, que serve para que os familiares do portador desse visto também possam morar em Portugal.
Portanto, se você está pretendendo se mudar para Portugal com seus filhos, reunimos aqui as perguntas mais frequentes, e com certeza, você vai encontrar a resposta que procura:
Como são as escolas?
O ensino é de alta qualidade, e você encontra escolas públicas ou privadas.
Diferentemente do Brasil, as escolas públicas não são totalmente gratuitas, cujo valor está atrelado à renda familiar da família.
Até os 3 anos, o ensino não é obrigatório. E a partir dessa idade, é necessário realizar a inscrição nos chamados Agrupamentos de Escolas, mas não existe nenhuma dificuldade em conseguir uma vaga.
Sistema de saúde como funciona?
Até os 18 anos, você não terá nenhum gasto com saúde, e após essa fase, o valor dos procedimentos é fixado.
Para ter acesso aos hospitais públicos, você precisa tirar o número de utente para cada membro da família, e terá à disposição um médico de família.
Quanto aos valores dos procedimentos, são muito acessíveis, e em casos de determinadas doenças, como diabetes, você não precisa pagar pelos remédios.
Portugal é um país seguro?
Um dos principais motivos para morar em Portugal é devido à segurança.
Saiba que Portugal é considerado o 3º país mais seguro do mundo.
No caso de morar com os filhos, uma boa alternativa é optar pelas cidades do interior, pois além da segurança, seus filhos terão uma melhor qualidade de vida.
Meu filho vai ter dificuldade em se adaptar à língua?
Quanto mais novas, mais fácil será para as crianças se adaptarem e aprenderem um novo idioma.
Isso não significa que no caso de crianças maiores, esse processo será difícil.
É claro que até se acostumarem com novos costumes e uma outra cultura, pode levar um tempo, mas nada que não possa ser superado.
Conclusão
Então, vale ou não a pena morar em Portugal com filhos?
O ideal é que você já tenha um trabalho em vista, pois se mudar para um país estrangeiro com filhos sem emprego, é muito complicado.
Uma ideia é você se mudar primeiro, deixar tudo organizado e depois trazer sua família.
Dessa forma, assim que chegarem, já encontrarão toda a infraestrutura que precisam para encarar esse novo desafio com conforto e segurança!