É provável que os carrinhos abandonados estejam causando a decaída dos lucros da sua empresa. Isso acontece por muitos motivos, seja porque o cliente encontrou um frete mais caro do que imaginava ou apenas porque o prazo de entrega para a sua região é bem mais longo do que gostaria.

    Com apenas algumas modificações nas estratégias adotadas pelo seu e-commerce, há como ampliar os lucros e fazer com que cada vez mais clientes recorram aos seus serviços para adquirir itens. 

    Neste artigo, conheça tudo sobre o abandono de carrinhos e como a situação pode ser revertida.

    Como recuperar carrinhos abandonados

    Recuperar os carrinhos abandonados é indispensável para que o seu negócio possa se expandir e ampliar a credibilidade. Com alguns ajustes, as possibilidades de ter mais clientes e realizar uma divulgação orgânica acabam crescendo e se tornando viáveis para tornar o negócio reconhecido.

    Dentre os principais motivos para fazer a recuperação, temos:

    1. Maior integração de clientes e empresas;
    2. Ampliação das estratégias de marketing da empresa;
    3. Ampliação da confiabilidade e da reputação do e-commerce;
    4. Aumento da lucratividade;
    5. Aumento da conversão de visitantes em clientes.

    Abaixo, listamos alguns pontos que podem ajudar na recuperação dos carrinhos e na conversão de novos clientes para expandir as possibilidades do e-commerce.

    Resolva a falta de confiança no pagamento

    Um dos pontos que deve ser amplamente trabalhado para evitar o abandono dos carrinhos é resolver, de uma vez por todas, a falta de confiança em relação à forma de pagamento. Muitos clientes acabam sentindo medo de perder os seus dados e tê-los vazados em locais de pouca segurança virtual.

    Sendo assim, o mais adequado é adquirir algumas certificações e garantias de segurança para que a loja virtual seja vista de maneira confiável e ninguém fique apreensivo na hora de finalizar uma compra. As provas sociais também poderão ser utilizadas para ampliar a confiabilidade do site ou da plataforma.

    Reduza as etapas do processo de compra

    Para evitar os carrinhos abandonados, o ideal é começar a reduzir as etapas do processo de compra. Muitas etapas envolvidas na hora de finalizar o pedido podem deixar o cliente desestimulado e fazer com que ele procure outra loja para fazer suas compras. O ideal é reduzir a quantidade de páginas até chegar à finalização do pagamento.

    Também há os casos onde algumas etapas acabam tornando o processo bem mais complicado do que ele realmente deveria ser. Isso faz com que os clientes se sintam entediados e encontrem dificuldades onde não deveria existir. O mais importante é adicionar estratégias de neuromarketing na hora de fazer o checkout da compra.

    Você sabe o que é jornada de compra?

    A jornada de compra é vista como todo o caminho que o cliente em potencial vai percorrer até que finalize a sua compra. Todas as etapas enfrentadas pelos compradores são essenciais para traçar um perfil, bem como para identificar facilidades e dificuldades em potencial de um site em específico.

    É importante criar uma jornada de compra cômoda para que os clientes se sintam à vontade dentro da plataforma. Utilizar uma menor quantidade de formulários e solicitar apenas informações de extrema relevância para o contato são algumas das estratégias para melhorar o desempenho das vendas.

    O ideal é que a jornada de compra seja capaz de mapear em qual etapa cada um dos Leads se enquadra. Essa ação fará com que o número de carrinhos abandonados seja reduzido drasticamente. Cada persona terá a sua individualidade e estará em um estágio e em uma maturidade diferentes.

    Jornada de compra: benefícios e como fazer

    Existem muitos benefícios por trás da implementação de uma jornada de compra. Eles precisam ser destacados para que as empresas se atentem aos pontos fortes com os quais podem trabalhar e como eles irão fortalecer o negócio, convertendo “cliques” em clientes reais.

    Dentre os principais benefícios, é possível mencionar:

    • Facilidade na identificação do momento da venda;
    • Relacionamento sólido e estável com os clientes;
    • Redução do tempo de negociação e crescimento da produtividade;
    • Organização e adoção de estratégias eficientes.

    Todas essas vantagens estão diretamente ligadas com a possibilidade de reduzir o número de carrinhos abandonados. Quando o cliente é observado e suas ações são levadas em consideração pelas estratégias da empresa, fica muito mais fácil propor caminhos assertivos para que uma aquisição seja levada até o fim.

    Como fazer jornada de compra

    Para que a jornada de compra possa ser efetuada, é necessário que as empresas estejam atentas aos seguintes tópicos:

    • Reconhecimento do problema: neste momento, a loja consegue identificar qual é o principal problema de seu cliente. Essa simples identificação conseguirá fazer com que a empresa traga a solução esperada;
    • Aprendizado e descoberta: o aprendizado e descoberta é uma etapa que abrange vários conteúdos para as pessoas que estão na base do funil de vendas. Por meio de e-books, posts e webinar se torna possível dar um direcionamento ao consumidor;
    • Consideração da solução: há, também, a consideração da solução, onde as empresas não apenas vão compreender as necessidades dos consumidores, mas também se preocupam em entregar a eles o que eles desejam;
    • Decisão de compra: por fim, a decisão de compra. Para ajudar o consumidor a chegar a etapa final do consumo, há a possibilidade de oferecer testes de materiais gratuitos ou comparativos para que estejam abertos às novidades e às compras naquele e-commerce.

    Sem dúvida alguma, os carrinhos abandonados podem ser um problema resolvido pela sua empresa, desde que as estratégias corretas sejam aplicadas. Para isso, conte com a Etag Digital e seus serviços de tecnologia para ampliar o desempenho do e-commerce!

    Leia também: Como aumentar suas vendas de e-commerce com marketing digital

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira