É intolerante à lactose e não quer mais passar vontade com os doces? Confira essas 3 receitas e se delicie sem preocupação!

    Quem sofre de intolerância à lactose sabe o quanto é difícil encontrar um lugar fora de casa para comer um docinho. Em geral, a melhor opção é passar vontade. É uma condição que incapacita parcial ou completamente a digestão do açúcar do leite e seus derivados, a lactose. 

    O resultado depois da ingestão podem ser problemas intestinais, cólicas, diarreias e a sensação de estar com o estômago supercheio. A intensidade desses sintomas varia de acordo com o nível de intolerância.

    Obviamente, hoje existem muitos produtos para os intolerantes não morrerem de vontade de comer doces, como o leite condensado sem lactose, por exemplo. Um ingrediente que pode substituir o convencional, usado como base para a maioria das receitas de sobremesas. Então, para que você coma bem sem ficar mal, separamos 3 receitas doces para pessoas intolerantes à lactose. Confira!

    Brigadeiro sem lactose

    Somos brasileiros, e, quando se trata de doce, o brigadeiro é o queridinho da nação, todo mundo ama. Por isso, não podíamos começar com outra receita. É um brigadeiro comum, a única diferença é a substituição do leite condensado normal pelo sem lactose

    Veja os ingredientes:

    • 1 lata/caixinha de leite condensado sem lactose;
    • 1 colher de margarina ou manteiga;
    • 2 colheres de achocolatado em pó ou 1 de achocolatado e 1 de cacau em pó.

    O preparo é simples. Coloque o leite condensado e a manteiga na panela. Depois que a manteiga derreter, misture os ingredientes em pó e cozinhe em fogo médio até começar a desgrudar do fundo da panela. Agora é só despejar num prato, esperar esfriar e se acabar no brigadeiro.

    3 receitas de doces para pessoas intolerantes à lactose
    3 receitas de doces para pessoas intolerantes à lactose

    Sorvete de morango sem lactose

    O próximo verão promete ser intenso. Para enfrentá-lo, será preciso se refrescar. O que acha de um sorvete de morango sem lactose para aliviar o calor?

    Ingredientes:

    • 2 ½ caixas de morangos;
    • 200 ml de leite sem lactose;
    • ½ xícara de açúcar (pode ser o de sua preferência: orgânico, demerara, mascavo etc.).

    O preparo é simples, mas demorado. Antes de começar, lave os morangos e corte-os na metade (de pé). Bata no liquidificador metade do leite e 2 caixas de morangos até se tornarem uma mistura homogênea. Depois disso, misture o açúcar com o restante do leite em uma panela e ferva até formar uma calda fina. Reserve a calda.

    O próximo passo é colocar a mistura de morango e leite na batedeira, bater e ir adicionando a calda aos poucos. Bata tudo até esfriar e leve ao congelador até endurecer (+ ou – 4 horas).

    Quando a mistura estiver dura, leve para a batedeira novamente e bata até virar um creme. Repita esse processo mais 3 vezes. Na última delas, adicione o restante dos morangos cortados ao meio.

    Mousse de chocolate sem lactose

    Para finalizar, separamos essa delícia de receita que, além de levá-lo às alturas com o sabor, vai lhe dar uma carga extra de energia: a mousse de chocolate sem lactose. O grande segredo dessa receita é o abacate como base para a gordura e a espessura da mousse.

    Confira os ingredientes:

    • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
    • 1 abacate bem maduro;
    • 4 colheres de sopa de leite condensado sem lactose (teste o sabor enquanto mistura e adicione mais, se achar necessário);
    • 1 colher de chá de essência de baunilha;
    • 1 pitada de canela (não coloque muita para evitar que o sabor da canela sobressaia nos outros ingredientes).

    Como qualquer mousse, o preparo consiste em adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater tudo muito bem, até se tornar um creme aveludado. Se quiser imprimir um sabor mais exótico e perfumado, raspe uma casca inteira de laranja ou limão-siciliano e misture suavemente com uma colher após bater a mousse. Depois, é só levar para a geladeira durante 2 horas e se deliciar.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira