Financiamento de imóveis direto com a construtora

financiamento-imoveis-direto-construtora

O imovel próprio é o sonho de muitos brasileiro e muito por isso, nada mais natural que apareçam dúvidas na hora de fazer o financiamento de imóveis direto com a construtora. Afinal, vale a pena?

Quando vamos comprar um imóvel a maior preocupação das pessoas em geral é como vou pagar pelo imóvel, assim começa uma busca incessante de descobrir as melhores taxas e os melhores financiamentos possível para que se possa obter aquele imóvel. 

Hoje vamos falar a respeito do financiamento imobiliário direto com a construtora, uma alternativa para aqueles que querem evitar financiamento bancário para não pagar juros altíssimos e sobrar dinheiro para remodelações e decorações do imóvel depois.

Adquirir imóveis direto com a construtora é seguro?

Uma pergunta muito frequente quando vamos financiar imóvel direto com a construtora é, será seguro financiar o imóvel dessa forma? 

Uma coisa tem que ser deixada clara antes de tentarmos responder essa pergunta é muito mais arriscado para a loteadora quando realiza o financiamento do que é para o comprador pois você já está ocupando o imóvel e se porventura não pagar as contas, a construtora pode ter uma dificuldade para reaver o imóvel. 

Na busca de ter um pouco mais de segurança quando for realizar o financiamento a imobiliária pode fazer uma alienação fiduciária, dessa forma o próprio imóvel seria a garantia para o pagamento da dívida, essa é uma forma dela se proteger o que é a mesma coisa que os bancos fazem, quando propõem o financiamento. 

Veja também Como comprar um imóvel rápido?

Vantagens de financiar imóveis direto com a construtora

Ainda assim, financiar o imóvel direto com a imobiliária tem algumas vantagens que os bancos não tem como por exemplo ela exigem menos para aprovação do crédito, assim poderá usufruir esse imóvel com mais facilidade. 

Os  bancos têm que  seguir regulações internacionais que acabam sendo mais burocráticas para que ocorra a avaliação dos créditos. 

Outra vantagem é que os bancos no começo do anos 90 aceitavam a comprovação de renda de forma informal, era necessário apenas demonstrar suas transações e isso seria o bastante para o consentimento de crédito, mas hoje isso não acontece mais, já as construtoras ainda aderem a essa prática. 

Assim, para vendedores que têm uma boa movimentação bancária é mais fácil a obtenção de crédito. Lembre-se o negócio principal da construtora e loteadora é vender imóveis, logo o objetivo deles é facilitar o máximo possível para que a compra seja efetivada.

Por fim, com as construtoras se tem uma maior proximidade, dessa forma quando vai negociar diretamente com eles, tem mais liberdade para fazer propostas, pagar de diferentes maneiras. Não precisa seguir o rigor e as regras dos bancos. 

Desvantagens de adquirir imóveis direto com a construtora

Por outro lado, financiar imóvel direto com a imobiliária tem algumas desvantagens e são pontos que você deve estar atento, fique de olho no índice de correção do saldo devedor. 

A taxa de juros é fixa com correção IGPM esse índice tem uma flutuação muito maior do que o IPCA que é normalmente utilizado pelos bancos. Veja se o índice é mais favorável ou menos favorável. 

Outra desvantagem é a falta de diversidade de produtos de financiamento. É a maneira de como esse compromisso vai ser concretizado. 

Existem muitas construtoras que vendem isso em contrato de gaveta, ou seja, não tem um instrumento jurídico forte que prove que o imóvel vai ser seu. 

Assim a dica é busque construtoras que tenham solidez no mercado, assim toda a documentação vai estar certa e te passa uma segurança.  

Faça uma comparação das taxas de financiamentos apresentadas pelos bancos e pela construtora. 

Atualmente com a taxa SELIC baixa o financiamento pelos bancos pode ser uma boa ideia, no entanto, se você quiser a aprovação de crédito de forma rápida para que possa morar no imóvel o mais rápido possível, talvez um financiamento direto com a construtora seja uma ideia interessante.

Não deixe de conferir nossos últimos artigos e comentar o que achou do texto sobre imóveis direto com a construtora.

 

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning