Vai reformar? Saiba como transformar o seu projeto em algo sustentável

saiba-como-transformar-projeto-sustentavel

Um projeto sustentável é aquele que prioriza o meio ambiente, mas não necessariamente deixa de lado toda a importância do conforto e do bem-estar dos moradores. Atualmente, a sustentabilidade é um conceito em alta, que visa ampliar a relação entre o ser humano e a natureza que precisa ser preservada dia após dia.

Muitas empresas têm pensado nesse tipo de projeto como algo a longo prazo. Instalar placas solares, por exemplo, oferece um retorno um pouco demorado, mas que vale a pena tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Por isso, conheça algumas formas de reformar a sua casa e garantir um projeto seguro.

Pense sobre a utilização de tijolos ecológicos

Você já parou para pensar que o seu projeto sustentável de reforma poderia contar com os tijolos ecológicos? Além de ser uma maneira de reduzir os impactos relacionados ao meio ambiente, você ainda poderá garantir uma grande economia para o seu bolso, pois o material sai bem mais barato do que os convencionais.

Outro ponto muito importante sobre os tijolos ecológicos é que eles permitem uma ampla circulação do ar no meio ambiente, além de proporcionar um excelente isolamento acústico. Então, para quem quer conviver sem o barulho das grandes cidades, já é possível investir nesse projeto.

Instale placas solares no telhado

Atualmente, as soluções sustentáveis estão ficando cada vez mais acessíveis para a população. As placas de energia solar são apenas alguns exemplos de como isso pode tomar novas proporções. A luz do sol é um recurso inesgotável e que fica disponível por muitas horas ao longo de um mesmo dia.

Dessa maneira, é importante que esse consumo seja feito de maneira consciente para garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores. Considere colocar, em sua reforma, essas placas solares. Mesmo que seja um investimento caro de início, a economia de energia a longo prazo consegue superar esse fator.

Além disso, lembre-se que você poderá utilizar a luz do sol em outras ocasiões, também. Abrir as janelas pela manhã e à tarde poderá permitir que a luz natural entre e, consequentemente, ofereça uma melhor iluminação para a sua casa. Use o sol para secar as suas roupas e evitar a utilização de energia elétrica.

Crie um espaço verde na parte externa da casa

Quer ter um projeto sustentável durante a sua reforma? Então está na hora de criar um espaço verde. As plantas não são apenas itens decorativos, pois elas também exercem uma função sustentável no meio ambiente: trazer oxigênio. Isso pode melhorar o ar na parte externa da sua casa.

Outro ponto muito importante é que os restos de lixo orgânico da sua casa podem ser facilmente transformados em adubo para as suas plantas. Independente de morar em apartamentos ou em casas, as companhias desse tipo de item podem acabar favorecendo o ambiente e tornando tudo mais pacífico.

Instale toldos e brises

Os toldos e brises serão itens fundamentais para colaborar diretamente com a iluminação da sua casa após a reforma. Eles também ajudam a promover um maior aquecimento, principalmente em localidades onde o frio é um problema constante. Além disso, eles também conseguem evitar o superaquecimento em dias onde o calor surge com força.

Para se ter uma ideia, o ar-condicionado é um dos itens com maior índice de consumo de energia. Então, porque não começar a investir em algo natural e que seja capaz de substituir esse aparelho? Ao fazer a sua reforma, comece a pensar na possibilidade desses dois itens.

Leia também: Faça uma mudança em sua vida com essas dicas de melhoria da casa

Tenha um sistema para aproveitar a água das chuvas

Em um projeto sustentável, não poderia faltar o aproveitamento das águas das chuvas. Em regiões onde é muito comum ver a chuva caindo, esse planejamento pode ser essencial e economizar muito na sua conta. O projeto serve para quem está construindo ou reformando em qualquer época do ano.

Para que a otimização seja feita da maneira mais adequada possível, será preciso construir um sistema completo com capacidade de captação de água, bem como filtragem e armazenamento. É necessário, também, lembrar que essa água não será própria para consumo, mas sim para lavar a casa ou as roupas.

Tome cuidado com o sistema de iluminação

Por fim, ainda temos um ponto muito importante: os gastos de energia. Poucas pessoas se atentam ao fato de que, para produzir energia elétrica, é necessário gastar água. Sendo assim, quanto menos acendermos as luzes em momentos onde ela não é mais necessária, melhor, pois preserva dois recursos relevantes.

Se você está fazendo um projeto sustentável ao reformar a sua casa, saiba que as melhores opções para economizar energia e reduzir os impactos ambientais são as lâmpadas de LED. A economia dos itens pode chegar a até 80% na conta de luz, oferecendo uma vida útil ainda maior.

Quer saber como produzir seus próprios tijolos ecologicamente corretos e economizar muito? Venha conhecer a Eco Máquinas. Somos líderes em vendas de máquinas e prensas para fabricação de tijolos ecológicos!

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning