O que considerar na hora de escolher a oficina de seu carro?

escolher-oficina-carro

Ter uma oficina mecânica de confiança é de grande valor para aqueles que prezam por um bom funcionamento do automóvel, qualidade e maior durabilidade. Afinal, ainda que você cuide do carro, mais cedo ou mais tarde será necessário realizar uma revisão ou fazer algum reparo. No entanto, encontrar a empresa ideal não é uma tarefa fácil, principalmente se você não conhece alguém para indicar uma opção de confiança. 

É muito importante escolher a oficina com cuidado, considerando diversos fatores além do preço em si. Isso porque, como diz o velho ditado: o barato pode sair caro. Então, pensando nisso e em como podemos te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes sobre o que considerar na hora de escolher a oficina para seu carro. Vamos lá?

Avalie a reputação da empresa

A primeira dica é que você procure saber sobre a reputação da empresa. Para isso, ligue ao Procon para verificar a garantia que ela apresenta ou se possui algum registro de reclamação. Além disso, busque saber sobre a regularidade da oficina, excluindo qualquer opção que opere de forma clandestina. Se a empresa for presente nas redes sociais ou em mecanismos de busca, é possível analisar as avaliações dos clientes. Dessa forma, se ela tiver mais reclamações do que elogios, é importante ficar atento. 

Compare preços

Por mais que o preço não deva ser o único ponto a ser analisado, sabemos que ele é importante. Sendo assim, faça uma pesquisa para saber qual é a média de mercado para determinados serviços. Dessa forma, será mais difícil ser enganado por uma oficina ou ainda ser levado por preços muito abaixo do praticado. É importante lembrar que pessoas desonestas estão presentes em todos os lugares e quanto mais informação você tiver, melhor será. 

Valorize o bom atendimento

Uma oficina que presta um bom atendimento merece ser valorizada, pois de nada adianta utilizar bons produtos se não oferecer suporte ao cliente ou ser mal educado. Além disso, é essencial que o consumidor tenha acesso a informações de todos os serviços de forma clara e objetiva. Afinal, imagine pagar por um trabalho que deu problema e não ter nenhum tipo de suporte com isso, ou se tiver, os funcionários serem grossos ou realizarem o serviço com má vontade. 

Peça um orçamento prévio

Antes de fechar negócio com a primeira oficina que encontrar, é importante solicitar um orçamento formal, que informe todos os serviços que serão realizados e peças utilizadas, com o valor de cada item e preço da mão de obra. Além disso, verifique se o orçamento é sem compromisso, pois assim não é preciso se comprometer em aceitá-lo de primeira e se arrepender por encontrar outra opção mais adequada às suas necessidades. 

Cheque a capacitação dos funcionários

Avaliar a capacitação dos funcionários é uma forma de deixar o cliente mais tranquilo, pois terá certeza de que o carro estará em boas mãos. Isso é ainda mais importante quando falamos de carros importados, pois esses modelos exigem cuidados diferenciados e você deve exigir esse tipo de especialização. Uma boa dica é fazer a leitura do manual do veículo, pois ajuda a saber quais itens podem necessitar de reparos, o que promove maior segurança na hora de conversar com o mecânico. 

Exija nota fiscal

É essencial que a oficina disponibilize nota fiscal para seus clientes, pois é ela quem comprova a contratação do serviço, além de especificar o tipo de reparo que foi feito e os dados do veículo. Com esse documento em mãos, você terá direito a garantia legal de 90 dias, segundo o Código de Defesa do Consumidor. 

Se algum problema não for devidamente solucionado e mesmo após os reparos, o carro continuar apresentando os mesmos defeitos, o consumidor tem direito que o serviço seja feito novamente sem nenhum custo adicional. 

Observe a estrutura e equipamentos

É importante que a oficina esteja preparada para realizar os serviços prestados, oferecendo estrutura adequada, equipamentos bem cuidados e de qualidade, ferramentas e profissionais capacitados. Tudo isso você já consegue observar na primeira visita ao espaço e pode decidir em contratar o serviço ou não. 

Verifique as certificações e documentações

Por fim, verifique se a oficina está apta a prestar os serviços, além de conferir se possui cerificações como a da IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), elaborada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e validada pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ela é um grande indicativo de qualidade em serviços dessa área.

Então, agora que você sabe o que analisar antes de escolher a oficina mecânica ideal, já pode sair em busca de uma em sua cidade. Lembre-se de considerar todos os fatores que citamos, priorizando sempre a qualidade do serviço e materiais. Dessa forma, você evita dores de cabeça e garante o melhor suporte para esse bem tão importante em seu dia a dia.

Leia também: Motos econômicas: conheça alguns modelos disponíveis no mercado

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning