A mídia social está em constante evolução – e o Instagram, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, não é exceção. É por isso que é importante manter-se atualizado com as últimas tendências. Continue lendo para saber mais sobre as tendências do Instagram 2022.

    Tendências do Instagram 2022 – Reels

    O Instagram Reels foi lançado em 2020 e lançado lentamente para todos os usuários ao longo de 2021. Essa adição de micro-vídeo ao Instagram foi criada como um concorrente do TikTok, que explodiu em popularidade.

    Inicialmente começando como clipes de 15 segundos, os rolos agora podem ter até 60 segundos de duração. Carretel gerar mais engajamento do que vídeos regulares no Instagram, comprovando sua popularidade e por que você deve adicionar esse tipo de conteúdo à sua estratégia do Instagram.

    Muitos usuários simplesmente redirecionarão o TikToks para esta plataforma, mas há muitas maneiras de aproveitar a popularidade do Reels.

    Por exemplo, veja como o Smile Direct Club trabalhou com criadora de conteúdo Kelli Erdmann para criar este carretel divertido:

    Maneiras de usar o Instagram Reels

    • Crie guias rápidos sobre como usar seus produtos ou serviços
    • Encontre um meme de tendência e adicione seu próprio toque nele
    • Faça parceria com um influenciador para compartilhar como ele usa seus produtos ou serviços

    Tendências do Instagram = Adesivo de link

    O Instagram deu um grande golpe para aqueles de nós que trabalharam com marketing digital para médicos por exemplo, tanto para ultrapassar esse limite de 10.000 seguidores com seus novos adesivos de link. Agora, os links nas histórias estão disponíveis para qualquer usuário do Instagram, até contas pessoais.

    Basta criar sua história no Instagram e tocar no ícone “Adesivos” na tela para acessar as opções de adesivos. Claro, há perguntas, enquetes, pesquisas, GIFs, música e muitos outros adesivos, mas você vai querer clicar na opção “link”. A partir daí, você colará o link de destino e colocará o adesivo onde quiser que ele apareça no adesivo.

    Maneiras de usar o adesivo de link

    • Promova produtos e serviços, enviando seguidores diretamente para suas páginas de vendas
    • Provoque um próximo evento ou webinar e link para a página de detalhes do evento
    • Compartilhe informações sobre uma postagem de blog e adicione o link para ler mais em seu blog
    • Faça com que os influenciadores vinculem diretamente aos produtos que estão promovendo

    As histórias do Instagram ficam ainda mais envolventes

    Além dos adesivos de link, o Instagram Stories tem vários outros adesivos para ajudar a envolver seus espectadores.

    Uma das opções mais recentes é o recurso “Adicione o seu”, onde você cria um prompt e seus seguidores podem adicionar sua própria foto ao prompt compartilhando-a em seus próprios stories.

    Além disso, as histórias podem estar ficando ainda mais longas. Por volta do final de 2021, o Instagram começou a testar histórias de 60 segundos. Embora atualmente seja possível criar histórias mais longas, elas devem ser divididas em blocos de 15 segundos. Esse novo recurso permitiria gravar ou enviar vídeos contínuos de até 60 segundos para sua história.

    Maneiras de usar o Instagram Stories

    • Compartilhe fotos e vídeos dos bastidores que podem não se encaixar no conteúdo do seu feed do Instagram
    • Crie histórias que você pode adicionar aos destaques do seu perfil do Instagram
    • Use adesivos de história para interagir com seu público, como criar enquetes ou questionários, vincular a campanhas de arrecadação de fundos, fazer perguntas e muito mais

    Tendências do Instagram – anúncios do Story

    Se você está procurando o melhor lugar para fazer promoções no Instagram, não procure mais, os anúncios de histórias. Os anúncios de história aparecem entre as histórias do usuário, tornando mais provável que os usuários vejam e se envolvam com seus anúncios.

    Existem alguns objetivos diferentes que você pode escolher para seus anúncios de história do Instagram, como reconhecimento da marca, tráfego, engajamento, visualizações de vídeo e conversões. Certifique-se de criar recursos de criativos de tamanho normal de 1080 x 1920 pixels para seus anúncios, caso contrário, eles não ocuparão a tela inteira e podem não ter o efeito desejado.

    Maneiras de usar os anúncios do Instagram Story

    • Crie vídeos atraentes que chamam a atenção nos primeiros segundos para evitar que os usuários toquem na próxima história
    • Adicione frases de chamariz claras que levem seus espectadores a realizar a ação desejada depois de visualizar seu anúncio
    • Teste uma variedade de objetivos de anúncios de histórias diferentes para alcançar usuários em todas as etapas do funil de vendas

    Faça a promoção cruzada de conteúdo do Twitter e do Instagram

    Se você tem algum tipo de presença no Twitter, provavelmente já viu prévias de links nos tweets. No entanto, o Twitter impediu visualizações de links do Instagram. Felizmente, a plataforma lançou recentemente a capacidade de as fotos do Instagram terem o mesmo tipo de visualização de link.

    Agora você pode compartilhar novas fotos do Instagram com seus seguidores do Twitter como forma de aumentar seus seguidores em ambas as plataformas.

    Além disso, você também pode compartilhar seus tweets diretamente em suas histórias do Instagram. Vá para o tweet que você deseja compartilhar, clique no ícone de compartilhamento e selecione Instagram Stories nas opções. Será algo assim:

    Uma captura de tela de um tweet compartilhado em uma história do Instagram.

    Maneiras de aproveitar a promoção cruzada

    • Mantenha conversas perfeitas com seu público em várias plataformas
    • Compartilhe suas fotos do Instagram no Twitter para obter mais alcance e engajamento
    • Publique seus tweets em sua história do Instagram quando quiser obter mais informações dos seguidores

    Compartilhe tweets e memes

    Se isso se encaixa com a personalidade da sua marca, divirta-se com sua conta do Instagram. Compartilhe memes que sejam relevantes para sua empresa ou promova seus tweets em seu feed. (Já falamos sobre como compartilhá-los em histórias, mas compartilhar capturas de tela de tweets também é uma tendência popular no feed do Instagram.)

    Agora vamos ver como você pode querer compartilhar tweets. Embora você sempre possa capturar e cortar o tweet sozinho, a melhor – e mais visualmente atraente – tendência é compartilhar seu tweet em um fundo colorido.

    Maneiras de compartilhar tweets e memes

    • Pegue um tweet divertido que você postou ou um cliente postou e use essa captura de tela em uma postagem
    • Encontre um meme de tendência e encaixe a voz da sua própria marca nele
    • Crie seus próprios memes para mostrar a personalidade da sua marca

    Deixe seu público comprar no Instagram

    Nos últimos dois anos, o Instagram tornou cada vez mais fácil para as marcas de comércio eletrônico gerar receita por meio da plataforma. 70% dos compradores procuram o Instagram para suas compras, então as marcas querem garantir que seus produtos sejam o mais acessíveis possível.

    Com os recursos de compras do Instagram, as marcas podem criar uma loja inteira dividida em coleções, novidades, itens em promoção e muito mais.

    Dê uma olhada em como uma boutique categorizou alguns de seus produtos em sua loja do Instagram:

    Loja boutique no Instagram Categorizando conteúdo

    Em seguida, você pode vincular a esses produtos sempre que eles aparecerem em uma imagem. Veja isso em ação aqui:

    Maneiras de usar as compras do Instagram

    • Crie várias coleções e categorias que tornam seus produtos fáceis de encontrar
    • Compartilhe fotos com seus produtos e marque a listagem em cada foto para torná-los instantaneamente compráveis
    • Adicione novos produtos à sua loja imediatamente para que estejam disponíveis para os compradores

    Trabalhar com criadores nunca foi tão fácil

    Como o marketing de influenciadores é tão prevalente no Instagram, a Rede tem facilitado cada vez mais a colaboração de marcas e criadores.

    Um dos novos recursos mais importantes foi anunciado no final de 2021 – a capacidade de pesquisar e se comunicar com criadores diretamente no aplicativo do Instagram.

    Simplificar o relacionamento entre marca e influenciador ajuda a atrair mais marcas e criadores de conteúdo para utilizar o Instagram para suas campanhas.

    Além disso, o Instagram está testando uma plataforma de afiliados nativa, ajudando os criadores a obter ainda mais receita promovendo produtos e obtendo receita de plataformas como Hotmart, Nuvemshop, Eduzz, Associados Amazon e Mercado Livre afiliado.

    Formas de trabalhar com criadores

    • Comece a pesquisar criadores com um público-alvo semelhante na lista de descoberta de parceiros
    • Trabalhe com influenciadores para criar UGC impressionante que vocês dois possam compartilhar com seus respectivos públicos
    • Crie (ou promova) uma opção de afiliado para os criadores usarem ao promover seus produtos

    IGTV não existe mais – mas o vídeo do Instagram está melhor do que nunca

    O IGTV foi a incursão do Instagram no vídeo de formato longo, mas a ideia nunca pegou. Então, em vez de continuar a dar suporte a uma plataforma que não estava decolando, o Instagram se livrou do IGTV e, em vez disso, aumentou seus recursos de vídeo in-feed existentes.

    Agora, os vídeos do feed do Instagram podem ter até 60 minutos de duração, permitindo que marcas que estavam aproveitando o IGTV ainda compartilhem conteúdo de vídeo de formato longo com seus seguidores.

    Maneiras de usar o vídeo do Instagram

    • Entreviste líderes de pensamento em seu setor para fornecer valor e informações educacionais ao seu público
    • Crie uma série de vídeos educativos
    • Certifique-se de selecionar uma capa que corresponda ao seu feed para o seu vídeo antes de publicá-lo

    Com quais tendências do Instagram você está animado em 2022?

    As tendências do Instagram são criadas com influências de outras redes e introduções de novos recursos. Acompanhar as tendências atuais renova seu conteúdo e mostra ao seu público que você não tem medo de experimentar coisas novas.

    Para se inspirar em quais tipos de tópicos e postagens seu público estaria mais interessado, fique de olho nas métricas mais essenciais do Instagram.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira