Como fazer pintura? Diversas pessoas utilizam a pintura como hobby e, de fato, pintura e desenho são atividades divertidas, inspiradoras e relaxantes. Você já teve vontade de ter um quadro na parede da sua casa assinado com seu nome ou pelo uma caderneta de desenhos? As artes visuais têm o poder de se expressar de forma diferente e expressiva, saber as regras da linguagem é sempre fundamental para conseguir comunicar-se.
Raramente as pessoas que pegam um lápis ou pincel pela primeira vez fazem maravilhas. Até mesmo quadros abstratos, que grande parte das pessoas consideram simples de pintar, partem de uma boa análise e vários conceitos e técnicas de pintura. Não é um “bicho de sete cabeças”, as atividades com artes envolvem disciplina e prática. Guardar um tempo para experimentar e treinar semanalmente é um bom começo, utilizar referências de livros e até mesmo em vídeos na internet também pode ajudar.
Como fazer pintura em tecido?
Conhecida, a pintura em tecido é uma das maneiras mais utilizadas em artesanatos no Brasil. Se você gosta desse trabalho, mas pensa que é bem complicado praticá-lo, temos uma ótima notícia: Com a ajuda da internet é possível aprender pintura em tecido sem precisar sair de casa.
Mas, lembre-se que a coordenação motora precisa ser desenvolvida antes de começar a pintar no tecido. Então, busque desenhos para desenhar na internet a fim de treinar a sua coordenação.
O que é pintura em tecido?
Trata-se de um tipo de artesanato praticada em tecidos, que tornam-se verdadeiras telas para dar vida às mais diferentes formas. Fundada a partir da cultura do imaginário brasileiro, as figuras encontradas nesses tecidos exibem frutas, flores, animais e, em modelos mais clássicos é normal encontrar também ditados populares, trechos bíblicos, mensagens positivas, piadas e saudações matinais.
Vantagens de aprender a pintar tecido
O artesanato é uma maneira fácil de incluir pequenas doses de cultura e arte no nosso dia a dia. Quem escolhe praticar essa técnica muita das vezes se surpreende com o quão relaxante e terapêutico pode ser.
Além de uma prática ocupacional, a pintura em tecido pode ser um excelente modo alternativo de ganhos, pois não exige muito investimento inicial e promove bons lucros. Além disso, você pode optar entre vendê-las ou divulgá-las.
Onde posso aprender a pintar?
Existem dois caminhos para quem deseja aprender passo-a-passo como pintar em tecidos. O primeiro caminho é ser autodidata. Devido ao acesso à internet você tem a liberdade de optar pelo conteúdo online que mais lhe chamar atenção, e aprender onde e quando quiser.
O segundo é o convencional: fazer investimento em cursos presenciais. Essa opção tem prós e contras. Como prós você pode decidir o lugar onde irá praticar, conferir se os materiais para treinamento estão inclusos e aproveitar para fazer novas amizades. Como contras, você terá sempre um horário certo e terá que seguir a metodologia do professor, perdendo a liberdade que o conhecimento autodidata pode lhe proporcionar.
Independente de qual caminho você escolher aprender a técnica, os resultados do seu aprendizado poderão ser utilizados tanto em casa, quanto para vendas. Existem diversas formas para praticar a pintura em tecido, hoje em dia os artesãos têm recorrido à três modalidades principais:
Pintura com carimbo
Nesse tipo de modalidade você apenas irá precisar aplicar a cor da tinta pretendida no carimbo, em seguida basta usar uma força moderada contra o tecido para fixar a figura. Essa técnica normalmente é praticada em oficinas culturais, por todas as idades, desde crianças até idosos.
Pintura com stencil
Além da tinta, esse tipo requer a utilização de stencil ou “riscos” impressos e carbono. Aparentemente é fácil, pois “basta preencher a parte de fora do molde com tinta”. No entanto, é necessário ser cauteloso no momento de posicionar o molde para que não fique torto.
Pintura à mão livre
Recomendada para quem já tem experiência no desenho, pois exige a criação de esboços antes de iniciar a pintura. Pode causar frustração nos principiantes, pois para conseguir bons resultados requer o aprendizado de técnicas de desenho, as quais serão utilizadas para traçar esboços antes de pintar no tecido diretamente.