É seguro comprar moto de leilão? Entenda agora mesmo!

comprar-moto-leilao

O que poucas pessoas sabem é que não é aconselhável comprar uma moto em leilão, pois, isso é considerado como um mercado paralelo, e envolve muitos perigos. O aconselhável é que a pessoa procure comprar moto em lojas das montadoras ou em lojas de motos usadas, ou preferindo assim, diretamente de um dono.

Comprar uma moto em leilão é arriscado por diversos motivos, e um deles é que, no momento do leilão, você não tem acesso diretamente a tudo da moto, tendo de tomar uma atitude rápida e às vezes impensada, sendo ela um tiro no escuro.

Você muita das vezes não sabe da idoneidade da pessoa que está vendendo aquela moto, e ela pode ter problemas anteriores como boletins de ocorrência ou outros problemas parecidos, por isso, se puder, fuja deste tipo de forma de aquisição.

Riscos da prática de leilão de motos

A prática de comprar uma moto é muito arriscada e por não ter garantias, certamente você estará dando um tiro no escuro e queimando dinheiro, ou seja, jogando seu suado dinheiro fora por simplesmente não pensar e tomar uma decisão por impulso.

Procure em sua cidade uma loja especializada e procure fazer tudo por contrato, com tudo registrado e se possível, peça a garantia de no mínimo 3 meses. Imagine comprar uma moto em leilão envolvida em alguma ocorrência? Ou com problemas crônicos mecânicos? Pense bem em optar por um leilão!

O que é Sinistro?

O sinistro é um evento ocorrido com o veículo ou motocicleta, e entre os principais são: roubo, furto, colisão ou problemas envolvendo crimes. A definição não para por ai, porém, as motos vendidas em leilão sempre são deste tipo de ocorrência.

Ao comprar uma moto de leilão, procure seguradoras sérias, e que pelo menos expliquem a origem daquela motocicleta. Normalmente elas vendem motos provenientes de PT, às vezes algumas caem em rios e tem água no motor e eles fazem uma simples limpeza externa, maquiando sérios problemas internos.

A recomendação é que você procure leilão de motos somente em último caso!

Depreciação do bem adquirido

Quando compramos algo da loja, só de sair ela já perde valor, e isso também ocorre com as motos, ainda que tenha saído da própria fábrica ou loja oficial. Quando se compra uma moto proveniente de leilão, tem de se ter em mente que possivelmente ela não terá muito valor de mercado.

Além disso, o seguro de moto adquirida em leilão nem sempre é possível.

Seja moto recuperada por banco ou proveniente de seguradora, após leiloada, ela não terá o mesmo valor no mercado, mesmo que você recupere ela totalmente. Devido aos baixos valores muitas pessoas optam por comprar moto em leilão, ou proveniente destes.

Normalmente, se você adquirir uma moto proveniente de leilão e recuperar ela, pagar todos os débitos e deixar ela perfeita, você terá uma bela surpresa quando você for revender ela, pois normalmente elas perdem cerca de 30% do valor de mercado.

Se você pretende comprar uma moto que foi de leilão, certamente terá em mente que deverá negociar bem o valor com o proprietário que adquiriu ela de leilão e pedir descontos. A depreciação depende muito da oferta e da demanda.

Como calcular o valor de uma moto proveniente de leilão?

  • Procure ver quanto o modelo é comercializado na tabela FIPE;
  • Procure exatamente o ano de fabricação dela e veja qual o valor mais barato ela está sendo vendida;
  • Procure verificar a quilometragem dela;

Após isso, procure verificar como está a conservação da moto, e faça um lance menor no começo entre 15% e 20% do valor de tabela. Se ela tiver muitos problemas, dê um lance de 30% a menos do que o valor de tabela.

Busca e apreensão

Infelizmente existem casos e casos, e motos são muito visadas principalmente em problemas ocorrendo roubos, furtos ou problemas de alienação e dívidas. Devido a estes problemas que podem ter ocorrido no passado, uma moto pode ser procurada por busca e apreensão, ou seja, ao tirar a moto do leilão ela pode estar correndo este risco.

Isso pode te trazer problemas, sendo o primeiro deles, você terá de buscar todo o registro da moto para verificar se ela não tem estes tipos de problemas. Procure o mais depressa possível entrar com uma ação judicial para a resolução deste problema, não jogue seu suado dinheiro no ralo.

Confira Qual perfil de consumidor tem mais chances de conseguir um empréstimo?

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning