Quais os principais objetivos da educação ambiental nas escolas?

principais-objetivos-educacao-ambiental-escolas

A educação ambiental representa uma série de ações sustentáveis ​​que visam a proteção do meio ambiente.

Dada a sua importância, 3 de junho é o Dia Nacional da Educação Ambiental.

Objetivos de Educação Ambiental

Segundo os Cursos Online da área ambiental, a educação ambiental busca compreender conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, conservação e conservação.

Como tal, procura desenvolver cidadãos responsáveis ​​e críticos e fortalecer a prática cívica.

Relacionado a isso, a educação ambiental trabalha dentro da inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, fomentando o espírito de cooperação e trabalhando para o futuro do planeta.

A importância da educação ambiental

Além de seus princípios e dos objetivos, a importância da educação ambiental está na ação consciente dos cidadãos. Como tal, visa aumentar as práticas sustentáveis ​​e reduzir assim os possíveis danos ao meio ambiente.

Dessa forma, promove mudanças de comportamentos considerados prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade.

Dentro de um ambiente escolar é fundamental que todas as crianças aprendam sobre como lidar com as questões de sustentabilidade.

Com o crescimento e com o aprofundamento dos devidos temas, este artigo contém todos os devidos assuntos que os Cursos Online com Certificado abordam sobre o conteúdo.

Legislação de Educação Ambiental

Os tópicos da Política Nacional de Educação Ambiental incluem: conceitos, objetivos, princípios, ações e sua relação com a educação. 

Educação ambiental escolar

Vinculada às disciplinas obrigatórias do currículo, a educação ambiental vem sendo cada vez mais abordada nos espaços escolares.

A disciplina sobre o meio ambiente está totalmente relacionada com o conceito de educação ambiental.

Ao fazê-lo, visa desenvolver valores e atitudes com foco na sustentabilidade.

Destacam-se todos os temas como consumo, crise ambiental, efeito estufa, tipos de resíduos, coleta seletiva, reciclagem.

Todos trabalham com os alunos com o objetivo de que eles se familiarizem com as práticas sustentáveis ​​e possam assim vislumbrar questões relacionadas à degradação ambiental e seus impactos futuros.

Atividades de Educação Ambiental

Diversas atividades extracurriculares relacionadas à educação ambiental têm sido desenvolvidas.

No ambiente escolar, debates, palestras e algumas palestras podem lançar luz sobre as diversas ideias sobre o tema.

Se a escola tem algum espaço verde, as atividades podem ser realizadas dentro do local.

Além disso, de forma mais prática, os alunos poderão receber visitar locais onde são desenvolvidas as devidas práticas sustentáveis.

Várias comunidades já estão trabalhando de forma independente neste conceito hoje. Um exemplo são as hortas comunitárias, elas foram criadas pelos próprios moradores, que envolvem conscientização ambiental, interação e melhoria da qualidade de vida.

Trabalhar em conjunto para coletar lixo e resíduos em ambientes que tendem a sofrer com esse problema e pode ser uma ótima opção para despertar os alunos para os problemas de poluição.

Os espaços naturais, como, por exemplo: parques e jardins podem ajudar os devidos alunos a refletir sobre os recursos naturais e a importância de sua conservação.

Perto das devidas datas, os professores podem criar diversas atividades com os alunos. Uma semana orientada para o meio ambiente é um exemplo.

Educação ambiental escolar

Quando consideramos os avanços da tecnologia e dos mercados para ampliar o conhecimento que os alunos adquirem em seu dia a dia, pouco se discute sobre como esses avanços e tecnologias podem trabalhar juntos com o objetivo de tornar o ambiente em que vivemos muito mais mais agradável e saudável, e para tanto, especialmente para as gerações futuras, eles contam conosco e com os alunos para garantir sua qualidade de vida, pelo menos tão boa quanto a nossa, pois devido à falta da consciência ambiental, ela está se tornando cada vez mais prejudicial à natureza, impossibilitando para sobreviver a longo prazo.

 

Veja também Dicas e truques incríveis de beleza para melhorar a sua aparência

 

A metodologia e as práticas do ensino são adotadas há décadas, as práticas tendiam para a educação tradicional e mecanicista, sem levar em conta qualquer atitude de consciência, seja ambiental ou social, a finalidade de educar crianças “produtoras” é simplesmente aprender a ler e escrever, não as preocupações pedagógicas são pensar e refletir sobre as coisas ao redor.

Com o passar dos anos, essa abordagem mudou, seu foco mudou para o mercado de trabalho, o foco do professor é desenvolver o mercado estudantil, momento em que a produção é supervalorizada, levando a mais produto, o que gera mais desperdício, tanto na produção quanto dentro do produto final, e esse acúmulo vem causando grandes transtornos e preocupação sobre o que fazer com ele.

Desde então, o quadro pedagógico mudou, de projetos de reciclagem nas escolas primárias, para novos currículos do ensino superior com foco em questões de conscientização e reflexão social, no sentido de que se destacam as atividades relacionadas à conscientização ambiental. Interesse por ser um setor mais humano e preocupação com o objetivo de sempre manter as reservas naturais e garantir uma vida melhor.

Nossa educação se concentra no interesse pelo amanhã e pelos recursos naturais que garantem sua chegada. Atualmente, é muito comum que as escolas busquem valorizar as devidas atitudes sustentáveis ​​e promovam assim todas as atividades sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Para reaproveitar o material da lixeira, os alunos aprendem a dar mais valor ao que podem se tornar novos produtos e o mais importante, diminuir assim a quantidade de lixo que é gerado pela sociedade, além disso, quando o professor consegue passar a mensagem para seus alunos de que a mensagem é multiplicada, a mensagem será repassada às famílias e aos que estão ligados aos alunos, contagiados e motivados pelos comportamentos aprendidos na escola, serão multiplicadores de informações.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning