Simulador de saque aniversário: o que e como funciona?

O simulador de saque aniversário auxilia os consumidores a descobrirem o valor disponível para sacar. Trata-se de uma medida revolucionária, que foi aplicada para facilitar o dia a dia dos profissionais, já que é possível ter acesso ao saldo enquanto ainda trabalha.

A medida foi implementada no ano de 2020, entretanto, ainda gera muitas dúvidas entre os consumidores. Entre as mais comuns, destaca-se a seguinte: o que é e como funciona o simulador de saque aniversário?

Enfim, caso queira descobrir todos os detalhes sobre simular saque aniversário, não há motivos para se preocupar! Preparamos uma série de perguntas e respostas sobre o assunto. Veja, a seguir, mais informações.

O que é o saque aniversário?

 

Antes de conhecer sobre o simulador de saque aniversário, é essencial descobrir mais informações sobre o termo. Trata-se de uma modalidade disponível para os trabalhadores, que permite sacar parte do saldo na conta do FGTS. 

Ao aderir à modalidade, os trabalhadores podem sacar parte do saldo disponível durante o mês do aniversário, e nos dois meses decorrentes. Vale ressaltar que o saque pode ser feito em contas ativas ou inativas.

Para ter acesso ao saque aniversário, os trabalhadores devem aderir à modalidade primeiramente. Este procedimento é feito através do aplicativo oficial do FGTS. Essa ferramenta entrega facilidade e praticidade para a adesão ao benefício. 

O que acontece com o saque aniversário se eu for demitido?

Em algumas situações, os trabalhadores que aderiram ao saque aniversário, podem ser demitidos de seus empregos. E, mesmo que tenha acesso ao saldo, ele perde o direito de receber o FGTS. 

Além disso, os profissionais recebem apenas 40% da multa rescisória do contrato, e não o valor total. Isso significa que, no caso de demissão sem justa causa, ele não retira todo o valor disponível. 

Entretanto, os profissionais continuam recebendo os seguintes valores: o saldo da remuneração; o aviso prévio indenizado; as férias indenizadas; o seguro desemprego; o 13° proporcional; entre outros. 

A princípio, os profissionais só perdem o direito das verbas citadas no caso de demissão com justa causa. Isso porque, neste cenário, ele receberá o valor das férias e saldo do salário vencidos. 

Como usar o simulador de saque aniversário?

O simulador de saque aniversário é uma ferramenta extremamente importante para os trabalhadores. Afinal, através dela, é possível ter uma ideia de quanto será possível sacar do benefício. 

Antes de ter acesso ao benefício, os trabalhadores devem tomar uma decisão consciente. Isso porque, o saque aniversário é uma alternativa opcional, ou seja, ninguém é obrigado a realizá-lo. 

Além disso, ao optar por essa modalidade, os trabalhadores que se arrependerem da decisão devem esperar um tempo para que a situação volte ao normal, mais precisamente 25 meses. 

A princípio, o simulador de saque aniversário pode ser utilizado em um computador ou smartphone. Independentemente da escolha do dispositivo, o processo é prático, simples e fácil! 

Pelo Computador

Os trabalhadores podem realizar a simulação do saque aniversário através do computador facilmente. Veja, a seguir, o passo a passo. 

  1. Primeiramente, acesse a página oficial do simulador de saque aniversário, e efetue o seu login com a conta da Caixa Econômica Federal. É importante lembrar que somente alguém com Certificado Digital pode acessar a página.
  2. Assim que ingressar na conta, selecione o ícone Meu FGTS, disponível no lado esquerdo da tela. Entre no simulador e realize o procedimento. 
  3. Aguarde até que as informações referentes ao saldo e período de saque apareçam na tela. Pronto! Agora você tem acesso a todas as informações referentes ao procedimento. 

Pelo Smartphone

Outra forma de utilizar o simulador é através do smartphone. Enfim, assim como o computador, o procedimento realizado no celular é simples, rápido e prático. Veja o passo a passo. 

  1. Antes de tudo, faça o download do aplicativo Meu FGTS em seu smartphone. A plataforma está disponível para ambos sistemas operacionais, ou seja, Android e iOS. 
  2. Assim que finalizar o download do aplicativo, abra o mesmo e faça login em sua conta da Caixa Econômica Federal. A plataforma solicitará os seguintes dados: número do CPF e senha cadastrada. 
  3. Na página inicial, role o aplicativo até o final e, na sequência, clique na opção “saque aniversário”. Uma nova aba abrirá na sequência, portanto, entre no simulador e realize o procedimento necessário. 

Pronto! Agora é só conferir todos os valores, assim como o prazo de pagamentos. 

Quais profissionais podem antecipar o saque aniversário?

Pronto! Agora você já sabe como utilizar o simulador para descobrir a estimativa de saldo do saque aniversário. Entretanto, muitos trabalhadores têm mais dúvidas sobre o assunto, como: é possível antecipar o saque?

É possível realizar a antecipação do saque aniversário, basta optar por essa operação é encontrar uma instituição financeira que atenda às suas necessidades. Existem diversas alternativas que realizam o procedimento, compare todas as opções e escolha a melhor!