O voo cancelado é um dos problemas que pode vir a acontecer durante uma viagem e que, uma hora ou outra, pode acabar causando dores de cabeça nos passageiros. Sendo assim, é importante saber quando você terá direito à devolução do dinheiro e como é possível realizar esse tipo de solicitação.

    Para quem costuma viajar ou para quem pretende fazer a sua primeira viagem, conhecer todos os aspectos que envolvem a companhia aérea se faz extremamente necessário. Por isso, conheça, abaixo, tudo o que pode ser feito em caso de cancelamento de voo e como será possível pedir o seu reembolso para não sair no prejuízo.

    O que é possível fazer diante de um cancelamento de voo?

    Assim como uma viagem de carro tem empecilhos, como a calibragem de pneus mal feita ou falta de combustível no meio do caminho, nas viagens aéreas também não fica para trás.

    Quando o voo cancelado se torna um problema para o passageiro, está na hora de começar a pensar em quais serão as soluções para evitar maiores desgastes. Atualmente, torna-se possível tomar 4 decisões quando a sua viagem não vai mais acontecer naquele mesmo dia e horário. Por isso, fique atento.

    Todos os detalhes irão depender do principal motivo pelo qual o seu voo foi cancelado, fazendo com que a empresa aérea disponibilize diversos meios para que você possa manter a sua viagem em outro avião ou que receba o dinheiro de volta, caso isso seja necessário e um desejo manifestado pelo passageiro.

    Veja, abaixo, o que pode ser feito mediante o cancelamento de um voo.

    Remarcação

    Uma das primeiras opções que é oferecida para o passageiro em caso de voo cancelado é a remarcação da viagem. Para quem realmente tem disponibilidade para essa alternativa, pode ser uma opção interessante, visto que a companhia aérea irá ofertar outro dia e horário para quem uma viagem em específico aconteça.

    De uma maneira geral, é possível dizer que esse tipo de solução é extremamente simples e que gera uma menor dor de cabeça, principalmente quando o seu voo acabou sendo cancelado por algum fator externo, como uma previsão do tempo nem um pouco favorável para que essa viagem ocorresse.

    Solicitação de reembolso

    Se você quer saber como solicitar reembolso para voo cancelado, saiba que é possível, sim. O passageiro tem o direito de exigir todo o valor gasto com as passagens de volta. Em casos como esse, a empresa se torna responsável por realizar o reembolso em crédito para a própria companhia.

    Caso o passageiro opte por exigir o reembolso integral em dinheiro, será preciso que a companhia realize essa ação em um período de, no máximo, 7 dias. Esse período começa a valer a partir do pedido de reembolso emitido pelo próprio passageiro. É válido lembrar que o valor do reembolso não será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

    Reacomodação

    Se o seu caso é o de voo cancelado, então saiba que você tem a opção de solicitar uma reacomodação ou, até mesmo, uma execução de viagem em outro modal. Dessa forma, a companhia aérea deverá colocá-lo em outro avião, seja da própria empresa ou de outra, ou arcar com os custos da conclusão da viagem em um outro veículo.

    Para quem acabar solicitando a viagem por outra modalidade, é válido lembrar que esse tipo de situação é mais adequada para quem vai percorrer curtos trechos, como de uma cidade a outra.

    Compra de outra passagem

    Caso a sua situação seja bem mais drástica do que qualquer outra que foi vista anteriormente, então a única saída é comprar uma outra passagem de outra companhia aérea. Nesse caso, a opção só se torna útil quando você possui dinheiro de sobra antes mesmo de receber o reembolso integral.

    Quanto tempo leva para o reembolso ser efetuado?

    Assim como já foi dito anteriormente, em caso de voo cancelado, é preciso que a empresa aérea leve um período de 7 dias para realizar o reembolso para o passageiro. A regra tem validade para os voos que foram programados no dia 18 de março de 2020 e os que estiverem posteriores a ele.

    Sendo assim, caso você precise solicitar o seu reembolso, saiba que tem que estar com todos os documentos em mãos, principalmente o cartão de embarque e a confirmação da sua compra de passagem. Só dessa forma ficará mais fácil comprovar o erro cometido pela companhia aérea.

    Por que um voo é cancelado?

    Muito embora a maior parte dos passageiros não tenha conhecimento sobre isso, é um direito de todos os viajantes saberem o porquê de seu voo ter sido cancelado. Essa determinação foi exposta pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), permitindo que os passageiros escolham a melhor opção em caso de voo cancelado.

    Na maior parte dos casos, o cancelamento pode acontecer graças à redução de voos para o destino, à redução da malha aérea, algum problema interno da empresa, fatores climáticos, avião com lotação, falta de tripulação e, até mesmo, desastres naturais.

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    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira