No cenário de marketing digital, as carreiras estão sempre mudando. Se você gerencia a estratégia de marketing da sua marca, talvez tenha pensado em contratar um criador de conteúdo para redes sociais.
Atualmente, seu gerente de redes sociais pode ser responsável automaticamente pela criação de conteúdo. Mas, com o crescimento das redes sociais, as funções de um gerente e de um criador são bem diferentes.
Contratar para uma função nova pode ser complicado, especialmente uma que está em constante evolução. Se você quer melhorar sua estratégia nas redes sociais com um criador de conteúdo, aqui estão as informações essenciais sobre o que eles fazem e como podem fazer a diferença na presença digital da sua marca.
O que é um criador de conteúdo para redes sociais?
Um criador de conteúdo para redes sociais é a pessoa que produz e compartilha conteúdo para educar ou divertir o público nas plataformas sociais. Eles são contadores de histórias digitais, formadores de tendência e construtores de comunidade, com habilidades em design visual, videografia, redação e construção de marca, entre outros.
A maioria desses criadores atua em várias redes sociais, mas pode se especializar em uma ou duas, como Instagram ou YouTube. Alguns se dedicam a um formato específico, como vídeos curtos ou posts temporários.
À primeira vista, isso pode parecer limitante. Na verdade, é bem o contrário. As tendências e as funcionalidades nas redes sociais mudam diariamente. O foco de um criador em sua plataforma ou formato escolhido dá a ele um entendimento único sobre o que realmente funciona em suas redes preferidas.
Criador de conteúdo vs. gerente de redes sociais
Embora haja uma sobreposição entre criadores de conteúdo e gerentes de redes sociais, as profissões são distintas.
Resumindo, o trabalho do criador de conteúdo é produzir e editar o material, enquanto o gerente de redes sociais trabalha para definir uma estratégia clara e gerenciar os perfis. Os gerentes também costumam ser responsáveis por criar comunidades em torno das contas e podem lidar com o atendimento ao cliente. Dividir essas funções permite que cada um foque em suas tarefas e obtenha resultados melhores.
Ter dois (ou mais) papéis sociais é vital para marcas maiores, já que o marketing social se tornou algo essencial. Marcas costumam postar, em média, 10 vezes por dia. Lidar com a criação e publicação de tanto conteúdo em várias redes, sem contar as responsabilidades administrativas do gerente, não é tarefa fácil.
Por isso, é importante definir bem o papel de um criador de conteúdo nas contratações. Claire.P, uma gerente sênior de redes sociais, explicou em um fórum que precisou educar sua empresa sobre a importância de ter criadores de conteúdo para contar com uma produção consistente.
Criador de conteúdo vs. influenciadores
E os influenciadores? Aqui a coisa pode ficar confusa, pois muitos influenciadores se autodenominam criadores de conteúdo. A diferença principal está no propósito do conteúdo que cada um produz.
Influenciadores criam conteúdo para influenciar pessoas, geralmente ao compartilhar seu estilo de vida ou expertise. O objetivo deles é fazer as pessoas comprarem produtos ou promover uma maneira de viver aspiracional. Eles trabalham de forma independente e gerenciam suas pequenas comunidades.
Já um criador de conteúdo em redes sociais produz material não só para influenciar, mas também para informar, educar, aumentar a conscientização e expressar a criatividade. O foco deles não é em si mesmos, mas na qualidade e na relevância do conteúdo.
Por exemplo, Molly-Mae Hague possui um grande número de seguidores e é uma das personalidades mais conhecidas nas redes sociais do Reino Unido. O estilo do conteúdo dela é bem pessoal, frequentemente promovendo moda ou seus próprios produtos, por isso é reconhecida como influenciadora.
Enquanto isso, Super Eyepatch Wolf é um YouTuber que faz ensaios em vídeo sobre programas de TV populares, fazendo conteúdos que atraem milhões de visualizações. Seus vídeos são educativos e de entretenimento, então ele é visto como um criador de conteúdo.
Se você tiver mais dúvidas sobre as diferenças, é bom lembrar que criadores de conteúdo podem ser contratados como funcionários internos. Mesmo que trabalhem como contratados, grandes empresas devem considerar ter uma equipe interna de criação de conteúdo.
O que faz um criador de conteúdo para redes sociais?
Um criador de conteúdo para redes sociais tem um trabalho dinâmico que pode variar bastante. Geralmente, suas responsabilidades incluem:
- Desenvolver ideias criativas e únicas que estejam alinhadas à estratégia social mais ampla da marca.
- Produzir esse conteúdo por meio de filmagens, criação de visuais, redação de descrições e muito mais.
- Editar o conteúdo antes da publicação, pensando no público-alvo e em SEO.
- Adaptar o conteúdo para que ele possa ser usado em diferentes redes sociais.
- Trabalhar em conjunto com os gerentes de redes sociais para acompanhar calendários de conteúdo e revisar análises.
- Monitorar as tendências atuais nas redes sociais para ver como elas se encaixam com a marca.
Vantagens de contratar criadores de conteúdo para redes sociais
Contratar um criador de conteúdo interno pode transformar a operação da sua equipe de mídias sociais. Aqui estão alguns dos principais benefícios desse papel para sua marca.
Mais insights sobre o público
Um criador de conteúdo sabe como criar material para seus perfis sociais. Isso significa que ele terá um conhecimento detalhado sobre as características do seu público e o que eles esperam do conteúdo.
Ao trazer a criação de conteúdo para dentro da empresa, você obtém mais engajamento nas suas plataformas, o que é melhor para construção de marca e para melhorias com base nas análises coletadas. O criador poderá colaborar com o gerente sobre dados de desempenho, o que ajuda na estratégia digital como um todo.
Por outro lado, contratar um criador em vez de um funcionário interno também pode ser benéfico neste aspecto. Muitas vezes, você pode atingir mais seguidores, pois um criador pode compartilhar campanhas em seus perfis, trazendo novos insights que sua equipe ainda não considerou.
Conteúdo mais atual e relevante
As redes sociais são muito sensíveis ao tempo; tendências e memes aparecem e desaparecem rapidamente. Ter um criador de conteúdo interno proporciona mais agilidade na criação e publicação do material.
Com essa função interna, sua marca pode acompanhar as tendências mais rapidamente. Dados mostram que 27% dos consumidores acham que é eficaz usar tendências virais apenas nas primeiras 48 horas após elas surgirem.
Além de ser reativo, um criador de conteúdo pode ser proativo, identificando quais tendências são mais relevantes para sua marca e seu público, ajudando a sua marca a se posicionar antes que as tendências percam força. Você ainda pode trabalhar com criadores externos para se aproveitar de conteúdo que está em alta, desde que tenha um bom relacionamento com eles.
Conteúdo mais criativo e envolvente
A função principal de um criador é criar conteúdo. Por serem dedicados a isso, eles têm mais espaço para ser criativos e pensar em novas abordagens para o material.
Isso frequentemente resulta em ideias mais interessantes e um engajamento maior com a estratégia social da marca. Criadores talentosos têm um histórico de sucesso em suas ideias, utilizando essa experiência para apoiar a marca.
Mais capacidade de execução criativa
Ao ter um criador de conteúdo junto a um gerente de redes sociais, as responsabilidades podem ser compartilhadas. Esperar que um criador também execute as funções de um gerente, ou vice-versa, pode causar exaustão.
Contratar um criador de conteúdo é um passo fundamental para construir uma equipe de redes sociais eficaz. Uma vez formada, essa equipe pode colaborar para alcançar melhores resultados para a marca.
Quando contratar um criador de conteúdo para redes sociais
Existem alguns sinais que mostram quando a sua empresa poderia se beneficiar da contratação de um criador de conteúdo.
O primeiro deles é quando a equipe interna está sobrecarregada. As estratégias sociais hoje são bem completas e envolvem diferentes táticas. Se sua equipe estiver esticada demais, muito do tempo delas será dedicado à gestão diária das contas, sem espaço para inovar ou criar um impacto real.
Outro sinal é o desempenho do seu conteúdo. Se o engajamento estiver estagnado ou em queda, um criador podría trazer uma nova perspectiva para suas contas.
Além disso, você deve considerar que tipo de conteúdo está sendo produzido. Se identificar que vídeos ou Reels são uma boa aposta, mas não tiver as habilidades necessárias para produzi-los, pode contratar um criador especializado em audiovisuais.
Finalmente, se o desejo é aumentar a frequência de postagens, um criador dedicado à produção de conteúdo será fundamental para conseguir mais publicações criadas e publicadas.
Encontrando o criador de conteúdo ideal
Se você está pensando em contratar um criador de conteúdo, existem formas diferentes de encontrar o profissional certo. Dependendo das suas necessidades, você pode:
- Contratar um criador interno: Geralmente é uma boa escolha para grandes marcas ou equipes, mas também pode ser interessante para pequenas empresas com boa presença nas redes sociais.
- Contratar um freelancer: Funciona bem para campanhas pontuais, mas é preciso gerir bem esse tipo de trabalho.
- Colaborar com influenciadores: Essa é uma estratégia que pode absorver a criação de conteúdo e criar um bom alcance.
Antes de mais nada, você precisa encontrar o criador de conteúdo que se encaixe com os seus objetivos. Aqui estão algumas dicas para avaliar candidatos e encaixar o criador certo com a sua marca.
Buscando criadores de conteúdo
Encontrar criadores é o primeiro desafio. Você pode anunciar a vaga como qualquer outro emprego. Se estiver recrutando, procure modelos de descrição de cargo que ajudem a personalizar o que você precisa.
Se busca um criador com experiência, faça uma pesquisa em bancos de dados de criadores. Defina suas metas antes de pesquisar para facilitar a filtragem de candidatos. Utilize ferramentas especializadas para identificar criadores e influenciadores que já tenham conexão com sua marca.
Certifique-se de que os criadores entendem seu público e valores
Verifique as informações sobre os criadores e veja se seus valores alinham-se com os da sua marca. Busque por exemplos claros de comportamentos inadequados ou polêmicos. Certifique-se de que eles não colaborem com seus concorrentes.
Faça essas checagens antes da abordagem ou das entrevistas, isso ajuda a reduzir o número de candidatos e torna a escolha do criador mais tranquila.
Revise o portfólio deles
Um criador de conteúdo experiente deve ter um portfólio de trabalho para mostrar aos empregadores em potencial. Peça isso a todos os candidatos e avalie os tipos de conteúdos que já produziram.
Isso dá uma boa noção sobre a experiência deles e a criatividade de suas ideias. Compare também as métricas de sucesso nas diferentes colaborações, para entender o que mais funcionou para eles.
Como as marcas podem colaborar com criadores de conteúdo nas redes sociais
A melhor forma de trabalhar com um criador de conteúdo vai depender se você o contratou diretamente ou se é um freelancer. Aqui estão algumas dicas para colaborar com criadores que não são funcionários.
Deixe claro quais são suas expectativas
Se você está contratando um criador para uma campanha específica, é essencial ser transparente quanto aos objetivos.
Explique exatamente quais entregáveis você precisa e quais métricas serão usadas para medir o sucesso. Compartilhar um esboço da campanha antes do início garante que o criador compreenda suas expectativas.
Priorize diversidade e inclusão
As marcas têm enfrentado dificuldades para diversificar os talentos com quem trabalham. Campanhas inclusivas trazem perspectivas diversificadas, aumentando o alcance de forma significativa.
Criadores de diferentes origens podem aplicar suas experiências únicas no conteúdo que produzem. Portanto, procure amplificar vozes que normalmente não têm destaque.
Confie e respeite seus criadores
Para aproveitar ao máximo os benefícios de um criador de conteúdo, você precisa dar liberdade criativa a ele. Lembre-se de que você está confiando na visão e na voz deles. Restringir isso pode prejudicar tanto a marca quanto o relacionamento.
Trabalhar com criadores é uma via de mão dupla. Respeite-os como profissionais e encontre maneiras de unir a criatividade deles à essência da sua marca. Essa colaboração ideal deve trazer benefícios tanto para a sua empresa quanto para o crescimento da carreira deles.
Está pronto para contratar um criador de conteúdo para redes sociais?
As tendências e preferências dos consumidores mudam rapidamente. Criadores de conteúdo para redes sociais estão sempre antenados e podem ajudar sua marca a se manter relevante e a se destacar nas plataformas sociais.
Para mais informações sobre como aprimorar sua estratégia digital, busque insights atualizados sobre o que as marcas estão fazendo para se destacar.