Quer começar a investir em Bitcoin? Quer saber como investir de forma mais segura? Então, esse artigo é para você!
Com o mercado de criptomoedas em plena expansão, é mais do que esperado que comece a atrair, cada vez mais, novos investidores.
Porém, especialistas recomendam muita cautela, antes de entrar para esse universo ainda tão recente, que é o das moedas digitais, é preciso ter atenção a alguns pontos, como procurar conhecer melhor a dinâmica desse mercado, e buscar suporte, para não acabar tendo prejuízos.
É mais do que normal que investidores busquem nas criptomoedas uma forma de diversificar sua carteira de investimentos e ampliar as possibilidades de lucro, porém, existem vários fatores que, quando combinados, podem fazer com que investimentos tenham sucesso ou não.
O fato é que, quem pretende começar a investir em Bitcoin, ou qualquer outra criptomoeda, precisa buscar conhecimento, para poder direcionar seus recursos de forma mais assertiva, saber fazer análises eficientes e, assim, conseguir montar um portfólio promissor.
Outra dica, é controlar os impulsos e procurar agir de forma mais racional, visando maximizar os lucros, através de uma análise consistente e realista do mercado.
Para lhe ajudar, selecionamos 5 dicas para que possa começar a investir em Bitcoin de forma mais assertiva. Confira quais são!
1 – Busque se informar
Com a popularização das criptomoedas, mais especificamente, do Bitcoin, é natural que surjam muitos meios e canais com conteúdos sobre o assunto, visando ajudar o público a entender melhor o funcionamento e a dinâmica desse mercado.
Porém, a dica é ter cuidado ao buscar informações, que devem vir, obrigatoriamente, de fontes confiáveis.
2 – Procure uma exchange confiável
Para quem não sabe, exchanges são corretoras especializadas na negociação de criptoativos, elas que fazem a intermediação entre a compra e venda de criptomoedas e tokens, tal como funciona uma corretora tradicional, só que, nesse caso, por meio de uma plataforma digital.
Mas, nem todas as exchanges funcionam da mesma forma, ou oferecem os mesmos serviços, por isso, é importante pesquisar, buscar alguma que ofereça, por exemplo, gráficos em tempo real, mostrando as cotações, como da BTC/BRL, ETH BRL, entre outras, ou mesmo, um bom suporte de 24 horas, como a Kucoin, permitindo que a qualquer hora do dia o investidor possa aproveitar as melhores oportunidades.
Por isso, antes de abrir uma conta, pesquise muito a reputação e busque opiniões de clientes sobre os serviços da corretora.
3 – Comece aos poucos
Um erro muito comum é ir com muita sede ao pote. A dica é começar a formar a sua carteira aos poucos, aprendendo a avaliar e identificar a hora certa de investir. A dica, portanto, é começar devagar, e ir aumentando os aportes à medida que se sentir mais seguro e familiarizado com a dinâmica desse mercado.
4 – Comece pelas criptomoedas mais consolidadas
Tanto a volatilidade dos preços quanto as rápidas e expressivas valorizações, tornam fundamental ter muita cautela na hora de investir em criptomoedas. E a melhor forma de não se arriscar tanto (embora sempre exista risco), é começando pelas criptomoedas com maior valor de mercado, as mais famosas, que são Bitcoin, Ethereum, Binance, Cardano, Tether.
Assim, além de estar investindo nas mais bem cotadas, também estará apostando nas mais seguras e, depois, com o tempo, pode ir avançando para outras moedas digitais.
5 – Considere como um investimento de longo prazo
O fato de muitos investidores terem dobrado ou triplicado o patrimônio, ou mesmo enriquecido com esses investimentos, faz com que muitos novos investidores esqueçam que as criptomoedas devem fazer parte de uma estratégia a longo prazo, principalmente, porque esse investimento é considerado o mais volátil do mercado.
Nesse sentido, se pretende investir e ter bons resultados, a principal dica é não ter pressa, e se você tiver uma mentalidade de curto prazo, esse tipo de investimento não é para você.
No mais, se pretende entrar no mundo das criptomoedas, é fundamental procurar acompanhar de perto as novidades e conhecer bem esses ativos, dessa forma, certamente, conseguirá gerir a sua carteira com mais segurança e tranquilidade.