10 Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

10 Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Está lutando para conseguir fazer as coisas no trabalho? Está se sentindo sobrecarregado e estressado? Você não está sozinho. Muitas pessoas têm dificuldade em se manter produtivas num ambiente de escritório tradicional. Mas não se preocupe, temos 10 dicas que o ajudarão a aumentar a sua produtividade e a tornar o seu dia de trabalho muito mais fácil!

Aqui estão as nossas melhores dicas para aumentar a produtividade no trabalho:

1. Estabelecer objetivos realistas

É importante estabelecer objetivos realizáveis para si próprio todos os dias, semanas e meses. Se se esforçar constantemente para atingir o impossível, rapidamente ficará sobrecarregado e estressado. Divida os seus objetivos maiores em tarefas pequenas e mais manejáveis para que possa continuar trabalhando sem se sobrecarregar.

2. Faça pausas regulares

Outra dica importante é certificar-se de que está a fazer pausas regulares. Pode parecer contra-intuitivo, mas tirar alguns minutos a cada hora ajudá-lo-á de facto a se concentrar e a ser mais produtivo. Levante-se e ande por aí, beba um pouco de água ou vá buscar um lanche. Certifique-se apenas de que não está passando o seu tempo de pausa navegando nas redes sociais ou vendo televisão!

2. Criar um “to-do list”

Começar o seu dia com uma lista de coisas que precisa fazer irá ajudá-lo a se manter no caminho certo e também concentrado. Assegure de que a sua lista é realista e realizável, e tente finalizar o maior número possível de itens até ao final do dia.

3. Organize o seu espaço de trabalho

Ter um espaço de trabalho organizado é fundamental para manter a produtividade. Certifique-se de que tudo o que precisa está ao seu alcance, e que a sua mesa não esteja bagunçada. Isto irá ajudá-lo a manter-se concentrado e a evitar distrair-se com o que o rodeia.

4. Elimine distrações

Pode ser difícil permanecer produtivo quando há tantas distrações à nossa volta. Desde pessoas falando no escritório, ou telefones tocando, ou notificações de e-mails, pode ser difícil se concentrar na sua tarefa atual. Tente eliminar o máximo de distrações possíveis, desligando as suas notificações de e-mails, colocando o seu telefone no modo silencioso, e usando fones de ouvidos com bloqueadores de som, se for necessário.

5. Tenha uma atitude positiva

Pode ser difícil manter-se produtivo quando se está para baixo ou estressado. Mas sabia que permanecer positivo pode realmente ajudá-lo a trabalhar melhor? Quando se está se sentindo positivo, é mais provável que tenha criatividade e seja mais produtivo. Por isso, tente tirar alguns minutos todos os dias para fazer algo que o faz feliz, como ouvir a sua música favorita ou dar um passeio rápido lá fora.

6. Estabelecer prazos

O estabelecimento de prazos é uma ótima forma de aumentar a produtividade no trabalho. Quando se tem uma data para terminar uma tarefa, é mais fácil de se manter concentrado e motivado. Certifique-se de que os seus prazos são realistas, e dê a si próprio algum tempo extra, se for necessário.

7. Cuide da sua saúde

Quando se trata de produtividade, a sua saúde é fundamental. Se não se sentir bem, vai ser difícil concentrar-se em qualquer coisa. Certifique-se de que está comendo coisas saudáveis, controlando seu tempo que trabalha diariamente para não se tornar um workaholic, fazendo exercícios regularmente e dormindo o suficiente. Cuidar do seu corpo vai ajudá-lo a sentir o seu melhor e a ser mais produtivo no trabalho.

8. Delegar tarefas

Uma das melhores formas de permanecer produtivo num ambiente de trabalho com sua equipe é delegando as tarefas. Quando se delega uma tarefa, está essencialmente tornando aquela pessoa responsável para finalizá-la. Esta pode ser uma ótima forma de aumentar a produtividade, porque permite que se concentre no seu próprio trabalho, enquanto outra pessoa é responsável por completar a tarefa.

Confira algumas dicas para delegar as tarefas:

  1. encontrar alguém que seja competente para realizar a tarefa
  2. certificar-se de que dispõem de tempo e recursos para completar a tarefa
  3. fornecer instruções e expectativas claras
  4. acompanhamento para assegurar que a tarefa vai ser concluída como esperado

A delegação de tarefas pode ser uma ótima forma de aumentar produtividade, mas apenas se for feita corretamente. Certifique-se de que está delegando a alguém que seja competente e tenha o tempo e os recursos para completar a tarefa. Fornecer instruções e expectativas claras, e dar seguimento para assegurar que a tarefa seja concluída como esperado.

9. Dar prioridade às tarefas

Quando se trata de produtividade, a priorização é fundamental. Quando se dá prioridade às suas tarefas, você precisa classificá-las por ordem de importância. Isto é uma ótima forma de se manter concentrado e motivado, pois saberá sempre qual a tarefa mais importante.

  1. comece com a tarefa mais importante
  2. quebrar a tarefa em passos mais pequenos
  3. estabelecer um prazo para cada etapa
  4. trabalhar na tarefa até a sua conclusão

As dicas anteriores tem te ajudado mostrando formas de aumentar a produtividade, mas esta dica é sobre como dar prioridade a essas tarefas. É importante começar com as tarefas de maior prioridade e dividi-las em passos mais pequenos. Estabelecer um prazo para cada degrau e trabalhar na tarefa até à sua conclusão.

10. Mantenha-se organizado

Uma das melhores formas de aumentar a produtividade é manter-se organizado. Quando se está organizado, sabe onde tudo está e pode facilmente encontrar o que precisa. Isto vai ajudar a poupar tempo e energia, o que pode ser melhor gasto na realização das suas tarefas.

  1. criar uma lista de tarefas para o dia
  2. utilizar um planejador
  3. organize o seu espaço de trabalho

Há muitas formas de se manter organizado, mas algumas das melhores incluem a criação de uma lista de tarefas, utilizando um planejador, e organizando o seu espaço de trabalho. Estar organizado vai ajudá-lo a conseguir mais tempo e a ser mais produtivo.

Conclusão

Seguir estas dicas vai te ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho. Tente implementar uma ou duas dicas na sua rotina diária e veja como elas vão te ajudar. Lembre-se, todos nós somos diferentes e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Encontre as dicas que funcionam melhor para você e utilize-a. Aumentar a sua produtividade pode ser um desafio, mas vale a pena quando se vêem os resultados. Mantenha-se concentrado e motivado, e será produtivo em pouco tempo.

Ao seguir estas dicas, deverá ser capaz de aumentar a sua produtividade dando um passo de cada vez! Quais são os seus hacks de produtividade favoritos? 

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também
DigitalOcean Referral Badge
Categorias
Posts Recentes

what you need to know

in your inbox every morning