6 dicas para economizar seus dados móveis

Atualmente, o maior problema da internet móvel está em sua limitação de banda, principalmente quando queremos consumir vídeos.

Consequentemente, faz-se necessário a busca por maneiras de economizar dados móveis. A boa notícia é que isso é completamente possível.

Neste artigo, você vai ver seis dicas para reduzir o seu consumo de internet e, assim, não ficar sem ela quando mais precisar. A seguir, veja cada uma delas!

Dê preferência a conteúdos em texto

Vídeos e imagens consomem uma alta quantidade de dados móveis e, por isso, sempre que possível opte por conteúdos em texto. Dessa maneira, se você está com alguma dúvida, utilize o Google e busque por artigos como este ao invés de vídeos no YouTube, por exemplo.

Use o modo econômico do navegador

Alguns navegadores para celular tem uma funcionalidade de redução do consumo de dados móveis. No Google Chrome, por exemplo, basta acessar as configurações do aplicativo e, na seção avançada, ativar a economia de dados móveis. Com isso, terá uma leve redução em seu consumo de internet.

Consuma conteúdo offline sempre que possível

Muitas das coisas que utilizamos a internet para fazer poderiam ser feitas sem ela e optar por essa escolha sempre que possível é a melhor forma de economizá-la. Como exemplo, podemos citar o consumo de música e vídeos.

Inúmeras pessoas utilizam aplicativos como o Spotify e Deezer para ouvir músicas e podcasts. Contudo, poucas utilizam funções importantes disponibilizadas por esses mesmos aplicativos para a economia de dados móveis.

Dessa forma, dificilmente ouvimos uma música apenas uma vez e nada pior para o consumo de internet do que baixar novamente o mesmo conteúdo sempre que for ouvi-lo. Para resolver este problema, estes aplicativos disponibilizam a opção de baixar a música para que possa consumi-la sem a necessidade de estar conectado à internet.

Como dica extra, aproveite essa funcionalidade para baixar músicas sempre que estiver conectado ao wi-fi. Assim, quando estiver utilizando dados móveis, pode escutá-las sem ter que utilizá-los. Existem outras coisas que fazemos por meio da internet e que poderiam ser feitas sem utilizá-la, pense no que se encaixa em sua rotina e aplique o quanto antes. 

Altere as configurações do celular para economizar seus dados móveis

Praticamente todos os celulares têm uma configuração para economizar dados móveis. Geralmente, tal ajuste fica nas configurações de rede ou de conexões do dispositivo. Busque por uma configuração relacionada a economia de dados e ative-a, assim terá uma boa economia em seus dados móveis.

Use aplicativos em sua versão lite

Muitos aplicativos estão disponíveis em uma versão comum e outra lite. Normalmente, a versão lite é destinada a pessoas com aparelhos que têm um menor poder de processamento, mas elas também tendem a economizar dados móveis.

Afinal, tais versões têm menos recursos e, por isso, são mais leves. São exemplos de aplicativos famosos que tem versões lite o WhatsApp e o Facebook. Não deixe de conferir se algum aplicativo que você utiliza tem uma versão mais leve disponível!

Tenha um bom plano de internet

Não adianta você se desdobrar para economizar seus dados móveis se o problema for o seu plano de internet. Nessa lógica, pense se você que consome muitos dados ou se o plano que tem é que disponibiliza um limite muito baixo.

Além disso, existem planos de internet que são ilimitados, como o Oi Fibra Curitiba. Para dispositivos móveis, é comum a oferta de planos com acesso ilimitado aos aplicativos mais utilizados, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Se informe junto a sua operadora sobre qual a melhor opção para o seu tipo de uso.

Veja também: Quais problemas um software pirata pode causar? – Confira os principais!