Autor: 

Como governo apostará suas próximas fichas e, ainda, o que a estratégia do impeachment pode nos dizer sobre a democracia brasileira?

Brasilianas.org - Após ser aprovado por mais de dois terços dos parlamentares na Câmara dos Deputados, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff segue agora para o Senado Federal onde será submetido para mais uma votação de sua admissibilidade. Se for aceito por maioria simples, a Casa irá julgar se a Executiva cometeu ou não crime de responsabilidade nas chamadas pedaladas fiscais.

Para entender como o governo poderá gastar suas próximas fichas nesse jogo e, ainda, o que a estratégia do impeachment pode nos dizer a respeito da fragilidade das instituições brasileiras, o apresentador do Brasilianas.org, Luis Nassif, recebe nesta segunda (18), às 23h, na TV Brasil, a jornalista política Tereza Cruvinel, o cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Aldo Fornazieri e, para falar do comportamento do brasileiro em meio a crise política, e os verdadeiros anseios da nossas sociedade pelo fim da corrupção, o diretor do Data Popular Renato Meirelles. 

Participe você também encaminhando perguntas que poderão ser selecionadas durante o debate. Clique aqui*.

Institucionalidade. A elite das instituições no país - Congresso, Executivo, Judiciário, Ministério Público - são salvaguarda da Constituição Federal. Portanto, se essas instituições não são capazes de impedir a garantia de leis constitucionais significa que o sistema político-jurídico do país está fragilizado. E o momento histórico aponta para esta situação, na avaliação de Luis Nassif.

“Quando você permite que em cima de uma operação, Lava Jato, no final do processo, os principais acusados pela operação assumam o controle da Câmara, ameaçando tirar uma presidente e ameaçando colocar um presidente que está na mira da Lava Lato, é evidente que há um fracasso monumental", disse ponderando em seguida que nenhum poder escapa da responsabilidade da crise enfrentada pelo país hoje.

*As perguntas serão recebidas até às 22h.
Clique aqui para saber como sintonizar a TV Brasil.

 

Foto/Fonte: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Tags: 
Seu voto: Nenhum Média: 5 (2 votos)

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.