Documentário sobre software livre

Por Edsonmarcon

Trailer do documentário sobre Software Livre baseado no livro Software Wars

BR-Linux.org

Um aspecto pitoresco do filme é que o autor declarou que não irá entrevistar Richard Stallman devido às suas exigências, incluindo objeções a que o filme seja disponibilizado em Blu-Ray, questões de nomenclatura, etc. Mas isso não impedirá que o movimento Software Livre seja mencionado: Bradley Kuhn, que foi da FSF, será entrevistado, e permitirá assim que aspectos como copyleft sejam apresentados e explicados.

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Software Wars é um documentário em desenvolvimento por Keith Curtis, baseado no livro de 2009 de mesmo nome. Este demonstra como o Software Livre e de código-fonte aberto podem ajudar o nosso mundo a se tornar um lugar melhor para viver (e conviver), demonstrando as possibilidade disponíveis para todos nós, as vantagens de se abandonar sistema proprietários de código-fonte fechado e de se trabalhar juntos por uma sociedade de tecnologia aberta, livre, economicamente viável e socialmente justa.” 

Nenhum voto
4 comentários
imagem de alessandroduarte
alessandroduarte

"Um aspecto pitoresco do filme é que o autor declarou que não irá entrevistar Richard Stallman devido às suas exigências, incluindo objeções a que o filme seja disponibilizado em Blu-Ray, questões de nomenclatura, etc."

Óbvio, o Stallmann defende a ética do compartilhamento e liberdade e o filme será disponibilizado em formato proprietário que te obriga a comprar um aparelho para "tocá-lo", sem nenhuma garantia de que, em um futuro próximo, ele continuará a existir. Pergunte para os donos de aparelhos betamax que compraram as fitas...

 

Alessandro B. Duarte (Usa GNU/Linux) http://static.fsf.org/nosvn/associate/fsf-10698.png

 
imagem de Edsonmarcon
Edsonmarcon

5)Qual o valor de mercado de um Windows , se ele não viesse obrigatoriamente embutido nos computadores  pessoais que compramos?

 No Brasil existe umalei que obriga as lojas a venderem computadores com o sistema operacional instalado. Não temos a opção de comprar sem o sistema operacional.  As pessoas nem sabem quanto custa o software que elas compram junto com o computador.

 Deveria vir discriminado na nota fiscal.

 

6)Qual o valor de mercado de um Office caso ele não gravasse seus arquivos em formato que só ele pode abrir, e mais ninguém?

 Bem menor, com certeza. Bom seria se o governo parasse de usar software proprietário para gerar documetos públicos.

 Documento público, formato aberto.

 

 


 

¨Liberdade é a liberdade dos que pensam diferente¨ -- Rosa Luxemburgo

 
imagem de alessandroduarte
alessandroduarte

Quando o governo faz isso, não segue a recomendação da ABNT (talvez a primeira bola dentro dessa associação): http://softwarelivre.org/filipeosaraiva/blog/publicada-a-norma-nbr-26300-da-abnt-sobre-o-odf

.......

Agora, não entendo a implicância que está ocorrendo erm relação ao Stallman. E por favor, é GNU/Linux.

 

 

Alessandro B. Duarte (Usa GNU/Linux) http://static.fsf.org/nosvn/associate/fsf-10698.png

 
imagem de ohallot
ohallot

Várias, de quem vive o software livre há dez anos

0) A internet foi a viga mestra da mudança.

1) Em 2013, Software, livre ou proprietário, é software. Significa que para o usuário, a maior diferença é que no Livre (em geral), não se paga licenças. Para o profissional de software, além de não pagar, pode-se estudar, modificar, copiar, usar e melhorar o software.

De resto, todas a problemática de software existe: treinamento do usuário, serviços de adaptação, integração de sistemas,  instalação em parques de máquinas, distribuição, documentação, suporte, evolução tecnológica, marketing, etc...

 

2) No software livre ou fechado, o que vale é sua base instalada. Onde tiver base instalada (= muitos usuários), haverá as oportunidades de negócios citadas acima. Criar base instalada grande é o Santo Graal da industria de software livre.

 

3) nenhuma tecnologia revolucionária de informátia é desenvolvida em software fechado. O Android é um Linux especializado e popula smartphones e tablets. O IOS6 da Apple é o BSD Unix livre que foi fechado pela Apple (o BSD permite isso). Supercomputadores e novos dispositivos nascem nos laboratorios em software livre, por que é bem mais barato e controlável. A internet só se viabilizou por que está montada em cima de software livre.

 

4) A chegada do SL no mercado inverteu a tendencia concentradora do mercado de software que ja estava na mão de grandes empresas de sucesso conhecidas, e com forte controle sobre o mercado (através de subterfúgios). Houve portanto um esvaziamento do valor do mercado inteiro pela introdução de software sem custo e de excelente qualidade. Viabilizou a introdução de novos atores e tecnologias que permitiram os consumidores adquirirem tecnologia mais facilmente.

 

5)Qual o valor de mercado de um Windows , se ele não viesse obrigatoriamente embutido nos computadores  pessoais que compramos?

 

6)Qual o valor de mercado de um Office caso ele não gravasse seus arquivos em formato que só ele pode abrir, e mais ninguém?

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!