Brasileiros consideram mídia a entidade mais confiável

Sugerido por Claudio W.

Isso poderia ser uma boa notícia, mas se considerarmos o nosso contexto atual, chega a ser preocupante:

Do O Globo

Para brasileiros, mídia é a entidade mais confiável

SÃO PAULO - Em meio a diversos questionamentos sobre a credibilidade das instituições no país, a mídia é a entidade mais confiável para a maior parte dos brasileiros, de acordo com o "Estudo de confiança Edelman 2013". Segundo o levantamento, que ouviu 31 mil pessoas em 26 países, mil delas no Brasil, veículos de comunicação são confiáveis para 66% dos brasileiros. Em seguida, estão as empresas (64%), ONGs (59%) e governo (33%).

O resultado segue a mesma tendência da pesquisa sobre corrupção no mundo divulgada semana passada pela Transparência Internacional, segundo a qual a percepção sobre corrupção envolvendo a mídia no país é menor na comparação com a maioria dos países.

- São medições diferentes, mas que convergem ao demonstrar a confiança que a mídia tem por parte da população - disse o diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira.

Crença no governo se mantém baixa, diz pesquisa

O Estudo de Confiança Edelman, divulgado em março, é realizado desde 2001 com pessoas de diferentes classes sociais e idades. Entre 2007 e 2012, o primeiro lugar na confiança dos brasileiros era ocupado pelas empresas. É a primeira vez que a mídia ocupa o primeiro lugar neste índice de confiança.

- É um dado muito eloquente que demonstra reconhecimento da opinião pública em relação ao bom trabalho da mídia de melhor informar as pessoas, buscar cobertura de todos os assuntos, investigar aquilo que precisa ser investigado - diz o diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, para quem a continuidade do exercício do jornalismo feito com profissionalismo e independência fortalece o resultado da pesquisa.

Para o vice-presidente executivo do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi, a liderança da mídia no ranking deste ano pode ser associada à cobertura ampla de temas ligados ao combate à corrupção, em especial em 2012, quando houve o julgamento do mensalão.

- A mídia toda trabalhou a questão do combate à corrupção, acho que isso explica um pouco o fato de ela ter ascendido e o índice do governo se manter baixo - diz Itacarambi.

A mesma pesquisa mostrou que os entrevistados confiam mais em "pessoas comuns", como empregados, funcionários públicos, especialistas e acadêmicos, do que nos CEOs de empresas ou funcionários de alto escalão de um governo.

- Isso demonstra que as pessoas acreditam mais em quem não tem interesse político ou financeiro envolvido - conclui o dirigente do Ethos.

Já de acordo com o ranking da Transparência, o índice de percepção da mídia como instituição corrupta no Brasil é de 38%, próximo do registrado em países como Suíça (36%), Bélgica (37%) e Espanha (41%). O índice é bem mais alto em países como México (55%), Estados Unidos (58%), Reino Unido (69%) e Egito (80%).

Nenhum voto
42 comentários
imagem de Ana Iag
Ana Iag

Quer saber? Q2uando li ANJ, parei de ler na hora. Não me convence.

 
 
imagem de catalão
catalão

Clipping sonhado por militantes digitais do PT  :

Presidenta Dilma controla as manifestações - em um ato de coragem, a nossa presidenta desceu para encontrar-se com os manifestantes no Eixão. Ao invés de vaiada, nossa presidenta saiu carregada e aclamada nos braços dos manifestantes.

PT escorraça o baixo clero do governo

Mantega acaba com inflação por decreto

Senador Suplicy não concorre as previas. Aliás diz estar extremamente arrependido de prévias anteriores. Reafirma que a unidade partidária é o mais importante e que Dirceu estava certíssimo.

Dinheiro na cueca não passou de armação da Infraero.

Policia Federal faz campana em JB .

Bolsa familia resolve os problemas estruturais do país. Parabens ao PT por mais esta invenção.

Documento prova que plano real foi obra de economista esquecido do PT.

 
 
imagem de Osvaldo Ferreira
Osvaldo Ferreira

A classe media a qual faz referencia Marilena Chaui deve ter sido consultada em peso no Brasil...kkkkkk

 

Osvaldo Ferreira

 
imagem de EJ
EJ

Também sou da classe média,  mas concordo integralmente com a caricatura feita por Max Gonzaga nessa música:

http://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs

 
 
imagem de Kleberson
Kleberson

Eu confio nos meios de comunicação. Confiar não é acreditar em tudo ingenuamente. Sei que há certa subjetividade no que é transmitido, mas isso ocorre porque o trabalho é feito por pessoas e não  por máquinas. Uma câmera retrata fielmente uma cena, objetivamente, enquanto pessoas retratam diferentemente a mesma cena, haverá uma versão para cada observador. As pessoas tem que acessar os meios de comunicação de forma crítica, saber fazer a leitura e sempre buscar mais de um canal. Acho engraçado que alguns condenem certo canal de comunicação porque fala o que não quer ouvir e endeusam outro porque fala o que quer ouvir. Sejam inteligentes e leiam mais de uma fonte, aí tirem vocês mesmos a conclusão, ao invés de assimilar como verdadeira a versão de algum oráculo.

 
 
imagem de André Paulistano
André Paulistano

Tá certo o Gloebbels o único que entende de mentira e verdade...

 
 
imagem de leonidas
leonidas

Com o devido respeito aos colegas do blog, nao ha isençao alguma nas consideraçoes  de boa parte deles sobre assuntos envolvendo o governo para que possam ditar o que seria ou nao informaçao digna de credito a ser dada pela midia...rs

 

leonidas

 
imagem de Alexandre Tambelli
Alexandre Tambelli

Ler uma notícia do Globo é ler uma notícia segundo a intencionalidade do Globo.

A notícia visa dizer que a mídia tem credibilidade e os governos, mesmo que eleitos, não. E visa diminuir o Governo do PT, claro, seu inimigo maior.

Se temos pensamento único na mídia tradicional e ela é hegemônica, claro que ela pode conseguir bons resultados em pesquisas de opinião, afinal ela detém o mecanismo de informar e de direcionar a opinião pública, segundo o seu modo de enxergar o mundo.

A pesquisa reflete, claro que não sabemos o teor das perguntas para se chegar a este resultado, mais o poder de monopólio da informação pela mídia tradicional do que a verdade do seu comportamento diário e da qualidade do Jornalismo praticado.

Se falo do "Mensalão do PT" 24 horas por dia e não falo do "Mensalão do PSDB", mas o tema corrupção está em evidência, eu como telespectador, ouvinte, leitor que apenas recebo a notícia acreditarei que o PT é o único partido corrupto, que com o julgamento do "Mensalão do PT" a Justiça está mostrando que quer defenestrar a corrupção dos Governos e do meio político, e nós acreditaremos.

Não há como ser diferente. É informação sem contraditório, sem ativar o pensamento, sem tempo para reflexão e filtro correto do informado.

Não é a velha mídia que tem credibilidade. É a maioria da população que não tem a capacidade de discernimento da qualidade da informação e crê ser bem-informada, crê estar sendo informada pela mídia tradicional de forma honesta, sem interesses ideológicos, econômicos e particulares.

Independente da manipulação ou não das perguntas e das informações da pesquisa, ainda é forte o poder da velha mídia e a sua capacidade de gerar na maioria da população confiança e credibilidade. No período das manifestações de ruas em junho lemos que 90% da informação compartilhada pelas redes sociais sobre elas foram informações retiradas de portais da velha mídia.

É ou não é desproporcional. Uma visão única de mundo da direita detém 90% da informação distribuída nas redes sociais. E todas as outras visões de mundo de centro até a extrema-esquerda? Onde estão?

A maioria da população que divide informações divide a mesma informação com o mesmo viés e mesma ideologia. E não tem como disputar com esta mídia hegemônica a informação.

O exemplo mais cabal foi a PEC 37 que quase ninguém sabia que existia e nem sabia do que se tratava e de repente virou a Lei da Impunidade! E milhões de internautas, sem sequer ler do que se tratava saíram assinando abaixo-assinados, empunhando a bandeira de que a PEC 37 era a Lei da Impunidade! E a Câmara dos Deputados acabou tendo que realizar um acordão, onde mais de 500 parlamentares votaram contra a sua aprovação. Apenas 9 deputados (sendo que 2 admitiram erro de digitação) foram favoráveis.

Este resultado é evidência do verdadeiro poder da velha mídia e da existência de uma "falsa" opinião pública. Não era mais a opinião particular de cada Deputado Federal e não era a opinião pública consciente opinando. Era a mídia hegemônica de direita, com pensamento único sobressaindo em relação a toda uma sociedade.

A pesquisa de opinião do post pode por três pontas, ao menos, ser manipulada:

A) O teor da pesquisa direcionando perguntas para as respostas queridas;

B) O teor da notícia do Jornal, colocando a sua impressão sobre a notícia. Cadê as perguntas feitas? Cadê os dados por completo?

C) E por fim, já temos a inoperância da pesquisa, porque já nasce viciada pela própria realidade. A mídia é praticamente uma só ideologia e leva quem a lê, ouve ou assiste para o mesmo caminho: o da passividade diante da informação e a adquirir no seu informar-se o pensamento único, da direita.

 

 
 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

A primeira vez que ouvi falar desse tal isntituto Edelman. Sei que há pouco tempo saiu uma pelo Ibope sobre as intituições. Em primeiro a Igreja, depois Forças Armadas e etc. A mídia só ficava na frente do Congresso.

Tinha saído outra em que a imprensa perdera credibilidade. Senão me engano, de 60% e pouco de "confio" para 40 e pouco.

As pessoas estão cada vez mais se informando na internet. O JN perde audiência e leitores de jornal são uma espécie em extinção.

Muito pouco provável que a velha midia venha recuperando seu prestígio porque tem "noticiado a corrupção" como disse um desses especialistas que falam exatamente o que o pig quer ouvir.

O mais provável é que essa pesquisa, que não avalia direito o que é a mídia tradicional e o que é a nova midia. sirva para convencer os anunciantes de que ainda vale apena anunciar no Globo, folha, Estadão, Veja e caterva

 

Juliano Santos

 
imagem de marcojunior
marcojunior

  QUEM SAO ESTES BRASILEIROS , E MORAM EM QUE PAIS abrçs

 
 
imagem de Drinds
Drinds

E então, por que as pessoas se viraram contra a mídia nas manifestações mesmo?????

Esses resultados de pesquisas obscuras realizadas sabe lá Deus com quem são uma piada.

 
 
imagem de Fulvia di Moro
Fulvia di Moro

 

É estranho que essa pesquisa saia exatamente agora que acaba de ser divulgada notícia de que Grandes jornais perdem inexoravelmente leitores no papel, mas não param de ganhá-los na Web.  E mais que a web ganha cada vez mais verbas de patrocínios se comparadas a mídia tradicional.  Parece aquela piada do político torpe, que se encontra nas últimas na preferência popular as vésperas de uma eleição, ardiloso que só ele, eis que solta uma "pesquisa" dando-lhe o primeiro lugar nas intenções de votos, e por isso tenta desesperadamente convencer e iludir os eleitores de que já ganhou a eleição.

 
 
imagem de Celio Mendes
Celio Mendes

1000 pessoas? Acho que a pesquisa foi realizada no PROJAC.

 

Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003

 
imagem de Walter Serralheiro.'.
Walter Serralheiro.'.

Se não dá para confiar no que diz a Rede Bobo, como acredirar em suas "pesquisas"?

 

|_|0|_|
|_|_|0|
|0|0|0|
Bendita a verdade bem dita, que no Brasil é sempre "Uma Verdade Inconveniente"
https://www.facebook.com/wserralheiro

 
imagem de Mahabatara
Mahabatara

Tá me parecendo coisa encomendada.

 

“Just when I thought I was out, they pull me back in!”

 
imagem de Sorano
Sorano

Notícias STF Imprimir

segunda-feira - 15 de julho de 2013
-->

Segunda-feira, 15 de julho de 2013

Presidente do STF divulga voos realizados em aviões da FAB

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta segunda-feira (15) a divulgação dos dados referentes a viagens realizadas por autoridades do Tribunal em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de 2013. Desde que assumiu a presidência do Tribunal, o ministro solicitou o apoio da Força Aérea por duas vezes.

No dia 18 de abril, o presidente Joaquim Barbosa viajou a Natal (RN) para uma inspeção no Foro das Comarcas da capital potiguar, como parte do Mutirão Carcerário de 2013, retornando a Brasília no dia 19. Leia mais detalhes.

Em 02 de maio deste ano, o presidente do STF também solicitou o apoio dos aviões da FAB para chegar à Costa Rica, onde participou da Conferência Internacional em Comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em San José da Costa Rica, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), retornando no dia 04 de maio ao Brasil. Leia mais detalhes.

LL/WS/AD

 
 
imagem de Fabio (o outro)
Fabio (o outro)

Acho que é a coisa mais diabólica que já vi na vida !


Provavelmente um dos maiores casos arquitetados de desinformação da História , e de fazer os antigos agentes comunistas da Stasi , da KGB e do PC chinês , encarregados da vigilância interna do mundo comunista ,  se admirarem ! Afinal , eles desempenhavam sua missão em uma sociedade fechada e tutelada. No Brasil , os MARINHO-CIVITA-FRIAS-MESQUITA lograram êxito atuando numa sociedade com livre acesso à informação.


VIVA A IGNORÂNCIA DO POVO ! 

 
 
imagem de fabio pada
fabio pada

Eu não tenho nenhuma dúvida em relação aos resultados deste estudo. É só perceber o comportamento das pessoas em relação aos fatos. Qualquer questionamento que se faça logo vem aquele argumento.

A mais passou no jornal nacional, a mais foi matéria do fantástico. 



Att

Fabio Padilha

 
 
imagem de Marco Antonio L.
Marco Antonio L.

Hiiiiiiiiiiii, mais um estressado da oposição derrotada e desperada. Os 5% de sempre.

 
 
imagem de João Maria Fernandes de Sousa
João Maria Fernandes de Sousa

E deve ser também assinante de O Globo, evidentemente acredita em tudo que sai por lá.

Estão esperando até agora a tal explosão inflacionária tomatesca que foi tema de muitos textos no jornal dos marinhos e análises pormenorizadas de Ana Maria Braga e Fátima Bernardes.

Parece que a pesquisa foi feita em março "O Estudo de Confiança Edelman, divulgado em março"... ai só agora, após alguns escrachos contra a Vênus Platinadas no Brasil, eles lembraram de divulgar os dados.

Tenho certeza que Ali Kamel e seus meninos e gurias amestradas têm absoluta convicção política e epistemológica que todos os brasileiros (até mesmo os que protestaram contra os marinhos em dias recentes) são completos imbecis.

 
 
imagem de Marco Antonio L.
Marco Antonio L.

Então vamos fazer uma pesquina aqui mesmo:

Em quem mais você confia ?

... AQUI

... LÁ

 
 
imagem de Marco Antonio L.
Marco Antonio L.

E palavras de baixo calão também.

 
 
imagem de Mauro Battiferro
Mauro Battiferro

Xiiiiiiiiii!!!!

 
 
imagem de Flavio Calixto
Flavio Calixto

Acho que deveriam ter entrevistado também os não alcoolizados em estado avançado.

 
 
imagem de Gilberto .
Gilberto .

Por falar em confiança, quem é este Instituto Edelman mesmo? Alguém já tinha ouvido falar?

Em todo caso, aí vai aonde a mídia mais cresceu segundo eles:

 

Gilberto .

 
imagem de alessandroduarte
alessandroduarte

Quem é fã da edelman é o tal do jc: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/golpistas-ou-uma-voz-que-precisa-ser-ouvida

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Edelman_%28firm%29

 

Alessandro B. Duarte (Usa GNU/Linux) http://static.fsf.org/nosvn/associate/fsf-10698.png

 
imagem de Antonio Carlos Silva - RJ
Antonio Carlos Silva - RJ

 

A Groubo nos últimos 50 anos sonega bilhões, a BandUDRantes vende espaços para que Malafaia e outros vbigaristas enganem a população mais pobre, surrupiando até as calcinhas, a Record também vende espaços para que a Universal surrupie fortunas incalculáveis  .

E não surge nenhum líder político para por os pingos nos "is", ao contrário, a nossa Presidenta Dilma e outros líderes políticos, fazem  rasgados elogios a estes mafiosos ....., aí fica difícil .

 

Eleitor de Lisâneas Maciel, Saturnino Braga e Brizola nos anos 70 e 80, de Brizola, Lula, Adilson Pires e Saturnino Braga nos anos 90, e de Lula, Dilma, Lindbergh, Adilson Pires e Alessandro Molon nos anos 2000

 
imagem de Murdok
Murdok

Pra mim ninguem perguntou nada. Fiquei fora dessa pesquisa por que?

 
 
imagem de Marco Santo
Marco Santo

Propaganda ENGANOSA...............Além da Justiça/STJ devemos acionar o PROCON.

 
 
imagem de Marco Antonio L.
Marco Antonio L.

Aonde que "veículos de comunicação" é somente a mídia ? Só para quem interessa ser, quando quer tirar proveito de uma notícia.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!