Ação tenta fechar centro de estudos sobre comunismo da UFOP

Sugerido por Sorano

Do Estado de Minas

Ação quer fechar centro de estudos sobre o comunismo na UFOP

Leonardo Augusto

Ação popular impetrada na Justiça Federal do Maranhão pede o fechamento de um centro de estudos mantido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) sobre o comunismo. O processo requer em liminar que a escola suspenda em até 60 dias a contratação de professores, não disponibilize dependências nem divulgue o programa ou o material didático do centro, sob pena de pagamento de multa de R$ 50 mil por dia. O autor da ação é um advogado, Pedro Leonel Pinto, de São Luís (MA). A estrutura acadêmica que é alvo no processo é um programa de extensão do curso de serviço social da Ufop batizado de Centro de Difusão do Comunismo (CDC), que funciona no câmpus da escola em Mariana e tem 20 alunos bolsistas que recebem R$ 250 por mês.

Na segunda-feira, a Justiça Federal do Maranhão pediu à universidade que se posicionasse sobre o pedido de liminar em 72 horas. Segundo o pró-reitor de extensão da Ufop, Rogério Santos de Oliveira, a escola é o espaço para difusão do conhecimento em todas as áreas. O CDC foi criado no ano passado. “O programa do centro foi aprovado por um comitê de extensão formado por um representante de cada unidade da UFOP”, pontua Rogério. Na procuradoria da universidade, a informação é que “o assunto está sendo resolvido judicialmente”.

O advogado maranhense, na justificativa do processo, afirma que o CDC usa “recursos públicos para custeio de atividades de seguimentos restritos, em afronta aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade, intrínsecos à administração pública, conforme o Constituição”. Diz ainda que a legislação “proíbe a utilização do serviço de repartição pública para benefício de partido ou organização de caráter político”. Em resposta à ação, o professor André Mayer, coordenador do CDC, nega a existência de relação entre o centro e agremiações partidárias, “tratando-se, portanto, de calúnia e difamação e de perseguição ideológica e política por parte do autor do processo, ferindo preceitos e liberdades determinantes presentes na Constituição Federal”.

O processo contra o Centro de Difusão do Comunismo é o terceiro aberto pelo advogado Pedro Leonel envolvendo o governo federal em menos de dois meses. O primeiro foi contra editais do Ministério da Cultura que previam a participação exclusiva de negros em projetos nas áreas de cinema, literatura e pesquisa. A alegação do advogado era que os editais tinham cunho racista por excluir outras etnias. A ação foi julgada procedente pela 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, a mesma que vai julgar a ação contra o CDC, e os editais foram suspensos.

O segundo processo foi contra estatal do setor de energia. Pedro Leonel conseguiu na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís impedir que a empresa pague pela compra de uma usina nos Estados Unidos. O advogado afirma já contabilizar mais de 300 ações contra o governo federal. “O que me move é o exercício da cidadania”, argumenta.

Nenhum voto
22 comentários
imagem de BÁRBARA DORNELES
BÁRBARA DORNELES

Para, os desinformados o trabalho desenvolvido pelo CDC, já existia sem bolsas.

 
 
imagem de gilberto gouvea
gilberto gouvea

Dúvida, qual a ação impetrada por esse cidadão para alterar o IDH do maranhão????

 
 
imagem de E...
E...

Para, os desinformados o trabalho desenvolvido pelo CDC, já existia sem bolsas. ] E por que não poderia continuar assim para que outros mais prioritários, como alunos de licenciatura em matemática tivesse bolsa. Basta dizer que em Minas a coisa nisso tá tão horrível que até tiram sangue de estudando da rede pública supondo que nota baixa é doença genética. Ou será que pelo fato de ser da rede pública, pobre e mais provável negro, não  lhe  comove em nada, como não tem comovido ninguém.


 


 


=====


 SEM HABILIDADE COM NÚMEROS, Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010

 


Fonte:http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml


 


Consta em relatos disto em:                    


http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041


http://blog.opovo.com.br/educacao/sem-habilidade-com-numeros/


http://isaude.net/z9h8, europsicologia e genética decrifram causas e


consequências da discalculia,  Saúde Pública


http://vghaase.blogspot.com/, acesso,  ag/10


- http://discalculialnd.blogspot.com/,   acesso,  ag/10


- Decifrando uma incógnita, www.ufmg.br/boletim/bol1698/4.shtml,  acesso,  ag/10


- Pesquisa dos Laboratórios de Neuropsicologia e de Genética da UFMG pode ajudar a desvendar causas e consequências da discalculia, 7 de junho de 2010


http://www.ufmg.br/online/arquivos/015678.shtml


- Neuropsicologia e genética decrifram causas e consequências da discalculia,


ISaúde.Net, Saúde Pública, http://isaude.net/z9h8, acesso ag/10


 


 Doença que dificulta aprendizado de matemática é alvo de especialistas


 


http://saude.ig.com.br/minhasaude/doenca+que+dificulta+aprendizado+de+matematica+e+alvo+de+especialistas/n1597074737032.html


 


 

 
 
imagem de André Mayer
André Mayer

Centro de Difusão do Comunismo da UFOP (CDC-UFOP)

Parte da resposta do CDC-UFOP (Texto completo no site: www.cdc.ufop.br)

*Resposta (parte):
O Centro de Difusão do Comunismo da UFOP (CDC-UFOP) não é “um programa acadêmico com objetivos político-partidários”. Trata-se de um PROGRAMA DE EXTENSÃO, vinculado ao Curso de Serviço Social / ICSA / UFOP, para organizar e articular quatro (o4) ações de extensão (dois cursos e dois projetos) - que contemplem as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, próprias a uma Universidade Federal, segundo orientação e exigência do MEC - de forma gratuita, aberta a toda comunidade e realizadas duas vezes ao ano no ICSA (Mariana), com editais no início de cada semestre. Não existe vínculo algum com qualquer agremiação partidária, tratando-se, portanto, de “calúnia” e “difamação” e de perseguição ideológica e política por parte do autor da ação (...).
Os objetivos do CDC-UFOP são claros, públicos e notórios: estudar, debater e realizar a critica à ordem do capital e lutar por uma sociedade para além do capital, envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão, levando em conta a importância do debate acadêmico estar vinculado ao debate político, termo por nós considerado em mais alta conta: política enquanto debate sobre os rumos da sociedade em que vivemos e não enquanto defesa de qualquer partido político, como insinua o autor da ação. Vale ressaltar que todas as ações do ser social, inclusive todas as ações praticadas em uma Universidade, tem uma dimensão política. Também não existe ação neutra, como não existe pesquisa neutra, nem ensino neutro, nem extensão neutra. No caso do CDC-UFOP, todas as ações de estudar, pesquisar e debater a sociedade em que vivemos se dá a partir da existência dos trabalhadores – da classe trabalhadora. E notório e publico esta sociedade é dominada por um “sistema de controle do metabolismo social” que se chama o capital – capitalismo, sendo necessário conhecer a fundo as suas contradições internas para que a formação profissional dos alunos envolvidos se dê de forma densa, séria e essencial e não de forma alienada, residual e superficial (...).

Mariana, ICSA, 15 de julho de 2013

Prof. André Mayer
Coordenador do CDC-UFOP
www.cdc.ufop.br

 
 
imagem de UFOP tá certa
UFOP tá certa

Obviamente que sem bolsa ninguém vai querer estudar tal coisa. Já para estudar matemátia e ajudar nas escola públicas quase não há bolsa e o melhor mesmo é se for voluntário.


=======


 


PET Matemática seleciona bolsistas e voluntários


http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13111&Itemid=196


 


 

 
 
imagem de Marcos Antônio
Marcos Antônio

Para estes, acabar com a "SANTA INQUISIÇÃO" foi um erro gravíssimo!

 
 
imagem de Iza Souza
Iza Souza


Um curso sobre "capitalismo" pode, né mesmo?

rs,rs,rs,rs,rs


 
 
imagem de Maria Luisa
Maria Luisa

 Fechar um Centro de Estudos, na força da lei ? Nunca vi. 

 
 
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

O que é ideologia.

 

"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.

 
imagem de Jose Saguy Tenorio
Jose Saguy Tenorio

Athos, tomei um susto, pois não havia lido o seu comentário com a devida atenção:

"O tipo de cara que não teria o melhor problema em queimar livros em praça pública".

Ainda que no texto você diz "QUEIMAR LIVROS"... ah bom... que susto, rapaz! kkk


 
 
imagem de Sidiney Ariano
Sidiney Ariano

Precisamos dizer não ao Patrulhamento Ideológico e a censura à Liberdade de Expressão e Produção da Universidade.

A constituição Brasileira garante a liberdade de opinião e a Universidade, como o próprio nome diz, é lugar da pluralidade de idéais e pensamentos, aliás como deve ser qualquer espaço público.

 
 
imagem de Moralles
Moralles

Não seria o Rebolla?

 
 
imagem de Athos
Athos

O tipo de cara que não teria o melhor problema em queimar livros em praça pública...

 
 
imagem de lidia virni
lidia virni

O medo do comunismo contionua mesmo com  o fim da chamada Guerra Fria. Por que será? Em pleno século XXI !!

 
 
imagem de Ricardo Pereira
Ricardo Pereira

Fico imaginando o senador MacArthy dando risada no inferno e o Poris Casoy apoiando entusiasticamente este rabula. Que vergonha pro país ter um sujeito tao tacanho que quer impedir a realizaçao de estudos sobre o tema, certamente um dos mais relevantes em ciencia politica.  E a justiça com j minuscula ainda acolhe este tipo de injunçao.  Como diria em latim: Phalus pegasus...

 
 
imagem de luka
luka

Hummm, outra área que precisava de uma extensão de uns dois anos na periferia é a dos advogados para acabarem com esse "sabe com quem tá falando". 

 
 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

O titulo que os organizadores encontraram foi infeliz, dá margem mais pra entender como difusão, mesmo, proselitismo, do que de estudo. Parece muito com o outro post de estudos de grupo espírita em santa catarina. Ambos os casos, acho um equívoco. Mais um pouco e teremos grupo de estudos evangélicos, católicos, etc. em universidade federal!...

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de Lucas Gomes
Lucas Gomes

autonomia universitária para que?

o comunismo é um pensamento político que está difundido na sociedade ocidental e oriental já a mais de século. Não vejo problema nenhum em difundi-lo. Ou queremos também que as universidades proíbam os grupos de estudos e departamentos de doutores que professam o monetarismo?

E que tal a idéia de difundir o pensamento evolucionista? Terá que ser proibido também? Difundir os estudos que apontam para a igualdade/inexistência das raças em âmbito biológico, difundir a medicina preventiva, etc. Serão proibidos com base na Constituição?

 
 
imagem de Sem sentido
Sem sentido

[autonomia universitária para que?  ] Autonomia sa faz sentido sem cabresto algum. Nisto as nossas públicas não tem do que se queixar. Além disso, tudo isso foi aprovado por todos os colegiados, porquanto, é pelamente legal, o qualquer advogado deveria sabe disto.

 
 
imagem de Claudio Augusto
Claudio Augusto

Me indique então um lugar que estuda o Nazismo, seus metodos e idologiar chamado "Centro de Difusão do Nazismo".

Desculpe, acho que o nome do lugar mostra exatamente do que aquilo se trata.

 
 
imagem de Moralles
Moralles

Voce se engana!

O nazismo é até muito estudado, talvez até mais que o comunismo inclusive para ser combatido, não

se esquecendo que os aliados (capitalistas?) se uniram aos russsos para derrotar  os "nacional socialistas (?).

E aviso que voce corre mais riscos ao encontrar um grupo "neo nazi" pela frente que um bando de comunistas

bebendo "cerveja" e falando alto num boteco!

 
 
imagem de Lucinei
Lucinei

Pois é. O nome parece explicitar mais uma vontade de enfrentamento e menos de estudo e pesquisa.

 

PJ não VOTA!

 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!