Para entender a oposição a Aécio em MG

Do Blog do Rudá Ricci

Esqueminha básico para entender a oposição a Aécio em MG 

Não inclui PCdoB e outros partidos à esquerda como oposição porque são partidos que, em MG, ainda gravitam ao redor do PT ou não possuem muita expressão eleitoral.

Fernando Pimentel é o todo poderoso da máquina partidária em MG. Mas não tem a maioria dos prefeitos petistas que, paradoxalmente, são mais próximos (em sua maioria) à Patrus.

Patrus não tem perfil agressivo e não soube liderar a ocupação do partido. Em 2010 foi derrotado de maneira humilhante por duas vezes por Pimentel (PED MG e candidatura ao governo mineiro). Sua indicação ao ministério Dilma é mais uma sinalização do declínio do poder de Patrus por estas bandas.

Por este motivo, Pimentel e seu Sancho Pança tentam ampliar suas composições no interior do PT, visando 2012. Este é um movimento essencial para manutenção de seu poder porque o PT estará isolado nas próximas eleições municipais na capital mineira.

A ação prática foi tentar fechar acordo com Virgílio Guimarães. Arrisco dizer que no acordo estaria a indicação de Virgílio para o Tribunal de Contas da União.

Finalmente, o adversário de Pimentel, ao menos aparente, é Clésio Andrade, dentro do campo oposicionista ao aecismo. 

http://rudaricci.blogspot.com/2011/01/explicando-o-esqueminha-da-nota-abaixo.html

Média: 3.7 (3 votos)
10 comentários
imagem de Dulcinéa
Dulcinéa

 

    Nós, petistas de Minas, não podemos nem ouvir falar em Fernando Pimentel.  Concordo com os que riram da oposição de Pimentel a Aécio.  É piada mesmo.  Ele não devia ter sido contemplado com cargo no governo da Dilma.  Será que ela fez isso em consideração à amizade que tiveram na época da ditadura?

    Ele vai pagar o preço de sua ambição desmedida.  Ninguém quer saber do "Pimentão" aqui por estas bandas.

 
 
imagem de Josaphat
Josaphat

Se as pretensões políticas de Pimentel forem voltar à prefeitura, não duvido que ele o consiga. Mas... peraí, fazendo oposição a Aécio e Anestesia? Hahaha, conta outra!

Que se ele tentar com o apoio do príncipe das gerais, pode ser que chegue. Mas aí vai ter de se conformar com uma certa estagnação de político que só consegue prefeitura.  Tem também a possibilidade (remotíssima) do apoio de Aécio para o governo em 2014. Mas aí já está muito longe para tanta conjectura...e ia ter de mudar de partido. :)

O fato é que o belo-horizontino rejeitou, passados dois anos, a jogada de misturar projetos tão díspares quanto de PT e PSDB. Em um primeiro momento, confundido pela suposta ousadia de lançar um candidato desconhecido, mas apoiado por os dois maiores caciques na cidade - Ele próprio, Pimentel e o então governador Aécio Neves -  o povo se vergou. Mas depois, apesar do tradicional voto à esquerda em quinze anos, reelegendo a sigla, esse mesmo povo derrotou o primeiro nome do PT nacional: a presidenta Dilma Roussef.

Sei não, mas se o PT quiser recuperar a prefeitura, em minha modesta opinião, vai ter que se livrar de políticos queimados como Pimentel.

Eu adoraria votar em uma chapa com a deputada Jô Moraes, por exemplo.

 

_O Sr. tomou parte nesses tumultos? _Não são tumultos, Sire, é uma revolução!

 
imagem de Fabrício
Fabrício

Morei dois anos em BH, e me mandaram votar no Aécio, em 2006. Eu me arrependo disso até hoje... Eu só lia coisas boas do homem, eu fui inocente, acreditava em jornais.

Acho que a desconstrução da imagem dele deve ser feita desde já, pq ele já é o escolhido pela velha mídia para 2014, é tão blindado quanto Serra, e terá acesso a nichos eleitorais que o Serra não teve, se o PSB continuar flertando com ele... E, sinceramente, não vejo discurso nenhum nele. Até hj me pergunto: oq Aécio pensa? O homem não fala nada...

 
 
imagem de Anderson Gomes
Anderson Gomes

Voto em qualquer um de esquerda.

 

Porém Fernando Pimentel traiu o PT e toda a esquerda quando homologou apoio a áecio neves.

Essa raça (dos neves) nunca prestou.

Seu avô foi ministro da justiça de Getúlio Vargas e não conseguia controlar nem quem eram seus subalternos.

Quando primeiro ministro de João Goulart, tivemos o golpe, olha lá se não contou com uma ajudinha dele.

Logo, para mim, essa raça não presta e se Pimentel quiser acompanhar essa turma que deixe o PT e as bandeiras de esquerda, traidores já tivemos aos montes, é hora de nos unirmos para evitar que o novo queridinho da mídia tome o poder de fato através do poder da mídia.

 

Anderson Gomes

Cidadão Brasileiro

 
 
imagem de Getulio da Cruz Teixeira
Getulio da Cruz Teixeira

 

"...Fernando Pimentel é o todo poderoso da máquina partidária de MG."

- É duro ter que aguentar tal afirmação. O Sr. Pimentel fez um acordo espúrio (para o PT-MG) com o Sr.Aecim. Fez um acordo com o maior adversário do PT em Minas Gerais.  Ele fez consultas ao PT  para avaliar tal acordo ? Alguém pode me responder ? Não. Comportou-se como um cacique. Usou o PT em Minas em benefício próprio. O Sr Pimentel foi "todo poderoso" para destruir o poder que o partido tinha. Pelo menos na Região Metropolitana. O Sr. Pimentel acreditou que o Aecim ia apoiá-lo se saísse candidato a governador. É a vaidade do cacique. O sr. Aecim passou a maior rasteira no Pimentel. O PT em Minas Gerais se f...

- Quer dizer que a indicação de Pimentel para o Ministério do Governo Dilma é um indicativo do declínio de Patrus ? Nossa! É mesmo ?  Eu não sabia que o Patrus estava com essa corda toda. O estrago que o sr. Pimentel causou ao PT-MG terá seu teste em breve. Vamos esperar. Está próximo. Pouco menos do que dois anos.

 
 
imagem de Rudá Ricci
Rudá Ricci

Sei que parece estranho. Mas, infelizmente, é a pura verdade. Pimentel está com o espaço fechado com a declaração de Clésio Andrade (que assume a vaga de senador com a morte de Eliseu Resende) que será oposição à Aécio. Em outras palavras, o agora senador do PR percebe a chance de ocupar o espaço que era do PT mineiro. Com a queda do partido por aqui, Pimentel tem que se deslocar e tenta acordo com Virgílio Guimarães (a famosa vaga no TCU). Política é este imbroglio, camaradas!

 
 
imagem de antonio francisco
antonio francisco

Virgílio Guimarães no Tribunal de Contas? Meu Deus, onde é que vamos parar?

 
 
imagem de martha
martha

Colocar o Pimentel como oposiçao (e "lider da oposiçao") ao aecismo parece piada. Està mais para conivência conformada. O ilustrissimo prefeito de Bh està ai pra ilustrar a aliança Pimentel-Aécio.

Aliàs, diga-se de passagem que Pimentel é o grande responsàvel pelo naufràgio do PT mineiro. Acho uma vergonha a maneira como ele se conduziu desde sua reeleiçao a prefeito.

 
 
imagem de Jose Almir
Jose Almir

Caros

 

Culpar o Pimentel pela siruação atual do PT Mineiro é simplificar demais. Todos contribuiram um pouquinho. A incapacidade do Patrus e seus de fazer política de relacionamento é algo impressionante. Botei minha cara a tapa aqui no sul de minas e me candidatei a deputado federal, uma experiencia válida de um lado e amargo por outro. Em nenhum momento nesses logos meses de preparação para a campanha e na propria campanha eu tive oprtunidade de falar com o Patrus. Nossa região tem um perfil mais conservador, o Lula perdeu para o Serra, algo como 60 a 40 %. Fiquei abandonado, queria potencializar a campnha e me sentia sozinho.

O Pimentel foi massacrado pelo dobradinha Aécio/Itamar, imagina aqui bem ao sul de Minas como foi. Como dizia Tancredo(não sei se essa fraze é dele) politica é como nuvem cada hora esta de um jeito.

Pimentel logicamente não deve ter ficado feliz com tudo isso. 

Tenho a impressão que Patrus e apoiadores internos ao PT optaram por tambem fazer uma disputa(disputas interna no PT) mais pragmatica e digamos heterodoxia, sem muita experiencia para tanto. Nestas disputas niguem foi inocente.

No que diz respeito aos deputados, uma campanha despolitizada, cooptações, muito dinheiro, novos coroneis tanto em idade quanto de politica e um pragmatismo de assustar nas alianças e acordos na região. Isso sim disbotou (como dizia minha mãe) muito o Petismo Mineiro.

Deus sabe o quanto precisamos de uma reforma política.

 
 
imagem de Moara
Moara

Concordo!

Pimentel não é oposição ao Aécio de maneira alguma.....

E foi o maior responsável pela dissolução e fraqueza do PT mineiro....

Fez a sacanagem toda aqui em minas e "vazou" pro ministério... Devia ter ficado quieto e apoiado Patrus, pois sabia que seria ministro no governo Dilma...

 

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!