A nova ministra da Casa Civil

Por Gerson Marques – Ilhéus

Caro Nassif,

Com a saída de Dilma da Casa Civil, a nova ministra que assume a cadeira é Erenice Guerra, desconhecida de quase todos nos, neste sentido a publicação deste artigo de Melchiade Filho na folha de hoje ajuda a conhecer melhor a nova co-piloto de Lula.

Da Folha

A guerra de Erenice

BRASÍLIA – O pai de Erenice Guerra foi um dos pioneiros da construção de Brasília. No final dos anos 50, resolveu deixar o Ceará. A viagem durou dois meses -de caminhão, de lombo de jegue e a pé.

O pedreiro instalou a família numa tenda do Exército e arrumou trabalho na obra do Palácio da Alvorada. O prédio foi a primeira inauguração da nova capital. Hoje, é a casa do presidente da República.

Décadas depois, a filha recebeu o convite de Lula para conhecer o edifício que o pai ajudou a erguer. Não conteve o choro na visita.

Poucos conhecem esse e outros episódios da vida da advogada que hoje substitui a amiga Dilma Rousseff no Ministério da Casa Civil.

Erenice, 51, não gosta de aparecer nem de falar de si. Fez carreira no serviço público longe do público. Foi só a dois ou três eventos do governo Lula. Não posou para fotos. Não deu uma única declaração à imprensa, nem quando a Folha noticiou seu envolvimento em escândalos do segundo mandato (dossiê FHC e caso Lina Vieira/Receita).

Os mais próximos dizem que a discrição não é timidez nem cálculo, mas resultado da obsessão pelo trabalho que a nova ministra traz de longe: aos 18 anos, quando morava na cidade-satélite do Guará, Erenice já estava casada, era mãe, cursava faculdade de direito, participava de ações sociais da Igreja Católica e ensaiava os primeiros passos na militância política (levava de bicicleta os filhos às reuniões que viriam a instalar o diretório do PT, ao qual filiou a mãe e o marido).

Após se formar, Erenice passou pela Eletronorte, pelo governo distrital e pelo Congresso até que encontrou Dilma.

O PT estudava como tirar proveito político do apagão do governo FHC e chamou as iniciadas em energia -uma, na área técnica; outra, na jurídica. A parceria nasceu ali, Erenice confortada em conhecer outra mulher obstinada pelo trabalho e avessa a lamúrias. “Quem quer faz, não manda fazer”, virou o mantra das duas.

Nenhum voto
75 comentários
imagem de Abíude Marques
Abíude Marques

Para mim é uma honra e motivo de grande alegria, ver a minha ex chefe, a Erenice Guerra, num posto tão elevado. Não é surpresa para mim, pois eu sei da sua inteligencia e obstinação pelo trabalho. Peço ao Senhor Deus que a abençoe nesta nova empreitada, pois sei que será árdua.

 
 
imagem de evandro condé
evandro condé

Se eu sair chamando o Nassif de turco, não vai aparecer nunca o nome dele nos comentários, além do que para quem sabe ler, pingo é letra.

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

Em 66 comentarios na pagina a palavra "Serra" aparece 5 vezes, excluindo a sua.

Emanuel fez uma ironia a respeito de outros dois comentarios. Nilva trouxe informacao seria. Domenico e Alberto ambos tem duas sentencas sem mencionar o nome, primeira critica, e segunda que todo mundo ja sabe. Sanzio trouxe uma parodia da boa. Feitosa estava brincando. Finalmente, Joana se refere a "folha de Serra".

Em outras palavras, quem abriu o caminho aa parodia foi... o serrista Emanuel.

 
 
imagem de evandro condé
evandro condé

Nassif, sinto muito insistir, mas os comentaristas não pedem UMA ÚNICA oportunidade para desancar o Serra. Pede para este povo se conter. Parecem o Reinaldo que só sabe falar mal do Lula. É um pé no saco. Todo mundo já sabe. Deixem de ser repetitivos. Ou acham que vão mudar o modo de pensar de alguém aqui no Blog?

 
 
imagem de Carlos Pardal
Carlos Pardal

Hilariante essa biografia! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkka Companheiro, você se superou nessa, com todo respeito ao biografado!

 
 
imagem de evandro condé
evandro condé

Ô meu(vou gastar meu paulistês), o Nassif mesmo já citou boas reportagens da FSP(poucas, reconheço). Para de dividir o mundo em bons e maus(nós e os outros, se quiser)

 
 
imagem de Raí
Raí

Caro Jose de Abreu,mais que orgulho,de ver que neste governo,as pessoas que têm reconhecida capacidadetécnica,são vistas e têm a sua chance na vida,ou seja,estamos num país que tem mobilidade social,e o maior exemplo disto,são as recentes nomeações do atual Min.da Previdencia Social e da atual Min.da Casa Civil. Põe orgulho nisto,irmão !

 
 
imagem de Gilvan
Gilvan

Está certo JB Costa. A Da Ruth foi a melhor primeira dama que tivemos, apesar do marido. Mas, esse post agresssivo serve apenas par alertar onde pode ir o nível da discussão sobre o tal de "dossiê" e sobre os questionamentos de gastos com tapiocas, etc. Ora, tudo isso deve estar num banco de dados. Quer dizer que só pelo fato de um funcionário autorizado acessar o banco de dados já vira dossiê?

 
 
imagem de George de Lucena
George de Lucena

Eita! O final doeu em meus ouvidos nordestinos. Jerimum com abóbora? Jerimum É abóbora, omi!

 
 
imagem de JB Costa
JB Costa

Gilvan, Perdoe a sinceridade: por que meter os mortos nessa guerilha? Além do mais, "parece" que o Gilvan lança uma acusação e não tem coragem de encampá-la. Parece covardia.

 
 
imagem de JB Costa
JB Costa

Cartacho, Sem querer querendo patrulhar: você entregou sua consciência a imprensa? No seu comentário você faz afirmação e não citação. Nesse caso, o problema é seu, sim senhor.

 
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes

Eh paranoia sua. Eu sou barra pesada assim mesmo. Juro.

Mas nao sou do submundo deles!

O melhor do mundo pra voce, Erenice!

 
 
imagem de Caetano
Caetano

Isso não se faz a um pai... hehehe

 
 
imagem de Vera
Vera

E veja no que deu.... couve... e abobrinha...

 
 
imagem de Vera
Vera

Este Reinaldo pensa que engana a gente...

 
 
imagem de jose justino de souza neto
jose justino de souza neto

Sim. E daí?

Carlos Lacerda, aquele da UDN, inspirador dos boquirrotos, bocudos, beiçudos e falastrões tucanos e pefelistas, teve uma passagem pelo PCB. Mas, por causa de certas irregularidades cometidas por êle na contabilidade do partido, foi obrigado a escafeder-se rapidamente. O Mussolini também tinha uma origem na esquerda e não passava de um degenerado. E daí?

O Partido Nazista era Nacional Socialista, conforme eles. E daí? O PSDB se diz social e democrata. E daí? O que tem o U a ver com as ALÇAS? O Roriz pode até ter fundado a igreja zen-budista dos hippies do sétimo dia. E daí??????

Caraca! É cada trollçulho que aparece pelos blogs tentando desqualificar o PT! Haja escroto!

 
 
imagem de José Feitosa
José Feitosa

Tu é Tucano!!!!!!! Defendo o Serra e a Folha.KKKKKKKKKK. Todo Educado? Eu ehmmm! Esperem que esse logo ataca.

 
 
imagem de jose justino de souza neto
jose justino de souza neto

Falou e disse. Eu estava lá e sou também uma das vitimas da época do desemprego, da privataria, do entreguismo e do servilismo aos interesses do Departamento de Estado ianque.

 
 
imagem de Sanzio
Sanzio

E ele foi da Mooca para a Cidade Universitária num pau-de-arara, cresceu comendo chuchu com farinha, começou a trabalhar aos 4 anos de idade como carregador de caixinhas de fósforos, depois de adulto trabalhou de homem-placa na Av. São João.

Aos domingos ia com seu pai catar caranguejo no mangue do Jardim Romano, perdeu um dedo mindinho ao morder seu primeiro bife (mas os f.d.p. dos médicos conseguiram reimplantá-lo), foi preso pela ditadura e seu verdadeiro nome é José Raimundo da Silva.

Zé Alagão é sua alcunha desde pequeno, por causa de sua mania de lavar constantemente as mãos com água abundante, o que fazia com que a pia transbordasse e alagasse a casa toda.

Suas primeiras palavras foram "trololó" (que ele pronunciava "tololó"), ti ti ti, nhem nhem nhem, gip gip, nheco nheco e paralelepípedo (que ele pronunciava palepipo). Ainda hoje utiliza frequentemente essas palavras, menos paralelepípedo (que hoje ele já pronuncia paralepipo).

Este é um pequeno resumo da biografia do grande líder das massas Zé Alagão. Oportunamente falarei sobre suas origens nordestinas, sua amizade com Luiz Gonzaga, seu gosto musical pelo xote, xaxado, rasta-pé e rala-bucho (é exímio dançarino desses ritmos) e sobre suas preferências culinárias (jerimum com abóbora, rabada com angú, buchada de bode recheada).

 
 
imagem de jose justino de souza neto
jose justino de souza neto

São os da remelinha.

 
 
imagem de jose justino de souza neto
jose justino de souza neto

:-) . Pode deixar que a RBS (Zero Hora) vai encontra-la no lixo... do grupo.

 
 
imagem de jose justino de souza neto
jose justino de souza neto

Com ou sem pronúncia portuguesa (aquele "l" do "val" pronunciado com a língua tentando coçar a garganta)?

 
 
imagem de Alberto Silva
Alberto Silva

Nãããããooooooo! Esse aí é o eterno candidato a presidente. Sempre em campanha para o próximo cargo, mas nunca chegará lá...

 
 
imagem de Alberto Silva
Alberto Silva

Claro q de sua parte só poderia saber dos "escândalos" citados na matéria pela FSP...é só o q lê e defende.

 
 
imagem de Luiz
Luiz

Ô Nassif De uns tempos pra cá tenho notado que tem uns caras barra pesada que estão frequentando o blog. É paranóia minha ou será que já é aquela equipe do submundo do PSDB em ação? Luiz

 
 
imagem de artur cartacho
artur cartacho

Milson a sua intransigente defesa dos seus partidários é justa é o que voce acredita ,mas eu não tenho que provar nada ,apenas registro tudo que foi divulgado por seus colegas de imprensa ,se os mesmos não são fieis ao direito de divulgar so o comprovado ,ai meu caro não é problema meu.

 
 
imagem de artur cartacho
artur cartacho

Não apela meu cara Walter , educação é fundamental ,sua abordagem compromete sua origem e criação que com certteza não foi assim que sua genitora lhe ensinou no trato com as pessoas.

 
 
imagem de Joana
Joana

Outra pérola da Folha do Serra: "O PT estudava como tirar proveito político do apagão do governo FHC". Quer dizer que estruturar e planejar formas de garantir nossa auto-suficiência energética é apenas um detalhe, né...? O objetivo era "tirar proveito" do caos instalado pelo governo FHC... (ora, me poupe!)

 
 
imagem de M. Iack
M. Iack

hehehehehehehehehehehe...

 
 
imagem de Mary A.S.
Mary A.S.

Spok, o cartacho não viu o final do filme: que tinha a mão do Álvaro Botox Dias na coisa... :)

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!