Levantar um idoso acamado, ou uma pessoa que realizou uma cirurgia e necessita se repousar, pode ser mais simples adotando métodos adequados que auxiliam, não só, a fazer menos força e evitar lesões nas costas do cuidador, como também dar mais conforto e bem-estar ao paciente acamado.
Pessoas que ficam acamadas várias horas por dia necessitam ser levantadas da cama frequentemente para evitar atrofias articulares e musculares, assim como fazer a prevenção do surgimento de feridas na pele, mais conhecidas como escaras.
Uma das saídas para não machucar-se é dobrar os joelhos e sempre exercer a força nas pernas, dessa forma evitando forçar a coluna.
Como levantar um idoso acamado?
O método para levantar um idoso acamado com mais facilidade e com menos esforço, pode ser resumido em 9 etapas:
- Posicione a poltrona ou a cadeira de rodas ao lado da cama e encoste a poltrona na parede, ou trave as rodas da cadeira, para que ela não se mova;
- Com o paciente ainda deitado, arraste-o para a beira da cama, posicionado os dois braços por baixo do corpo;
- Posicione o braço debaixo da coluna na altura dos ombros;
- Com a outra mão, segure na região da axila e sente o paciente na cama. Nesta etapa, o cuidador deve dobrar nas pernas e fazer o possível para manter as costas retas, esticando as pernas enquanto levanta o paciente até à posição de sentada;
- Mantenha a mão sustentando as costas do paciente e puxe os joelhos para fora da cama, fazendo com que o paciente rode de maneira que fique com as pernas penduradas na beira da cama;
- Traga a pessoa até a beira da cama de maneira que os pés fiquem apoiados no chão. Nesse momento, tenha bastante atenção, para garantir a segurança é importantíssimo que a cama não consiga deslizar para trás. Por esse motivo, se a cama conter rodas, não se esqueça de travá-las. Nos casos em que o piso possibilita o deslizamento da cama, deve-se tentar encostar o lado oposto à parede, por exemplo;
- Apoie a pessoa por baixo dos braços e, sem permitir que ela deite novamente, agarre-a por trás, no cós da calça. Mas, se possível, solicite que ela segure seu pescoço, entrelaçando as mãos;
- Levante o paciente ao mesmo tempo que todo seu corpo, em direção à poltrona ou cadeira de rodas, e permite que ele caia o mais lentamente possível sobre o apoio;
- Para que o paciente fique mais confortável ajusta sua posição no assento, posicionando-o contra as costas da poltrona, ou cadeira, passando os braços a sua volta como um abraço.
De maneira adequada, o paciente deve ser movido da cama para a cadeira e vice-versa, a cada 3 horas, ficando deitado na cama somente no momento de dormir.
Normalmente, a poltrona ou cadeira de rodas, devem ser posicionadas junto à cabeceira do lado em que o paciente possui mais força. Ou seja, caso o paciente tenha tido um AVC e tenha mais força do lado direito, a cadeira deve ser posicionada do lado direito da cama e o levantamento deve ser realizado desse lado, por exemplo.
Meios facilitadores da transferência
Há camas articuladas eléctricas com elevação que auxiliam muito o cuidador a passar o paciente da cama para a poltrona ou cadeira de rodas e vice e versa.
As camas com elevação possibilitam ajustar a altura da mesma adaptando-se à altura da cadeira de rodas. Para isso, busque por aluguel de cama hospitalar no RJ.
É importante ter cadeira de rodas ou sanitária com braços removíveis e rebatíveis para tornar mais fácil a transferência.
Quando não há a possibilidade de transferir a pessoa com a força do cuidador é necessário escolher pela utilização de uma Grua de transferência. O que evita danos tanto para o cuidador quanto para o paciente.