Bereal apareceu recentemente como o mais novo de uma série de aplicativos de fotos sociais a explodir em popularidade nos campi universitários e entre a Geração Z.

    Segue os gostos Descarte, Poparazzi e Snapchat ao ajudar os usuários a documentar abertamente seu dia e compartilhar fotos desses momentos com seus amigos O aplicativo subiu no ranking da App Store e se tornou popular entre os usuários fora da França, onde foi criado em 2020.

    Já que você provavelmente ouvirá falar sobre o BeReal de seus amigos ou dos jovens descolados na sua vida, aqui está um breve resumo sobre o que é o burburinho.

    O que é BeReal?

    BeReal é um novo aplicativo de compartilhamento de fotos que permite aos usuários compartilhar um instantâneo diário de seu dia. Uma vez por dia – em um horário aleatório – os usuários recebem uma notificação do aplicativo de que é hora de postar seu BeReal do dia. Os usuários têm dois minutos para tirar uma foto do que estão fazendo e, assim como a câmera traseira do telefone captura sua atividade, a câmera frontal tira uma foto do usuário.

    Os usuários podem refazer uma foto ou postar fora da janela de dois minutos, mas seus amigos verão que fizeram isso. E não há filtragem ou edição da imagem, então ela realmente é real.

    Os usuários também só podem ver o que seus amigos estão fazendo quando publicarem seu próprio BeReal do dia. 

    Leia também: Qual é o melhor para negócios? TikTok ou o Instagram?

    Por que o BeReal é tão popular?

    BeReal se apoia na ideia de autenticidade que a Geração Z abraçou. Não apresenta fotos altamente editadas ou conteúdo filtrado; está mostrando abertamente o que os usuários estão fazendo e como é realmente sua vida cotidiana.

    Outros aplicativos de compartilhamento de fotos também adotaram essa ideia, como Dispo e Poparazzi. Eles vão contra o visual altamente editado que se tornou sinônimo de Instagram.

    A ideia por trás do BeReal parece cativante com os usuários, com o aplicativo classificado em segundo lugar na categoria de rede social na App Store. O BeReal teve um crescimento de 315% aproximadamente no primeiro trimestre do ano, de acordo com Apptopia.

    Financiamento BeReal

    Os investidores começaram a financiar a empresa com sede em Paris no ano passado. O BeReal levantou pelo menos US$ 30 milhões em financiamento até agora, de acordo com a Crunchbase.

    Levantou uma rodada da Série A liderada por Andreessen Horowitz em junho de 2021, e também é apoiado por outros investidores como Acelerar e DST Global. Mas a pergunta que fica é: será que essa ferramenta é útil para profissionais de marketing digital?

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira