Qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses? Entenda como escolher

Qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses? De fato, o leite materno é o melhor alimento para bebês e crianças e é recomendado até os dois anos de idade ou mais. Para os casos em que os bebês não são amamentados, idealmente eles devem ser alimentados com uma preparação o mais adaptada possível às necessidades dos bebês.

Para ajudar você a entender mais sobre qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses: quanta proteína os leites têm?

O leite materno fornece aos bebês cerca de 0,9 g de proteína por 100 ml.

O leite de vaca, que seria a alternativa ao leite materno, tem uma quantidade excessiva de proteína: 3,3 g por 100 ml. Como essa quantidade é impossível para os bebês assimilarem, os leites se adaptam através de processos complicados que diminuem a concentração de proteínas.

Uma fórmula apropriada para bebês deve ter entre 1,2 e 1,4 g de proteína por 100 ml.

Essa quantidade é maior do que a concentração de leite materno porque sendo proteínas de menor valor biológico, tem que haver um pouco mais.

E qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses?

qual-leite-ninho-indicado-bebe-6 meses

Ver detalhes

Você precisa ter em mente que o leite ninho só pode ser dado ao bebê depois do 1 ano de idade. Antes disso, apenas fórmulas estritamente projetadas para essa idade podem ser oferecidas ao bebê.

Isso acontece porque o leite ninho não possui todos os componentes que um bebê de 6 meses de idade precisa. Por isso, é recomendado escolher uma fórmula, caso a amamentação não seja possível.

Qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses: o que é uma fórmula infantil?

Uma fórmula infantil é alimento à base de proteínas animais (extraídas do leite) ou proteínas de alguns vegetais, como arroz, e é então “adaptada” ao consumo infantil. 

Essa adaptação é feita adicionando vitaminas, minerais e outros nutrientes. Assim, o produto cobre as necessidades nutricionais do bebê. Isso, apenas, quando, por vários motivos, o bebê não tem acesso ao leite materno.

As fórmulas infantis geralmente têm estágios diferentes, cada um com uma formulação diferente de acordo com a idade do bebê, a fim de corresponder ao seu estágio de desenvolvimento.

É importante que você tenha duas coisas muito claras: 

  • O melhor alimento para um bebê é o leite materno, porque proporciona benefícios incomparáveis para o bebê e a mãe. 
  • A fórmula infantil só deve ser consumida quando algum problema não permitir a amamentação, sempre recomendado por um médico.

Diferentes formas de fórmula

Todas as fórmulas de leite para bebês mantêm a nomenclatura OGM (Alimentos Geneticamente Modificados), que é usada no idioma inglês para descrever alimentos que foram geneticamente modificados ou alterados. 

Portanto, listei os mais comuns para que você tenha maior conhecimento ao escolher o do seu bebê.

Pronta para usar

qual-leite-ninho-indicado-bebe-6 meses (1)

Ver detalhes

A fórmula para bebês pronta para uso é a mais recomendada pelas mães porque elas não exigem agregados e são fáceis de preparar. A dosagem é precisa e eles vêm prontos para abrir e servir. 

Eles são amplamente utilizados em maternidades hospitalares por causa de sua praticidade. 

Quando descoberto, geralmente dura não mais do que 48 horas. Além disso, é importante que você sempre leia as instruções de uso e armazenamento.

Em pó

qual-leite-ninho-indicado-bebe-6 meses (2)

Ver detalhes

É a opção mais comum, econômica e ecológica. Ao selecionar este tipo de leite, você deve consultar seu médico sobre a quantidade de água e a quantidade de leite, para fornecer os nutrientes necessários durante cada dia de alimentação. Eles são fáceis de preparar e transportar para longe de casa.

Concentrado líquido

É feito para misturar a fórmula em partes iguais dentro da embalagem. É necessário seguir as instruções de uso indicadas pelo fabricante para que a mistura de líquido e água seja correta e eficaz.

Não é algo muito comum de encontrar, mas pode ser uma boa opção.

Gostou de saber mais sobre qual o leite ninho indicado para bebê de 6 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! 

Post Anterior: Qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações? Saiba aqui