Qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações? Saiba aqui

Você sabe qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações? O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo. O tipo 2, em especial, possui muitos benefícios para as articulações. 

Para ajudar você a entender mais sobre qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações: o que é?

O colágeno tipo II é o principal componente dos tecidos cartilaginosos, embora também esteja presente nos discos intervertebrais e no humor vítreo do olho.

A cartilagem articular é um tecido altamente especializado que cobre as superfícies ósseas que fazem parte das articulações. É responsável por proteger os ossos das articulações das forças associadas à carga e ao impacto, e permite um movimento suave de deslizamento, quase sem atrito, entre as superfícies articulares.

Sem terminações nervosas, a cartilagem não dói. 

Os condrócitos, o único elemento celular da cartilagem, são responsáveis pela síntese e manutenção da matriz extracelular, composta por 80% de água e 20% de matéria sólida, cujos principais componentes são colágeno tipo II e proteoglicanos.

Quais são as funções do colágeno tipo II?

O colágeno tipo II fortalece os ossos; dá resistência às articulações, cabelos e unhas; melhora a firmeza da pele, facilita a recuperação do corpo após o exercício e ajuda a curar feridas. 

Além disso, o colágeno tipo II dá resistência aos tecidos ao realizar pressão intermitente.

Em quantidades adequadas, o colágeno tipo II dificulta o aparecimento de inflamações articulares e exerce um efeito analgésico.

Idade, excesso de peso ou lesões podem gerar uma resposta inflamatória do sistema imunológico, que acaba sintetizando anticorpos específicos que destroem o colágeno e causam erosão da cartilagem, o que aumenta a inflamação e a dor e diminui a mobilidade e flexibilidade articular.

A cartilagem inflamada pode causar limitação funcional e levar a artropatia degenerativa (artrite) ou artropatia inflamatória (artrite). A administração de vitamina C com colágeno tipo II contribuirá para o bom funcionamento da cartilagem.

Qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações: quando é usado?

O colágeno tipo II é usado em reumatologia, traumatologia e estética, juntamente com a vitamina C, para proteger as células de danos oxidativos e cuidar da pele. 

Tomar uma quantidade adequada de proteína de colágeno todos os dias ajudará a preservar a massa muscular e manter os ossos em boas condições. 

Portanto, seu uso é indicado em adultos que podem ter esses tecidos orgânicos mais desgastados ou afetados, seja pelo envelhecimento (patologias degenerativas), pelo uso excessivo (atletas) ou por qualquer outra circunstância (por exemplo, patologia inflamatória ou cirurgia).

Portanto, se você quiser cuidar da saúde das articulações e manter seus ossos em boas condições, é muito importante ter uma dieta e hábitos de vida corretos para manter níveis adequados de colágeno tipo II em seu corpo.

Qual a importância do colágeno tipo II para as articulações?

Colágeno para articulações é essencial. Acima de tudo, se levarmos em conta que é o principal componente da cartilagem.

Ao longo dos anos, a produção natural de colágeno diminui progressivamente em nosso corpo, de modo que o desgaste da cartilagem aumenta à medida que envelhecemos.

Além disso, outros fatores, como obesidade, lesão ou uso excessivo das articulações (por exemplo, atletas e pessoas com empregos que exigem movimentos repetitivos), intervenções cirúrgicas e doenças reumáticas, como artrite, podem causar desgaste prematuro.

Como resultado, pode parecer dor nas articulações que piora com o movimento ou exercício físico e outros sintomas, como deformidade óssea e inflamação.

É nesse contexto que os suplementos de colágeno são recomendados como auxílio nutricional para aqueles que precisam de cuidados especiais com suas articulações, ossos e músculos.

Em particular, pessoas a partir dos 40 anos (especialmente mulheres), atletas ou aqueles que praticam exercícios físicos ou carregam pesos regularmente.

Quanto à importância do colágeno para músculos e articulações, pode-se dizer que essa proteína é responsável pela coesão dos tecidos musculares. Na verdade, uma das principais funções das proteínas é contribuir para preservar e aumentar a massa muscular.

Ao mesmo tempo, músculos fortes são necessários para proteger e prevenir a instabilidade articular, para que possa ajudar a mitigar a dor nas articulações e outros sintomas de desgaste.

Mas qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações?

Abaixo estão algumas boas opções que você pode escolher para começar a tomar diariamente:

Tc2 Actmove Colágeno Tipo 2 Articulações (60 Caps) Nutrends

qual-melhor-colageno-articulacoes

Ver detalhes

De fato, essa é uma excelente opção custo-benefício. Possui vitamina C também que, como acabamos de ver, também ajuda na melhora das articulações.

Moviflex Colágeno Tipo II – 2 unidades de 60 Cápsulas – Lauton

qual-melhor-colageno-articulacoes (1)

Ver detalhes

Esse é um produto fabricado especialmente para melhorar as articulações. Dessa forma, se você possui dores, poderá ver melhoras rapidamente. 

Colágeno Premium – Colágeno Hidrolisado, Tipo 2, Vitamina A, C, D3 e E Puravitta

qual-melhor-colageno-articulacoes (2)

Ver detalhes

Essa é, como o próprio nome indica, uma excelente opção de colágeno tipo II que, além dos benefícios que foram citados nesse artigo, também possui muitas vitaminas importantes para a saúde do corpo.

Conclusão

Diferentes estudos mostraram que tomar colágeno para as articulações pode contribuir para melhorar os sintomas da osteoartrite e osteoartrite.

A dose diária de colágeno hidrolisado que mostrou mais resultados em estudos científicos é de cerca de 10 gramas. Portanto, esta é a indicação de quanto colágeno tomar por dia.

Deve-se lembrar que o colágeno tipo 2 é o componente mais importante dos tecidos cartilaginosos presentes nas articulações.

Por esse motivo, ajuda no cuidado articular, se tomado nas quantidades certas e combinado com vitamina C, o que contribui para a formação normal de colágeno para o bom funcionamento da cartilagem.

Além do colágeno e da vitamina C, esses suplementos alimentares podem ser acompanhados por outros ingredientes interessantes para cuidados de saúde articular e muscular, como magnésio e ácido hialurônico.

Gostou de saber mais sobre qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: Como vestir corretamente um bebe recém nascido