Vitamina C antes ou depois do hidratante?

Uma dúvida comum é referente a ordem de aplicação. O ideal é usar vitamina C antes ou depois do hidratante? A vitamina C (ácido ascórbico) é um dos ingredientes antienvelhecimento mais bem estudados cientificamente e com benefícios comprovados na pele demonstrados em estudos clínicos. 

Para ajudar você a entender mais sobre se o ideal é usar vitamina C antes ou depois do hidratante, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais os benefícios da vitamina C?

Primeiramente, aqui estão alguns dos principais benefícios da vitamina C na pele:

  • Promove a produção de colágeno e elastina na pele, reduzindo rugas e outros sinais de envelhecimento
  • É um poderoso antioxidante que protege contra a radiação solar e o efeito nocivo dos radicais livres, que são gerados pela exposição à luz ultravioleta, tabaco e poluição, entre outros fatores.
  • Previne a pigmentação da pele inibindo a produção de melanina, resultando em pele luminosa com um tom homogêneo.

Quando usar vitamina C?

vitamina-c-antes-depois-hidratante

Ver detalhes

Pode-se usar a vitamina C como complemento ao tratamento de beleza. As mulheres jovens podem usá-lo como uma medida preventiva de cuidados pessoais. Significa-se que pode usar a vitamina C a qualquer hora que você quiser.

No entanto, seu uso é recomendado para aqueles que sofrem algum desconforto, abaixo, indicarei quando você pode usá-lo para perceber seus benefícios.

Quando você chegar aos 30 anos

O organismo produz colágeno e elastina, o que oferece uma aparência luminosa e radiante, mas com a idade, a produção desses nutrientes diminui. 

Portanto, especialistas em dermatologia e cosméticos recomendam sua aplicação a partir dos 30 anos de idade, que é quando o corpo reduz sua produção.

Se você tiver manchas solares

Essa condição pode fazer você parecer mais velha, então, se você quiser parecer jovem, deve remover as manchas escuras. Nesse sentido, a vitamina C é antioxidante e tem propriedades esclarecedoras. Os resultados são vistos em algumas semanas.

Rugas

Se você tiver rugas, pode aplicar vitamina C para atenuar as linhas de expressão. Sua contribuição de colágeno, ácido ascórbico e outros nutrientes oferece uma aparência jovem à sua pele.

Pele seca ou estresse

Este tipo de tratamento tem uma alta concentração de nutrientes que lhe dá uma aparência luminosa em pouco tempo. 

Além disso, a vitamina C têm proteoglicanos e ácido hialurônico, ideais para ostentar uma pele hidratada e luminosa em eventos importantes. Em suma, não haverá vestígios de estresse no seu rosto.

Mas o ideal é usar vitamina C antes ou depois do hidratante?

vitamina-c-antes-depois-hidratante (2)

Ver detalhes

Este cosmético realça a beleza da sua pele. Na verdade, não é difícil aplicá-lo. Sendo assim, você deve sempre aplicar antes de qualquer produto de beleza. Para lhe ajudar nisso, aqui está um pequeno passo a passo que pode te ajudar:

  • Lave e seque o rosto. A pele não deve estar úmida.
  • Abra o frasco de vitamina C com muito cuidado
  • Com a ajuda do dispensador, aplique em todo o rosto.
  • Deixe absorver completamente antes de aplicar o protetor facial ou, em caso de pele muito seca, o hidratante.

Precauções e dicas para usar vitamina C na pele

A boa notícia é que a vitamina C não tem efeitos colaterais importantes e pode ser usada mesmo que você esteja grávida. 

No entanto, muitas formulações concentradas de vitamina C são ácidas e podem causar irritação na pele. Algumas precauções a serem tomadas se você usar cremes ou soros com vitamina C pura (ácido ascórbico) são:

  • Evite o contato com os olhos, pálpebras, mucosa nasal, boca e feridas abertas.
  • Não misture vitamina C pura (ácido ascórbico) com retinóides ou outros ácidos, pois a combinação pode irritar
  • A vitamina C pura é instável em solução aquosa, por isso evite deixar o soro exposto ao ar e à luz porque pode ser oxidado (fica amarelado) e não funcionaria mais.

Nota: os derivados da vitamina C são mais estáveis e menos irritantes e, portanto, não precisamos tomar tantas precauções. No entanto, eles são menos eficazes. 

E se eu for exposto ao sol, posso aplicar vitamina C no meu rosto?

vitamina-c-antes-depois-hidratante (3)

Ver detalhes

Pode-se usar a vitamina C pode de dia e noite. Durante o dia, fortalece a proteção contra a luz solar como um poderoso antioxidante. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres ou espécies reativas de oxigênio, que se formam antes da exposição à luz solar ultravioleta. 

Esses radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar células e tecidos, levando ao envelhecimento e à doença. 

A vitamina C previne esses danos e é um excelente ingrediente para nos proteger do sol junto com nosso protetor solar. 

No entanto, se você aplicar vitamina C durante o dia, é essencial que use protetor solar em cima do soro, pois reduz a produção de melanina.

Portanto, gostou de saber mais sobre se o ideal é usar a vitamina C antes ou depois do hidratante? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: O que é o WhatsApp GB? Você conhece essa versão?