Inexoravelmente o marketing médico em Goiânia segue as tendências do marketing digital de todo o mundo. 

    Profissionais do marketing digital em Goiânia buscam constantemente atualizações para que possam oferecer serviços atualizados e de qualidade a seus clientes. 

    Dessa forma, consultórios e clínicas de saúde que investem em marketing digital, estão sempre com as agendas lotadas de antigos e novos pacientes.

    Até porque, o que foi tendência ou inovador em 2021, pode não funcionar mais em 2022. 

    Nesse artigo, vamos mostrar o que ainda dá bons resultados no marketing digital para médicos em Goiânia, e o que já não funciona mais. 

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    Marketing Médico em Goiânia: gestão de redes sociais

    As redes sociais se tornaram a melhor forma de manter um relacionamento próximo com seus pacientes. 

    Além de serem gratuitas, há diversas opções para mostrar as qualificações dos profissionais e clínicas de saúde, como uso de vídeos, fotos e textos de qualidade. 

    Entretanto, para não cometer exageros e gafes, é importante que a gestão das redes sociais seja realizada por profissionais competentes e que conheçam as regras do CFM – Conselho Federal de Medicina.

    Contudo, isso não significa que seja necessário contratar agências que cobram mais do que um cirurgia endoscópica na coluna em Goiânia, e sim profissionais que demonstrem conhecimento no marketing médico em Goiânia.

    Instagram

    Queridinha no Brasil, o Instagram se tornou a preferida por todos os médicos e clínicas de saúde, que usam o marketing digital para manter uma maior aproximação com seus pacientes e pela facilidade de uso do aplicativo.

    Apesar de ser a terceira rede social mais usada no mundo, com 1. 393 bilhão de usuários, seguida por Youtube com 2. 291 bilhões de usuários e em primeiro o Facebook com 2.895 bilhões de usuários, o Instagram é líder absoluto no Brasil no segmento de saúde.

    Porém, é importante que os profissionais de saúde saibam que nem tudo funciona no Instagram. Profissionais que trabalham com beleza e emagrecimento conseguem melhores taxas de engajamento do que um ortopedista especialista em joelho por exemplo.

    Afinal de contas, quantas pessoas teriam interesse em seguir tal profissional se não tivesse uma relação próxima (parente, amigo, colega, prestador de serviço, etc) ou um problema constante.

    Em outras palavras, a gestão de redes sociais para médicos em Goiânia depende do segmento de atuação, e em sua grande maioria, ela serve como uma vitrine, onde os novos pacientes possam ter acesso a procedimentos realizados pelo profissional ou clínica.

    Todavia, se você quer saber se seus investimentos em marketing médico em Goiânia estão dando resultados positivos no instagram, realize a medição de engajamento da sua conta. O vídeo abaixo pode te ajudar nesta tarefa:

    Vale citar que, um grande problema para as agências de marketing digital para médicos em Goiânia, é a necessidade de produzir novos conteúdos constantemente, já que o congestionamento de publicações na redes social é muito grande. 

    Ou seja, o que foi publicado ontem já é passado no Instagram e só servirá, como dizemos anteriormente, de vitrine para quem encontrou a clínica, ou profissional de saúde, através de indicação, revista de saúde em Goiânia ou no Google. 

    Instagram “Ads”

    Popularmente conhecido como “impulsionamento Instagram”, a estratégia de alcançar novos clientes através de anúncios no Instagram, é muito comum entre profissionais que fazem gestão de redes sociais para médicos em Goiânia

    Por vezes, é importante frisar que, assim como no segmento da saúde, para que os resultados dessa estratégia tenham sucesso, é preciso contratar um profissional especializado em Business Facebook em Goiânia .

    Definitivamente, impulsionar uma postagem usando o aplicativo do Instagram não alcançará corretamente o seu público alvo. 

    Ao passo que, o profissional especialista em Facebook Ads em Goiânia, possui ferramentas que de forma minimamente invasiva, vai conseguir alcançar o seu público alvo.

    Facebook, Pinterest, Twitter e Linkedin para Médicos

    Popularmente, essas não são as melhores redes sociais para médicos, pelo menos aqui no Brasil. 

    Utilizada ainda por muitos, principalmente para acompanhar grupos sobre assuntos como: automóveis, cursos, serviços, entre outros, o Facebook se mantém como uma das redes sociais mais usadas no Brasil

    Entretanto, aqui no Brasil, muitos da nova geração, adolescentes de 12 a 18 anos, nem tem o aplicativo instalado em seus smartphones. Será que vale a pena investir nessa plataforma?

    A resposta é sim!

    Até porque, ao produzir conteúdos para o Instagram, eles podem também serem publicados no Facebook, e outras redes sociais é claro.

    Os profissionais e agências de marketing digital em Goiânia, usam plataformas que publicam automaticamente nas principais redes sociais para médicos.

    Pinterest, apesar de ter seu foco mais voltado para moda, culinária, casa, jardim e afins, também pode ser usado para publicar conteúdos sobre saúde. Principalmente beleza e emagrecimento.

    Já o Twitter, com mais de 14 milhões de usuários no Brasil em 2021, tem como foco notícias instantâneas e negócios. 

    De forma parecida, o LInkedin também tem os holofotes voltados para o mundo business, principalmente para quem procura empregos e profissionais como administradores de empresa, designers, freelancers, e conta atualmente com mais de 51 milhões de usuários no Brasil.

    Linkedin tem no Brasil a quarta maior comunidade de usuários da plataforma. 

    Portanto, neste breve resumo sobre redes sociais para médicos em Goiânia, podemos afirmar que o Instagram é a melhor estratégia para conseguir novos pacientes?

    A resposta é “Depende”!

    Raramente, alguém que precisa pesquisar sobre um profissional de saúde, vai até as redes sociais para fazer uma pesquisa. 

    Na grande maioria das vezes, o Google é a ferramenta utilizada para realizar este tipo de pesquisa. 

    Mas se tratando de um um usuário, ele pode muito bem digitar “tratamento da dor em Goiânia” e achar sua página nas redes sociais. Por isso é importante que seu conteúdo tenha qualidade e acima de tudo, reflita no trabalho que você faz. 

    Mesmo que não seja comum, ainda terá pessoas que recorrerão a esse métodos e você pode conquistar mais um paciente se fizer diferente. 

    Assessoria Google para marketing médico em Goiânia

    Para contextualizar o tópico vamos utilizar um exemplo básico.

    Suponhamos que um piloto de motocross teve o azar de cair de moto e está com dores no ombro e não conhece nenhum médico. Onde ele vai pesquisar?

    Com certeza ele vai até o Google pesquisar por “ortopedista especialista em ombro”.

    A pergunta aqui é: seu site, ou Google Meu Negócio (GMN), aparece na primeira página do Google?

    Enfim, ter um site na primeira página do Google é primordial para profissionais e clínicas de saúde que buscam manter suas agendas de atendimentos lotadas.

    Logo, saiba que para ter um site médico na primeira página do Google existem duas principais formas que vamos ilustrar a seguir:

    A princípio, a estratégia do Google Ads para médicos em Goiânia consiste em comprar palavras-chave em resultados de pesquisa. 

    Simplificando, é ter seu site, GMN ou rede social como resultado para um usuário que pesquisa por exemplo “ortopedista em Goiânia”.

    Desse modo, sempre que alguém fizer uma pesquisa para as palavras-chave que levam pacientes ao seu consultório ou clínica, você estará na primeira página do Google.

    Contudo, para que os resultados sejam eficientes é necessário a contratação de profissionais ou agência de tráfego pago em Goiânia

    Como no caso do Business Facebook, esses profissionais sabem fazer a gestão do Google Ads para que as palavras-chave de seu interesse sempre tenham um CPC (custo por clique) mais baixo possível. 

    Nessa estratégia de marketing médico Goiânia, as principais desvantagens são o custo com a equipe que faz a gestão de Google Ads, o custo com CPC e falta de autoridade, já que o Google tem a obrigação de informar que se trata de um anúncio, conforme imagem abaixo.

    marketing médico em Goiânia: Google Ads
    Resultado da compra de pesquisa na palavra-chave “ortopedista em Goiânia” utilizando o Google Ads.

    A segunda estratégia para site médico na primeira página do Google é o SEO.

    Estratégia de SEO marketing médico Goiânia

    Diferentemente de todas as demais estratégias de marketing médico em Goiânia, o SEO é a única em que os resultados são um pouco demorados e exigem profissionais minimamente capacitados. 

    Contudo, com o passar do tempo, ter um site médico na primeira página do Google, de forma orgânica (sem o termo anúncio), traz muita autoridade ao médico ou clínica.

    Bem como, não ter despesas com CPC, como no caso do Google Ads, e mesmo assim o site aparecer na primeira página 365 dias por ano, 24 horas, sem qualquer despesa, é muito lucrativo.

    Além disso, o SEO pode ser considerado uma estratégia mais silenciosa, dispensando a cansativa necessidade da publicação de conteúdos constantemente nas redes sociais. 

    Tal qual o Business Facebook e Google Ads, para conseguir tais resultados, é necessária a contratação de um profissional ou Agência de SEO para médicos em Goiânia, para elaborar e executar a estratégia.

    Da mesma forma como as demais estratégias, é necessário conseguir referências de outros médicos, sobre o profissional ou agência de SEO que vai contratar, já que se trata de um trabalho demorado e de confiança.

    De acordo com alguns profissionais de SEO, há casos de empresas que trabalham com criação de sites em Goiânia, que cobram o serviço de SEO e não executam nenhuma ação. 

    Dessa forma, ao contratar uma empresa para desenvolvimento de sites para médicos em Goiânia, é necessário consultar colegas médicos sobre as opções que existem no mercado. 

    Mas afinal de contas o que é SEO?

    O que é SEO para Médicos em Goiânia

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    SEO para médicos em Goiânia significa otimização de sites para mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing.

    Do termo em Inglês “Search Engine Optimization“, o SEO consiste em técnicas para que um determinado site apareça na primeira página dos mecanismos de pesquisa organicamente.

    Tais técnicas, são divididas basicamente em SEO On-Page e SEO Off-Page.

    SEO On-Page para sites de médicos o que é?

    Como o próprio termo já indica, SEO On-Page para site de médicos significa otimizações realizadas no site como: velocidade de carregamento, legibilidade, facilidade de navegação, segurança, conteúdo de qualidade, entre outros.

    Em resumo, trata-se de um conjunto de ações tomadas na criação de um site médico que, após finalizado, tem que ser fácil de navegar, rápido, com conteúdos de qualidade, sem plágio e seguro.

    Para facilitar, o próprio Google criou a ferramenta web.dev que tem a função de avaliar se o site tem boas notas. Para testar seu site siga os passos a seguir:

    • Acesse o site web.dev e clique na opção Measure (Medir) no menu;
    • Na coluna “Enter a web page url” cole a url do seu site (Exemplo: seusite.com.br);
    • Em seguida clique na opção “RUN AUDIT” e aguarde o resultado.
    marketing médico Goiânia: otimização de sites
    Resultado de pesquisa site de médico em Goiânia utilizando a ferramenta web.dev do Google

    De acordo com o Google, tal ferramenta foi criada para que os proprietários de sites se enquadrem ao “Core Web Vitals”, que em breve servirá de fator de ranqueamento na SERP (página de resultados de pesquisas) do Google. 

    SEO Off-Page para sites de médicos o que é?

    O termo em inglês SEO Off-Page para site de médicos significa todas as ações realizadas fora do site como: publicações em redes sociais, diretórios, sites de notícias, blogs e outros diversos.

    Dessa forma, tudo que é publicado na internet com um link direcionado ao seu site, ajuda a criar autoridade junto ao algoritmo do Google, colocando seu site nas primeiras posições de pesquisa.

    Contudo, assim como no Conselho Federal de Medicina, existem regras que não podem ser desobedecidas, sob pena de ter o site banido do diretório do Google. 

    Além disso, o algoritmo do Google passa por atualizações constantemente e os profissionais e agências de SEO têm a obrigação de se manterem sempre atualizados.

    SEO Off-Page para site de médicos usa como principal estratégia do marketing médico em Goiânia a utilização de backlinks, que são como votos na internet.

    Analogicamente, tais votos são como pessoas falando de determinados assuntos e citando a sua pessoa como referência.

    Um exemplo desses votos é a ação de alguém dizer que conseguiu resolver um determinado problema de saúde com o doutor fulano de tal.

    Ou seja, quanto mais pessoas falando bem da sua pessoa e de seus procedimentos, melhor a sua aceitação na sociedade como profissional de saúde.

    Assim também funciona com os algoritmos dos mecanismos de pesquisa. 

    Existem diversas formas de conseguir esses links, sendo a opção de comprar backlinks a mais usada.

    Em outras palavras, quanto mais sites de qualidade escrevendo sobre um determinado assunto, que tenha relação com a sua profissão ou produto, e linkando para seu site como referência, melhor você será avaliado perante a esses mecanismos de pesquisa. 

    Conclusão sobre Marketing Médico em Goiânia

    Independente da estratégia de marketing médico em Goiânia que você achou mais interessante, o importante é ter em mente que tais ações podem melhorar significativamente a frequência de novos pacientes no consultório ou clínica. 

    Segundo o portal do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil conta com mais de 500 mil médicos, e esse número só aumenta, com novos profissionais concluindo cursos ou especializações todos os anos.

    Desta forma, o marketing médico em Goiânia é uma das alternativas para se destacar neste segmento cada vez mais concorrido. 

    Assim como acontece nas melhores empresas, saber onde se quer chegar, ter foco e separar uma verba para investir em marketing médico Goiânia é primordial para ter sucesso. 

    Artigo anterior: Não consigo instalar WhatsApp: o que fazer?

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira