Como usar o navegador Dawn voltado para a privacidade do Ghostery

[ad_1]

Ghostery Dawn é o navegador mais recente que tenta proteger sua privacidade online. Veja como fazer o download e configurá-lo.

Imagem: Ghostery

Você gostaria de poder navegar na web com alguma medida de privacidade. Isso não é uma tarefa fácil com os principais navegadores. Em vez disso, você pode recorrer a um navegador menos conhecido, mas mais preocupado com a privacidade, e um candidato é o navegador Ghostery Dawn.

Feito pelas pessoas por trás da extensão de privacidade do navegador Ghostery, Dawn tenta limitar as informações que normalmente são monitoradas e gravadas quando você usa um dos principais navegadores. Para esse fim, a Dawn oferece bloqueio de anúncios, anti-rastreamento e um mecanismo de pesquisa sem anúncios. Ghostery Dawn está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS e Android.

O navegador Ghostery oferece acesso gratuito e planos pagos. Com acesso gratuito, você verá links patrocinados privados nos resultados da pesquisa, o que, segundo a empresa, ajuda a pagar as contas, preservando sua privacidade. Para ignorar os links patrocinados e desbloquear outros produtos e recursos, uma assinatura paga custará $ 4,99 por mês cobrado mensalmente ou $ 3,99 por mês cobrado anualmente.

VEJA: Violação de senha: Por que cultura pop e senhas não se misturam (PDF grátis) (TechRepublic)

Para instalar o navegador em seu PC desktop, acesse o site Ghostery Dawn. No botão Download, clique na caixa suspensa para selecionar seu sistema operacional e escolha entre Windows de 64 bits, macOS, Windows ARM64 ou Linux. Para a versão iOS, pegue-o na App Store da Apple. E para a versão Android, pegue-a no Google Play.

Abra o navegador Ghostery Dawn. Uma mensagem informa que o Ghostery usa rastreamento primário para entender como as pessoas usam seu site, mas não troca dados com provedores de serviços terceirizados para veicular anúncios, rastrear seu comportamento ou vender seus dados. Se você concordar com esse rastreamento primário, clique em Aceitar; caso contrário, clique em Recusar (Figura A).

Figura A

Captura de tela da página de introdução de Ghostery Dawn.

Role para baixo na página inicial do Ghostery Dawn para ver as Perguntas frequentes se quiser saber mais sobre o navegador. Em algum momento, uma mensagem pode aparecer informando que o Ghostery roteia com segurança suas solicitações de DNS sempre que possível para um serviço parceiro para protegê-lo enquanto você navega. Essa medida tenta impedir que suas solicitações de DNS sejam observadas pelo seu ISP e outras partes, inclusive as maliciosas. Clique em OK para habilitar isso (Figura B).

Figura B

Captura de tela do navegador Ghostery Dawn.

Em seguida, você pode querer executar uma pesquisa. Para isso, você pode usar a ferramenta de busca do Ghostery, que promete não registrar ou coletar seu histórico de buscas. Clique no ícone da barra de ferramentas para Ghostery Glow (aquele que se parece com um fantasma com uma lupa). Digite sua consulta e revise os resultados. Se você estiver usando o Ghostery Dawn gratuitamente, verá um anúncio patrocinado entre os resultados da pesquisa (Figura C).

Figura C

Captura de tela do mecanismo de pesquisa Ghostery com anúncios.

Agora, você pode querer ver se e como o navegador Dawn está tentando proteger sua privacidade. Navegue até um site de terceiros específico que normalmente rastreia sua atividade. Clique no ícone Ghostery Insights na barra de ferramentas (aquele que se parece com um fantasma e tem um número escrito nele). Os resultados informam se algum rastreador foi encontrado para o site atual.

Além disso, clique no ícone para ver as descobertas do Ghostery à esquerda do campo de endereço. Esses dados também revelam quaisquer rastreadores e permitem que você confie ou restrinja seu site atual para fins de rastreamento. A desvantagem dos insights de rastreamento é que você pode visualizá-los por apenas sete dias com o acesso gratuito; depois disso, você terá que fazer upgrade para uma conta paga para continuar vendo essas informações (Figura D).

Figura D

Captura de tela da página de rastreamento do Ghostery

Por fim, você pode ajustar as configurações de segurança e privacidade do navegador. Clique no ícone de hambúrguer no canto superior direito e selecione Configurações. Clique na categoria para Privacidade e segurança. Aqui, você pode limpar cookies e outros dados do site e optar por remover essas informações automaticamente ao fechar o navegador. Você pode gerenciar senhas salvas para seus sites. Em seguida, você pode dizer ao Ghostery se deve manter um histórico de suas páginas visitadas. Você pode optar por bloquear conteúdo perigoso e enganoso. E você pode habilitar o modo HTTPS para todas as páginas ou apenas aquelas no modo de navegação privada (Figura E).

Figura E

Captura de tela da página de configurações do Ghostery.

[ad_2]