Como ser afiliado no Instagram – 5 Melhores Dicas

Como ser afiliado no Instagram

Todo mundo sabe que o Instagram é muito popular. Contudo, será que ele é uma boa opção para gerar vendas? A resposta para essa pergunta é “sim”, o Instagram é uma boa opção para trabalhar com isso. No entanto, é preciso aplicar boas estratégias de vendas para trabalhar como afiliado no Instagram. Dessa forma, será menos complicado obter os resultados que deseja.

Para ajudar nesse sentido, este texto mostrará um passo a passo que explicará como ser um afiliado no Instagram. Assim, será possível utilizar essa rede social como fonte de renda. A seguir, saiba como ser afiliado no Instagram.

Defina um nicho para sua página

Primeiramente, é preciso determinar em qual nicho você pretende trabalhar. É muito importante fazer isso, pois assim, será possível escolher o seu público-alvo e determinar os tipos de produtos que serão mostrados em sua página.

A partir de sua escolha de nicho, você determinará todas as ações de sua página. Portanto, você deve fazer uma boa escolha, pois todo o seu conteúdo precisará estar alinhado com ela.

Por exemplo, se a sua opção for o nicho da beleza, você criará o seu conteúdo de uma determinada forma. Por outro lado, se sua escolha for o nicho da culinária, o modo de se comunicar com o público será totalmente diferente.

Atuar em mais de um nicho

No marketing de afiliados, é possível atuar em mais de um nicho em todas as redes sociais, inclusive o Instagram. Contudo, o ideal é criar um perfil para cada nicho, pois, assim, será mais fácil fidelizar o seu público.

Por exemplo, se a sua página do Instagram fala sobre emagrecimento, usá-la para fazer posts sobre games não será nada produtivo. Em casos assim, a tendência é o público do emagrecimento abandonar a sua página devido a mudança de conteúdo. Por outro lado, o público dos games dificilmente terá interesse em sua página, pois encontrará os vídeos de emagrecimento que você deixou lá.

Em suma, é preciso que sua página do Instagram seja segmentada e fale sobre um único tema. Aliás, para os afiliados iniciantes, a melhor opção é trabalhar com uma única página. Assim, haverá tempo de pegar experiência e aprender mais coisas sobre o marketing de afiliados.

Links de afiliado

Para trabalhar como afiliado no Instagram, é muito importante utilizar algum link de afiliado. Por meio desse link, você poderá vender o seu produto e receber uma comissão. A seguir, saiba como utilizar um link de afiliado no Instagram:

Coloque o link em sua bio (permanente)

A maneira mais óbvia de utilizar um link de afiliado é colocá-lo na bio da página do Instagram. Depois disso, basta pedir para as pessoas clicarem nele em cada post que você fizer. Aliás, esse recurso é bem interessante para as pessoas que sempre promovem a mesma marca ou produto. Em suma, usar essa técnica é o mais adequado para as pessoas que se afiliaram exclusivamente a uma única marca.

Coloque o link em sua bio (semipermanente)

Caso queira promover um produto diferente em cada post, a estratégia do link na bio ainda será válida. Contudo, será preciso atualizar o link a cada vez que você trocar o produto divulgado.

Por exemplo, se você fizer posts sobre o produto A, provavelmente o seu link da bio será deste mesmo produto. Agora, caso você queira divulgar o produto B, é preciso colocar na bio o link do produto B. Em suma, a cada vez que você falar sobre algum produto ou serviço em seus posts, será preciso colocar na bio o link atrelado a esse produto.

Nesse tipo de estratégia, ainda é possível falar para as pessoas clicarem no link de sua bio. Contudo, se alguém entrar em algum post mais antigo promovendo outro produto, ele acabará numa página diferente daquela que está sendo mostrada naquele post.

Faça publicidade ou anuncie no Instagram

Se a sua intenção é vender como afiliado no Instagram, investir em publicidades e anúncios pagos pode ser uma boa estratégia.

Para alavancar fotos e vídeos de produtos no instagram, muitas pessoas utilizam a prática de comprar visualizações reels, curtidas e comentários no Instagram, ou então utilizam o Instagram Ads. A plataforma foi feita para geração de anúncios no Instagram, esse recurso de impulsionamento é um dos melhores modos de atingir o público alvo, aumentar seu número de usuários e elevar as suas vendas.

Funil de vendas

Uma boa estratégia para fazer anúncios no Instagram é criar um funil de vendas no seu perfil. Para que essa ideia funcione, siga as instruções abaixo:

  • 1º passo: faça um vídeo com algum conteúdo relevante. Esse conteúdo deve resolver alguma dor ou, ao menos, parte dela. Em seguida, vincule essa solução a algum material gratuito;
  • 2º passo: faça uma chamada para ação pedindo para a pessoa te seguir. Em seguida, fale para ela pedir o seu material no Direct;
  • 3º passo: ponha o conteúdo criado por você no Instagram;
  • 4º passo: entregue esse conteúdo em seus grupos e contatos do WhatsApp.

Por meio dos passos mostrados acima, é possível elevar o seu engajamento no Instagram. Primeiramente, ao ver que seu post gerou chamados no Direct, o algoritmo do Instagram entenderá que ele é realmente relevante. Afinal de contas, as pessoas te chamaram diretamente só por causa de uma postagem feita por você.

Além disso, será possível coletar um lead qualificado e iniciar um bom relacionamento com ele. Assim, ficará mais fácil transformar as suas visualizações em clientes.

Ao utilizar o Instagram Ads, será possível segmentar o seu público e definir o perfil das pessoas que devem assistir ao seu conteúdo. Dessa forma, será possível atingir as pessoas que realmente têm o perfil indicado para os seus posts.

Crie um conteúdo de qualidade

Para que seu Instagram tenha sucesso, é necessário criar um conteúdo relevante. Assim, será possível chamar a atenção do seu público-alvo. Para isso, é necessário que seu conteúdo resolva os problemas de seu público. Nesse caso, você pode dar dicas, mostrar algum passo a passo, entre outras coisas.

Aliás, um conteúdo relevante e bem construído é um dos grandes pilares do marketing digital. Inclusive, é por conta dele que um funil de vendas pode ser eficiente e gerar ótimos resultados. Em suma, um conteúdo de qualidade é a chave para o crescimento de sua página.

Sem um bom conteúdo, os leads não se direcionam para o funil de vendas. E, ao vender no Instagram, é preciso saber o tipo de informação que seu público deseja alcançar. Dessa forma, será possível entregar essa informação de modo eficiente e ganhar vários seguidores e clientes.

Ofereça um produto como isca

Um bom modo de atrair clientes para sua página do Instagram é oferecer gratuitamente algum produto como isca. Obviamente, esse material deve ser de qualidade e deve trazer informações úteis para o seu seguidor. Afinal de contas, o objetivo é convertê-lo em cliente e, posteriormente, fazê-lo comprar o seu produto.

Normalmente, os seguintes produtos são utilizados como iscas:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Cursos gratuitos,
  • Lives, entre outros.

Por exemplo, vamos supor que você trabalha como afiliado na área de emagrecimento. Um e-book com dicas de receitas saudáveis seria uma boa isca. Dessa forma, seu público se sentiria acolhido pela sua página e, com o passar do tempo, se sentiria “tentado” a comprar aquilo que você oferece.

Basicamente, a ideia da isca é bem simples: fazer as pessoas se aproximarem de sua página. Depois disso, será necessário ganhar a confiança delas. A partir daí, elas ficarão mais à vontade com você e haverá mais chances delas comprarem o seu produto.

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning