Depois que o TikTok explodiu, o Instagram rapidamente se mexeu em meados de 2020 para acompanhar a nova tendência do mercado por conteúdo de vídeo de formato curto. Já faz alguns anos desde que o Instagram lançou o recurso de Reels em um esforço para competir com o TikTok e, embora muitas marcas tenham entrado no movimento dos Reels, outras ficaram à margem, perdendo exposição e oportunidades gratuitas massivas.

    Quando você vê outras marcas usando Reels de maneiras que não parecem autênticas ou alinhadas com sua marca, é fácil descartar completamente a ideia e voltar às suas estratégias de conteúdo anteriores.

    O problema com isso? Você eventualmente se perde no algoritmo. Você percebe uma queda no engajamento. Seu crescimento diminui. Você pode ter o melhor conteúdo no aplicativo, mas como você não está compartilhando no formato de Reels preferido, o Instagram torna muito mais difícil para você crescer.

    Veja 5 mitos e dicas de especialistas em Reels e TikTok sobre vídeos curtos:

    1. Seus Reels devem ser de alta produção

    Você rolou o Instagram e os viu: os vídeos profissionalmente iluminados e meticulosamente editados que parecem ter sido produzidos em um set de filmagem de Hollywood.

    Você pensa consigo mesmo: “Não há como eu fazer isso todos os dias, muito menos uma vez.”

    Boas notícias! Embora ter uma boa iluminação certamente não prejudique, os usuários da plataforma estão procurando uma coisa muito mais importante em seu conteúdo: autenticidade.

    Se você deseja atrair seguidores reais, precisa mostrar a eles que você e sua marca são pessoas reais. Isso significa pegar seu celular, pressionar gravar, adicionar uma legenda e postar. Se você quiser tentar alguma edição mais profissional, faça isso, mas saiba que não é necessário criar Reels que se tornem virais.

    Se você ainda não acredita, considere os últimos Reels que você recebeu de um amigo ou Reels que você achou tão bons que teve que assistir repetidamente. As chances são de que um deles não tenha qualidade de estúdio, mas sim filmado em um bom celular antiquado.

    2. Você tem que dançar

    Se você não cresceu se apresentando em palcos, ou se você simplesmente não quer pagar mico dançando para chamar atenção, saiba que você não precisa. A dança funciona para algumas marcas pessoais e empresas porque elas gostam. A chave para fazer os Reels funcionarem para você e sua marca é escolher um formato que pareça alinhado com seu nicho.

    Existem inúmeras opções além da dança para obter visualizações no Reels. Você pode se posicionar no estilo de entrevista falando diretamente para a câmera, contar uma história usando apenas fotos ou falar em cima de um vídeo (também conhecido como narração). Você não precisa pagar mico dançando em Reels para aumentar seu público ou visualizações.

    3. Eles precisam ser curtos

    Nada vai matar sua criatividade (e a oportunidade de se tornar viral) mais do que ficar ffocado em fazer seus Reels de um comprimento específico. Relaxe, quando se trata de obter mais seguidores com Reels, não há necessidade de se preocupar ajustar seus Reels para serem os mais curtos possíveis.

    Embora seja verdade que a atenção das pessoas está diminuindo a cada ano, o mercado sempre consumirá um bom conteúdo – independentemente de sua duração. A chave é torná-lo bom. Em vez de se concentrar no comprimento do vídeo, concentre-se na mensagem.

    Ao criar seu próximo Reels, dê a si mesmo permissão para não pensar na duração, mas pense em quão bem sua mensagem ressoará com seu público ideal. Fazer isso é uma maneira infalível de chamar a atenção e manter a atenção, independentemente de quantos segundos seu Reels tenha. As pessoas não se importam com o comprimento de um Reels se ele estiver engajando o tempo todo.

    4. Se o seu Reels não se tornar viral da noite para o dia, não há chance

    Da próxima vez que você postar um Reels e ele não acumular milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, não o marque como um flop. Graças ao algoritmo do Instagram, os Reels podem ser enviados para a página de exploração dias, semanas e até meses depois de serem postados.

    Então, em vez de ficar obcecado em se tornar viral nas primeiras 24 horas, concentre-se em tornar seu conteúdo o mais perene possível, sabendo que ele pode se tornar viral dias depois de já ter sido postado.

    5. Você precisa postar várias vezes ao dia para obter engajamento

    Esta é sem dúvida a minha parte favorita sobre Reels. Você pode se tornar viral ou pelo menos acumular dezenas de milhares de visualizações com seu primeiro Reels. Já vi isso acontecer e não é incomum. Você não precisa postar cinco Reels por dia para que funcione, mas precisa ser consistente.

    Ser consistente parece diferente para todos, então seu trabalho é escolher uma frequência que pareça realmente factível, para que você possa mantê-la. Para alguns, isso acontece uma vez por dia. Para outros, pode ser três vezes por semana. A chave é decidir sobre sua versão de consistência e mantê-la, para que seu público possa aprender a confiar em você e contar com sua exibição no feed deles.

     

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira