As pessoas estão cada vez mais interessadas em saber de onde vem o que estão consumindo, saber se a origem é correta e se o caminho que os itens tomam até chegar na sua casa é o mais coerente possível.

    No meio de todo esse debate temos as fast fashions, que impactam o mundo inteiro, e que rende muito conteúdo para ser discutido em rodas de conversa. Todos os dias surgem novas tendências, bolsas pequenas, bolsas espaçosas, sapatos diferentes, vestido feito em tecido spray, tudo cada vez mais tecnológico.

    Abaixo você confere a importância de se falar sobre o consumo e o impacto das fast fashions na vida das pessoas, e como os chamados influencers podem mudar toda uma cadeia de produção, fazendo algo passar de popular para uma coisa que ninguém deve usar.

    Fast fashion
    Fast fashion

    Para começar vamos explicar o que é fast fashion. De uma forma simplificada, as fast fashion surgiram no fim da década de 1990, e diferente das grandes marcas que se preparam um ano inteiro para lançar suas coleções, a fast fashion lança várias coleções, acompanhando as tendências em tempo real, atendendo a necessidade dos consumidores. Como os consumidores estão sempre querendo novidades, essas empresas nunca ficam sem produzir, movimentando o dinheiro que mantém tudo funcionando.

    A ideia principal das fast fashions é agradar o consumidor a todo momento, e não importa a estação do ano, peças novas sempre irão estar nas vitrines. Qualquer que seja a tendência, acaba virando pauta e pode virar uma adaptação que as fast fashions fazem por um preço menor. 

    É por isso que as fast fashions impactam tanto no consumo das pessoas. Todo mundo quer estar por dentro das tendências que estão bombando, e essas empresas sabem disso. Pense em quantas pessoas entram em lojas de roupa por dia, quantas delas levam mais de duas peças para casa, e como elas estão sempre atrás de novidades. 

    Em um mundo onde tudo é em grande demanda, não existe mais isso de comprar uma peça e usá-la por anos, os consumidores compram roupas que muitas vezes nem vão ser usadas, só pelo simples prazer de ter o item da moda. Muito dessa influência que a fast fashion tem, vem dos influenciadores digitais, que movimentam essa cadeia de consumo, mostrando seu lifestyle com todas as roupas que estão na moda.

    Se um influenciador digital aparecer usando uma bolsa extremamente pequena, em semanas, modelos diferentes vão aparecer nas fast fashions. Eles ditam a moda sobre o que é legal e o que não se deve usar por aí, e as empresas veem isso, elas analisam quais tendências estão sendo mais usadas com base no que as pessoas acham legal e no que os influenciadores usam ou não.

    Mas se você quer fugir desse labirinto infinito de comprar cada vez mais coisas que você provavelmente nem precisa, há outras formas de se consumir e diminuir mesmo que minimamente esse impacto. 

    O ponto mais importante disso tudo é fazer um consumo consciente das peças que você usa, tendo apenas o necessário no armário, para que você não fique com mais coisa do que realmente é importante. Comprar em brechós é uma boa ideia para quem quer gastar menos e investir em peças que muitas vezes são caras demais em outros lugares. 

    As fast fashions nunca vão deixar de existir, elas estão aí para mostrar como é importante mudar a forma como se consome e como cada ação tem seu impacto no futuro do mundo. Faça boas escolhas e tenha somente o que é necessário, e não se apegue demais às tendências, elas mudam todos os dias.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira