Porque devo fazer análise de investimentos?

_porque-fazer-analise-investimentos

Qualquer investimento apresenta riscos, e antes de começar a empreender é necessário que você faça uma análise de investimentos. É importante que você trace um plano para seu negócio e não se exponha a muitos riscos.

Vamos neste texto te ajudar a iniciar da forma correta no mundo dos negócios e começar seu a investir.

Análise de investimentos: qual sua importância antes de começar meu negócio?

Se você está pensando em começar um negócio, em abrir uma empresa, seja ela uma simples padaria ou até mesmo uma franquia de estética que sempre sonhou, você precisa realizar uma análise de investimentos.

Os motivos para que você faça essa análise de investimentos são vários. Por isso, trouxemos abaixo aqueles que são os principais. Confira:

Acompanhar a saúde econômica e financeira de seu negócio

A análise de investimento, permite ao empreendedor visualizar como está a situação financeira de sua empresa, isso é mostrado a partir de uma análise se o capital aplicado no projeto trouxe o retorno esperado ou não para seu negócio.

E caso essa análise ocorra após o projeto, a realidade financeira do negócio poderá ser avaliada. E se o resultado não for favorável, o gestor do negócio poderá criar planos de ação para reverter a situação a tempo.

Ser atrativo para possíveis acionistas

Outra parte fundamental para o negócio são os acionistas. Algumas empresas trabalham com o formato de ações, onde é possível comprar pedaços da empresa, assim você recebe uma parte proporcional do lucro da empresa.

Esses são os acionistas, e da mesma forma que acontece com os investidores, é com os acionistas, a empresa precisa de uma boa saúde financeira para que os acionistas tenham interesse nela.

Através da análise de investimentos as pessoas conseguem verificar como está a saúde financeira da empresa, sendo assim, por meio dele os acionistas podem ver a capacidade de crescimento e de pagar bons dividendos, que o negócio possui.

Um bom acionista analisa os resultados do negócio para decidir se ele é vantajoso ou não para sua carteira de investimentos. E um relatório com as análises a longo prazo e as taxas de retorno maiores que os valores investidos é fundamental para atrair bons sócios.

Trazer valor para investidores

Existem aquelas pessoas que criam o negócio e quem cuida dele são os responsáveis pela empresa. Têm também aqueles que investem seus recursos no negócio. E claro, para que um investidor se sinta seguro ao fazer algum investimento, ele precisa saber se os retornos que terá serão bons.

Para isso, eles exigem uma série de informações sobre o negócio, como os lucros e gastos da empresa. Afinal de contas, ninguém irá colocar seu dinheiro em um lugar em que poderá perdê-lo a qualquer momento.

Os empreendimentos que possuem uma boa análise de investimentos têm maior chance de receber novos investidores, pois através da análise o investidor poderá ver os resultados da empresa, se são positivos e as previsões de crescimento para o futuro.

Tomar as decisões corretas

Muitos gestores não costumam fazer um planejamento financeiro e estratégico de seu negócio e com isso podem acabar prejudicando a sua saúde financeira. Ou ainda essas mesmas pessoas que não se utilizam, fazem os cálculos sem nenhuma fórmula ou embasamento teórico.

O investidor tem que tomar algumas decisões difíceis com a finalidade de fazer o que for melhor para sua empresa. E existe o risco de que o empreendimento possa “quebrar” devido a escolhas equivocadas, principalmente quando não são baseadas em cálculos financeiros.

É possível que dois projetos possam ser rentáveis, o que é mais vantajoso para a organização e o menos lucrativo e a falta de uma boa análise, pode levar a empresa a escolher o segundo.

O que é necessário para fazer a análise de investimentos?

Para qualquer tipo de negócio, como uma loja de camisa de time, é importante entender e falar sobre as técnicas que são usadas na análise de investimentos, precisamos saber conceitos básicos que devemos aplicar aos métodos: o fluxo de caixa e a taxa mínima de atratividade (TMA).

Fluxo de caixa é a técnica usada para medir a diferença entre as entradas e saídas financeiras. E para obter os resultados você deve desprezar os valores de natureza contábil, como depreciação e amortização.

A taxa mínima de atratividade, no entanto, é o menor valor percentual que deve retornar ao investimento para que ele seja considerado viável. Essa taxa depende de fatores externos, como o índice SELIC, o tempo de aplicação, a liquidez desejada e o risco que a empresa assume.

Quais são os principais métodos de análise de investimentos?

As análises de investimento podem ser feitas usando diferentes investimentos. A fim de realizar uma boa análise, existem diversos métodos que os estudiosos da área citam. Separamos aqui os principais e mais usados. Como:

  • Payback;
  • Avaliação;
  • Valor Presente Líquido (VPL);
  • Avaliação.

Agora que você sabe a importância da análise de investimentos, as vantagens que tem ao fazer antes de abrir seu negócio apresenta, e sabe como realizar essa análise de investimentos, não perca mais tempo e crie a sua antes de começar a investir.

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também
DigitalOcean Referral Badge
Categorias
Posts Recentes

what you need to know

in your inbox every morning