Hoje em dia, muito se fala na qualidade de vida no ambiente de trabalho, que consiste em propiciar aos colaboradores um ambiente de trabalho o mais saudável possível.

    Ou seja, designa todas as ações que permitem conciliar o desempenho da empresa e a melhoria das condições de vida para os colaboradores.

    Sendo assim, cada empresa é responsável por garantir o bem-estar de seus funcionários no trabalho.

    Vale ressaltar que ao melhorar a qualidade de vida no trabalho, isso terá um impacto em muitos aspectos da empresa, principalmente a fidelização dos colaboradores e a redução de estresse e ansiedade.

    Portanto, se você tem uma empresa, continue a leitura e entenda mais sobre a importância de oferecer aos seus colaboradores a melhor qualidade de vida no trabalho!

    O que é qualidade de vida no ambiente de trabalho?

    A qualidade de vida no ambiente de trabalho (QVT) faz referência à condição favorável ou desfavorável em um ambiente de trabalho.

    Segundo a OMS, qualidade de vida no trabalho é “a percepção que têm um indivíduo de sua posição no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive em relação com seus objetivos, expectativas e normas”.

    Na verdade, o conceito é bem vasto, afetado pela saúde física, o estado psicológico, as crenças pessoais, as relações sociais…

    Portanto, a qualidade de vida no trabalho pode ser definida como um sentimento de bem-estar no trabalho que engloba o ambiente, a cultura da empresa, o sentimento de pertencimento, a igualdade, o reconhecimento, grau de autonomia e uma valorização pelo trabalho executado.

    Qual a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho?

    É um fato: um colaborador que se sente bem na empresa é um colaborador mais motivado e engajado no sucesso coletivo.

    Dessa forma, uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho participa no desenvolvimento da empresa.

    E não apenas isso. Ao adotar ações de higiene ocupacional, isso irá reduzir inevitavelmente o estresse das equipes, o que se traduz na prevenção de diversas doenças.

    É importante sempre lembrar que o capital humano é o que há de mais precioso em uma empresa. Sem ele, não tem como uma empresa sobreviver!

    Confira, a seguir, os principais motivos para melhorar a qualidade de vida no trabalho:

    • A saúde dos colaboradores: a QVT tende a diminuir as doenças físicas e psicológicas que possam estar ligadas ao trabalho. Permite também reduzir o estresse, o absenteísmo e a ansiedade;
    • A produtividade: uma boa qualidade de vida no trabalho permite aos colaboradores serem mais produtivos, por consequência, torna a empresa mais produtiva;
    • Retenção de talentos e engajamento: a QVT possibilita instalar um clima de confiança entre os diferentes setores da empresa e promover uma boa experiência do colaborador. Quanto maior a satisfação dos funcionários, menos chance terão de sair e mais engajados ficarão;
    • A imagem da empresa: uma boa qualidade de vida e um bem-estar reconhecido pelos colaboradores permite à empresa fortalecer sua imagem, seja em relação aos seus parceiros e clientes, mas também a futuros talentos que serão mais fáceis de recrutar.

    Quais os principais objetivos de promover uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho?

    Segundo diversos estudos, os principais objetivos a alcançar ao promover uma boa qualidade de vida no trabalho são os seguintes:

    • Satisfação dos colaboradores com o seu trabalho;
    • Igualdade entre homens e mulheres;
    • Não discriminação;
    • Redução de acidentes de trabalho, doenças profissionais e estresse;
    • Equilíbrio vida profissional e pessoal;
    • Participação dos trabalhadores na vida da empresa;
    • Promover formações e treinamentos aos colaboradores, ou seja, o desenvolvimento profissional;
    • Sentimento de pertencimento;
    • Melhora da produtividade e claro, de qualidade de vida.

    Conclusão

    Portanto, a QVT deve ser um dos principais focos de uma empresa para alcançar seus objetivos.

    Isso é possível ao combinar produtividade, eficiência, satisfação dos colaboradores e melhoria das condições de trabalho!

    Por fim, e não menos importante, saiba que 18% dos trabalhadores afirmaram ter sido vítimas de burnout, enquanto cerca de 56% se consideram em situação de fragilidade profissional ou pessoal.

    Com base nesses números, fica mais fácil entender por que os conceitos de QVT e bem-estar devem ser trabalhados nas empresas, particularmente para evitar ao máximo chegar a essas situações!

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira