Energia solar para veículos: é o futuro?

energia-solar-veiculos

Após o surgimento das células fotovoltaicas, os profissionais da indústria automobilística passaram a criar projetos de energia solar para veículos, que é produzir um carro inteiramente movido a energia solar.

Em alguns países, já existem diversos protótipos, e esses veículos podem representar o nosso futuro.

No entanto, com o desenvolvimento dos veículos elétricos, hoje, é totalmente viável recarregar esses tipos de carros usando a energia solar.

Mas como funcionam e quais suas características?

Continue a leitura e descubra!

Energia solar para veículos: como funciona?

O princípio da energia solar para veículos é relativamente simples:

Ele funciona graças ao rendimento das células fotovoltaicas instaladas na sua estrutura e à capacidade de armazenamento de energia de suas baterias.

Vale só lembrar que os veículos podem ter diferentes níveis de funcionamento em função da possibilidade parcial ou total de recarregar suas baterias por meio da energia solar.

Voltando a como funciona esses veículos. Nos protótipos desenvolvidos, as células fotovoltaicas poderiam ser posicionadas na estrutura principal do carro ou no lado, a fim de facilitar a recarga.

Diferentemente dos carros tradicionais, o formato dos veículos solares, às vezes atípico, é por causa do aerodinamismo para uma melhor penetração no ar e dá maior leveza para reduzir o consumo de energia do veículo.

Agora, os veículos elétricos utilizam baterias que podem ser recarregadas pela luz solar. Quando a luz natural é insuficiente, o carro usa a energia armazenada nas baterias.

Quais os modelos de carros movidos a energia solar?

Algumas montadoras já tornaram realidade a energia solar para veículos:

É o caso da montadora alemã Sono Motors, que lançou o Sion, que possui células fotovoltaicas suficientes para alimentar o automóvel durante 30 minutos por dia.

Outro modelo, o Lightyear One, cujos projetistas afirmam que pode ultrapassar 700 km de autonomia, principalmente por causa dos painéis solares distribuídos nas superfícies planas da carroceria.

Em um teste, foi percorrido um trajeto de 709 km com bateria de 60 kWh, em uma velocidade constante de 85 km/h.

É evidente que devido às frenagens e acelerações, não foi possível atingir essa autonomia, mas o desempenho foi impressionante, tendo em vista a pequena capacidade da bateria.

Esses são apenas dois exemplos de veículos solares, mas estudos continuam sendo feitos para tornar isso uma realidade.

Energia solar para veículos: quais as vantagens?

A possibilidade de rodar em um carro totalmente ou parcialmente movido à energia solar apresenta muitos benefícios, e em primeiro lugar para nosso planeta.

Então, a energia solar para veículos tem as seguintes vantagens:

Não ficar refém da alta da gasolina ou etanol;

Não lançar partículas gases nocivos no ambiente;

Poder usar em qualquer lugar do mundo, seja qual o nível de radiação solar, em razão dos potentes painéis.

Saiba que alguns modelos combinam a utilização de energia elétrica em complemento à energia solar.

Por outro lado, também existem algumas desvantagens:

Pouca autonomia do veículo, já que seu tempo de carga pode levar até mais que 24 horas;

Menor velocidade;

O design é ainda limitado em razão da necessidade de leveza do modelo que limita a instalação de qualquer peso suplementar.

Lembrando ainda que muitos protótipos estão sendo desenvolvidos para criar um carro movido à energia solar.

É possível recarregar um veículo elétrico com energia solar?

Sim, é possível recarregar um veículo elétrico com energia solar. É necessário apenas ter painéis fotovoltaicos instalados na sua residência, empresa, etc.

Assim, a energia solar captada é transformada e você pode utilizar para recarregar seu carro, mas também usar para alimentar outros equipamentos.

Enquanto os construtores ainda estão desenvolvendo protótipos de veículos ditos solares, a ideia é instalar células fotovoltaicas no próprio automóvel, porém, o teto do veículo não basta para dar autonomia suficiente ao automóvel.

No entanto, é possível instalar painéis solares no telhado da sua casa, garagem ou empresa, dessa forma, recarregar seu veículo.

Um fato curioso que vem acontecendo em Goiás, é a procura por casas a venda em condomínio fechado em Goiânia que tenham energia solar já instalada. 

Um dos motivos, segundo a corretora de imóveis em Goiânia Divina Borges, é que as pessoas estão começando a trocar seus veículos a combustão por elétricos. 

Segundo ela, casas com energia solar vendem com mais facilidade em relação às que não tem.

Dessa forma, aumentou também a procura por instalação de energia solar em Goiânia com o intuito de, além de valorizar o imovel, abastecer os veículos elétricos.

Com os atuais incentivos fiscais, o investimento vale muito a pena, relata Petruska, CEO da empresa de energia solar Sunray.

Qual melhor sistema solar fotovoltaico para recarregar um veículo elétrico?

Para poder recarregar seu veículo elétrico usando energia solar, é necessário dimensionar bem a instalação do sistema solar fotovoltaico, e verificar a quantidade de painéis solares.

O número de painéis fotovoltaicos é variável, porque depende de uma série de fatores:

  • A potência da recarga;
  • A bateria do veículo;
  • O número de pessoas que moram na casa, se você desejar usar a energia solar para outras finalidades;
  • O número de equipamentos que precisam de energia;
  • A superfície do telhado e sua exposição;
  • Seu orçamento.

Em média, para responder às necessidades de uma família que tem um veículo elétrico de potência padrão, uma instalação solar de 3 kWc permite carregar o veículo por uma semana, em torno de 155 km por semana, equivalente a 31 km por dia.

Para isso, de 8 a 10 painéis fotovoltaicos são necessários.

Entretanto, isso depende das necessidades de cada pessoa. O melhor é solicitar a visita de profissionais para fazer uma estimativa do projeto.

Conclusão

Agora que você já entendeu tudo sobre energia solar para veículos, saiba que é uma das melhores alternativas, sobretudo quando se trata de preservar o planeta!

Post Anterior: 5 razões pelas quais a AWS é a melhor para o seu negócio

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning