O WhatsApp é uma ferramenta extremamente eficaz no quesito aumentar suas vendas, mas você sabia que também dá para utilizar o aplicativo para ter um pós-venda mais qualificado?

    É no momento do pós-venda que você fideliza seu cliente. O cliente já optou pela sua marca uma vez, e caso tenha uma ótima experiência de pós-venda provavelmente fechará negócio novamente.

    Nesse artigo vamos explicar como utilizar o WhatsApp para ter um pós-venda adequado.

    Como fazer pós-venda pelo whatsapp
    Como fazer pós-venda pelo WhatsApp

    O que é o pós-venda? 

    O pós-venda é basicamente o relacionamento estabelecido com o cliente depois da compra do serviço ou produto.

    O intuito vai além da assistência, no pós-venda é necessário assegurar-se de que seu cliente ficou satisfeito com seu serviço ou produto.

    Mesmo sendo uma prática essencial para fidelizar o cliente, assegurando uma recompra e/ ou recomendação, o pós-venda ainda é uma fase que poucas empresas dão atenção. 

    O foco normalmente é somente na primeira venda, ignorando a chance de transformar o cliente em um comprador recorrente.

    O WhatsApp tem se tornado um ótimo recurso de vendas e de relacionamento com o cliente, por esse motivo, pode te ajudar a organizar uma ótima estratégia de pós-venda.

    Usando o whatsapp para fazer pós-venda

    Obviamente que para fazer pós-venda você precisa vender. 

    Então, se você quer saber como ter mais clientes utilizando ferramentas estratégicas de vendas integradas ao Whatsapp, a Hug Websites pode te ajudar.

    A seguir, aproveite 6 ótimas sugestões que vão assegurar como fazer pós-venda pelo whatsapp de forma eficaz.

    1. Prepare modelos para enviar mensagens de pós-venda no WhatsApp

    Logo abaixo temos dois tipos de mensagem de pós-venda para que você consiga adaptá-las ao seu negócio.

    1°: “Olá, nome do cliente. Somos da empresa nome da empresa. Há pouco tempo, você adquiriu conosco “nome do produto”. Ficou satisfeito? Conseguiu usar todas as funcionalidades facilmente? Tem alguma dúvida sobre o produto?” 

    2°: “Olá, nome do cliente. Somos da empresa “nome da empresa”. Você realizou uma compra conosco recentemente, e você foi atendido pelo nosso colaborador “nome do colaborador”. Qual foi a sua satisfação com o atendimento? Sinta-se à vontade ao dar sua opinião/sugestão/reclamação, estamos enriquecendo nosso atendimento em parceria com nossos colaboradores.”

    Viu como é simples fazer pós-venda pelo whatsapp? A partir destas idéias, você pode criar, adaptar e aprimorar para utilizar em seu negócio.

    2. Follow-up 

    O termo follow-up quer dizer o acompanhamento do processo. Após fechar o negócio você deve manter contato com o cliente para assegurar que ele tenha suas necessidades atendidas e adversidades resolvidas. 

    Esse acompanhamento vai gerar uma experiência de compra muito positiva para sua marca.

    Um ótimo exemplo de follow-up é o estudo de satisfação e feedback. Verifique com o cliente se ele está satisfeito com seu serviço e atendimento. 

    O reconhecimento de erros é essencial para aprimorar seu produto e processo de vendas. Ademais, se o cliente demonstrou alguma insatisfação, disponha uma solução.

    O follow-up também é a hora de conferir se está claro para o cliente como usar seu produto. Se há dúvidas recorrentes quer dizer que você precisa melhorar as orientações ou as informações que disponibiliza em seu processo de venda, produto ou serviço.

    3. Observe as métricas do WhatsApp Business 

    O WhatsApp Business disponibiliza diversificadas métricas sobre suas vendas. 

    Utilize essas informações e dados para planejar seu pós-venda.

    O WhatsApp pode te auxiliar no pós-venda e alavancar todo seus esforços e estratégias. 

    4. Crie oportunidades especiais para quem já foi cliente 

    O pós-venda é, sem dúvidas, uma oportunidade para fidelizar clientes.

    Uma boa estratégia para utilizar WhatsApp no pós-venda é criar um grupo com clientes fidelizados. Com isso, você consegue compartilhar ofertas exclusivas e especiais neste grupo. 

    5. Faça o NPS do seu serviço/produto

    O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia fundada em 2003 por Fred Reichheld, consultor da Bain & Company. O NPS tem como principal foco a satisfação de clientes e analisa o grau de fidelidade para qualquer perfil de empresa.

    O NPS está fundamentado na clássica questão: “de 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa aos amigos?”.

    Com os feedbacks, podemos dividir os clientes em 3 grupos:

    • Promotores (nota 9 ou 10)

    São pessoas que reconhecem a qualidade do seu produto e/ou serviço e que, bem provavelmente, vão indicá-lo para amigos e conhecidos.

    • Neutros (nota 7 ou 8)

    Esses estão satisfeitos com o serviço ou produto, mas não são muito engajados. Geralmente, não realizam indicações de maneira ativa.

    • Detratores (nota 0 a 6)

    Clientes insatisfeitos com o serviço ou produto, ou não veem o valor. Esse grupo, dependendo do nível de insatisfação, pode prejudicar sua marca.

    É importante saber os motivos da insatisfação dos detratores. Inclusive, o ideal é dialogar com os detratores faz parte do pós-venda.  

    Apresentar-se solicito, pedir desculpas e mostrar novos caminhos para solucionar o problema é extremamente recomendado.

    6. Divulgue novidades para clientes antes

    Essa é uma das estratégias usadas pela Apple. 

    A Apple fornece novos produtos em primeira mão para quem já é cliente da marca antes mesmo de abrir para o mercado geral adquirir. 

    A exclusividade dá uma impressão de benefício, e evidencia a preocupação e valorização dos consumidores mais antigos e fiéis. 

    Na sua empresa, você pode utilizar grupos do WhatsApp para replicar a estratégia.

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    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira